Polyvinyl Record Co.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Polyvinyl Record Co.
Polyvinyl Record Co.
Fundação 1995
Fundador(es) Matt Lunsford
Darcie Knight-Lunsford
Distribuidor(es) Alternative Distribution Alliance (Warner Music Group)
Gênero(s) Indie rock, indie pop, rock alternativo, emo
País de origem Estados Unidos
Localização Champaign-Urbana e San Francisco
Página oficial polyvinylrecords.com

Polyvinyl Record Co. é uma gravadora independente dos Estados Unidos, sediada em Champaign, Illinois e em San Francisco, Califórnia. A gravadora lançou álbuns das bandas Of MontrealBraidAmerican Football, Xiu Xiu, entre outros.

História[editar | editar código-fonte]

Polyvinyl Record Company foi criada por Matt Lunsford e Darcie Knight em 1994, enquanto os dois ainda estavam no ensino médio; a origem se deu no meio do crescimento da cena musical de Champaign-Urbana, Illinois, quando Lunsford e Knight criaram uma publicação musical independente chamada Polyvinyl Press.[1] À medida que ela foi ganhando sucesso, as conexões com bandas independentes, ainda sem selos ou gravadoras, foram crescendo, e em julho de 1995 a dupla lançou uma edição da Polyvinyl Press que continha um EP split em sete polegadas das bandas Back of Dave e Walker.[2] Eles começaram, então, a vender álbuns de bandas de amigos em shows locais. A transição de publicação fanzine para selo musical aconteceu na última edição da Polyvinyl Press, de maio de 1996, que incluia uma compilação chamada Direction, contendo 20 faixas que documentavam a produção musical faça-você-mesmo da área metropolitana de Champaign-Urbana, Illinois.

Os primeiros grandes lançamentos do selo vieram com o álbum de estreia da banda de emo Rainer Maria, em 1997, e de Frame and Canvas, o terceiro disco do Braid, em 1998.[3]

O sucesso mainstream só veio a ser alcançado pela Polyvinyl com o lançamento do álbum The Sunlandic Twins, do Of Montreal, em 2005. O álbum produziu três singles de sucesso midiático, e a visibilidade da gravadora e dos artistas inscritos à ela aumentou consideravelmente. Respondendo à isso, a Polyvinyl abriu uma ramificação em San Francisco em 2008. Atualmente, a gravadora abriga mais de 30 bandas, e já lançou mais de 200 álbuns.[4][5]

Kickstarter[editar | editar código-fonte]

Uma das primeiras histórias de sucesso do Kickstarter foi da Polyinyl Record Co. Em 2009, Lunsford usou o serviço de crowdfunding para a limpeza de um excesso de 10 mil álbuns; dessa forma, os doadores da campanha recebiam prêmios como DVDs ao vivo, pacotes de cinco álbuns e etc. por preços módicos, partindo de 5 dólares. A campanha, que foi publicizada no Twitter e em blogs especializados em música, tinha como objetivo original arrecadar US$1000; o projeto foi muito além da meta, e, no total, US$15.000 foi vendido em álbuns e DVDs.[6] Desde então, o selo tem frequentemente usado serviços de crowdfunding como uma forma de avaliar o interesse do público geral em adquirir álbuns e outros bens físicos antes destes serem produzidos.

Lista de artistas atuais[editar | editar código-fonte]

Lista completa[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Label History. Polyvinylrecords.com. Retrieved on 2012-09-09.
  2. About Polyvinyl Records. Punknews.org. Retrieved on 2012-09-09.
  3. Drip.FM. blog.drip.fm. Retrieved on 2013-04-19.
  4. Polyvinyl Record Co. - PV Artists. Polyvinylrecords.com. Retrieved on 2012-09-09.
  5. Polyvinyl Record Co. - Discography. Polyvinylrecords.com. Retrieved on 2012-09-09.
  6. NY Times Bits. Bits.blogs.nytimes.com. Retrieved on 2013-04-19.