Pomada Vovô Pedro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Pomada Vovô Pedro é uma pomada de uso tópico originalmente distribuída por entidades espíritas do estado brasileiro de Minas Gerais, a título de assistência espiritual.

Sua fórmula teria sido recebida por meio de psicografia pelo médium João Nunes Maia em 1972. Ao ser inquirido sobre sua identificação, o espírito teria respondido simplesmente Vovô Pedro. Ante à surpresa do médium, o espírito teria aduzido:

Quinze anos mais tarde, durante uma visita ocasional à Biblioteca Pública de São Paulo, ao folhear uma enciclopédia, o médium identificou na figura de Franz Anton Mesmer, médico que viveu no século XVIII e que estudou o magnetismo animal, o espírito que lhe transmitira a fórmula.

Fórmula da Pomada[editar | editar código-fonte]

A fórmula é baseada em extratos de erva-de-bicho ("Polygonum punctatum"), ipê-roxo ("Tecoma araliacea"), calêndula ("Calendula officinalis"), Tuia ("Thuya occidentalis"), própolis, tintura de condurango ("Gonolobus condurango"), empregando vaselina e lanolina como veículo.[3][4]

Chico Xavier e a pomada[editar | editar código-fonte]

Chico Xavier, a partir da década de 1980, foi um dos divulgadores da pomada, que a população emprega genéricamente em casos de dermatites, úlceras, dores musculares, contusões, entre outras. Em resposta a pomada a João Nunes Maia, Chico lhe escreveu:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Melo, Rosane Maria Pereira (2013). «A Educação Na Perspectiva Espírita No Lar Antônio De Pádua: Estudo Sobre A Experiência De Adoção» (PDF). UFC (Universidade Federal Do Ceará) - Pró-Reitoria De Pesquisa E Pós-Graduação. Consultado em 22 de março de 2015. 
  2. Escola do Evangelho Allan Kardec: Surgimento da Pomada Vovô Pedro acessado em 13 de agosto de 2010
  3. Pomada Vovô Pedro é tema de conclusão de curso, site O Consolador, Revista Semanal de Divulgação Espírita
  4. UNIVA (Universidade do Vale do Sapucaí), Análise dos componentes presentes na "Pomada do Vovô Pedro" - Anais do 7° Congresso de iniciação científica, pg. 70 - acessado em 14 de Agosto de 2010
  5. Lino, Joel Adonay (Setembro de 2006). «Pequena história da pomada Vovô Pedro». neapa. Consultado em 22 de março de 2015.