Poliestireno de alto impacto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Poliestireno de alto impacto é um tipo de polímero termoplástico resultante da polimerização de monômeros de estireno pela iniciação química por peróxidos ou pela temperatura (térmica). É aplicado em diversos setores industriais, residenciais e comerciais pela sua excelente rigidez, processabilidade e usinabilidade e baixo custo.[1] Dado que o poliestireno é um polímero muito frágil a temperatura ambiente, é modificado mediante a adição de polibutadieno, para melhorar sua resistência ao impacto.[2]

Propriedades[editar | editar código-fonte]

É conhecido que o PIHS é um polímero de fácil enformação, tem boa resistência ao impacto, alta rigidez, boa capacidade de impressão (replicabilidade) e excelente estabilidade dimensional, porém suas aplicações podem ser limitadas se é necessário resistência a altas temperaturas, falta de reatividade com oxigênio, fotoestabilidade e resistência em contato com outras substâncias químicas.

Referências

  1. Vários Autores, Escrito o Capítulo High-Impact Polystyreners (PS,HIPS) por Calhleen A. Poloso e M.B.Brasley, Engeeering Plastics, Volume 2,Editora ASM Internacional,1987,Páginas 240-241.
  2. J.R. Wunsch; Polystyrene: Synthesis, Production and Applications; iSmithers Rapra Publishing, 2000.