Politetrafluoretileno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Politetrafluoretileno
Alerta sobre risco à saúde
Teflon structure.PNG
PTFE-3D-vdW.png
Nome IUPAC Poly(tetrafluoroethene)
Nome sistemático Poly(tetrafluoroethylene)
Outros nomes Teflon, Syncolon, Fluon, Polytetrafluoroethene
Identificadores
Abreviação PTFE
Número CAS 9002-84-0
Propriedades
Fórmula molecular CnF2n+2
Densidade 2,16 g·cm-3 [1]
Ponto de fusão

327 °C [1]

Compostos relacionados
Compostos relacionados Tetrafluoretileno (monômero)
Polietileno
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.
Frigideira com revestimento de teflon®

O politetrafluoretileno (com abreviação: PTFE) é um polímero conhecido mundialmente pelo nome comercial teflon [2], marca registrada propriedade da empresa DuPont[3][4].

Descoberto acidentalmente por Roy J. Plunkett (1910-1994) para a empresa DuPont, em 1938, e apresentado para fins comerciais em 1946, o PTFE é um polímero similar ao polietileno, onde os átomos de hidrogênio estão substituídos por flúor, sendo assim um fluoropolímero e um fluorocarbono.

A fórmula química do monômero, o tetrafluoretileno, é 2FC=CF2, e o polímero -(2FC-CF2)n-

A marca teflon® engloba ainda outras resinas derivadas do PTFE, tais como a resina PFA (perfluoroalcóixido), a resina FEP (etileno propileno fluorado) e a resina ETFE (etiltrifluoretileno).

A principal virtude deste material é que é uma substância praticamente inerte, não reage com outras substâncias químicas exceto em situações muito especiais. Isto se deve basicamente a proteção dos átomos de flúor sobre a cadeia carbonada. Esta reduzida reatividade permite que a sua toxicidade seja praticamente nula sendo, também, o material com o terceiro menor coeficiente de atrito de todos os materiais sólidos conhecidos. Outra característica é sua impermeabilidade mantendo, portanto, suas propriedades em ambientes úmidos. As propriedades impermeabilizantes do politetrafluoretileno fizeram com que tenha vindo a ser muito aplicado nos mais diversos utensílios quotidianos, tais como frigideiras, ou até mesmo em vestuário que se pretenda duradouro, como por exemplo em trajes académicos. Por estas características especiais, além da baixa aderência e aceitabilidade ótima pelo corpo humano, ele é usado em diversos tipos de prótese.


Referências

  1. a b Registo de Polytetrafluorethylen na Base de Dados de Substâncias GESTIS do IFA, accessado em 13 de Dezembro de 2007
  2. Lista de casos de degenerescência de marca
  3. Teflon® é marca registrada da DuPont, ver Dúvidas no site da empresa
  4. Teflon, site da DuPont nos Estados Unidos