Pombal Esporte Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pombal EC
Nome Pombal Esporte Clube
Alcunhas Carcará do Sertão
Mascote Carcará
Fundação 12 de junho de 1988 (35 anos)
Estádio Estádio Municipal Francisco Pereira Vieira (Pereirão)
Capacidade 5 000 pessoas
Localização Pombal, PB
Presidente Zildo de Souza
Treinador(a) Adriano Souza
Patrocinador(a) Prefeitura Pombal, K1 Locações, Farmácia dos Pobres, M-TEC, Matheus Importados, Sabão das Neves, Inove Odontologia, Grupo Ozéas Martins, Maringá Transportes, Bets 355, Líder Equipadora, Prefeitura de Lagoa e Contra Incêndio
Competição Paraibano - Série A
Website Instagram
Facebook
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Pombal Esporte Clube, anteriormente chamado de Nacional Futebol Clube, é um clube de futebol da cidade de Pombal, estado da Paraíba. Manda seus jogos no estádio Pereirão, que possui capacidade para 5 mil lugares. As cores oficiais da equipe são o azul e o branco.

Foi fundado no dia 12 de junho de 1988, com Sede na Rua Jerônimo Rosado, 410, no centro de Pombal. A agremiação se profissionalizou três anos depois (1991).

História[editar | editar código-fonte]

Nome, fundação e escudo[editar | editar código-fonte]

Segundo o presidente e ex-jogador do clube Romero Freitas: “o nome e o escudo surgiram quase do nada, o time voltou agora e eu deixei tudo como era antes. Sou conservador demais. O time surgiu num domingo (12 de junho de 1988) de manhã, após uma reunião para disputar o campeonato citadino. Na época só tínhamos seis jogadores, então juntamos três equipes da região e formamos o Nacional. À tarde fomos a campo e vencemos por 1 x 0 a equipe do Constituinte, que era o time da cidade da época”.

O pioneiro no futebol profissional da cidade - Um debutante com suor, luta e lágrimas[editar | editar código-fonte]

Escudo utilizado nos primeiros anos do clube

“A partir daí o Nacional virou time grande da região, conquistando cinco títulos (municipais). Depois se tornou o primeiro time da historia de Pombal a se profissionalizar, participando de três segundas divisões da Paraíba, onde chegamos perto de subir no primeiro ano. Esse ano foi fantástico”

“No ano em que estreamos (1992) a Federação Paraibana de Futebol criou a Segunda Divisão, que até então não existia. Na época o presidente da entidade mandou convites para várias equipes. Nós aceitamos, porém sabíamos que precisávamos resolver algumas "pendengas". A principal era que não tínhamos um estádio”

“A guerra política naquela época era grande! Tínhamos um campo de terra batida sem segurança, sem alambrado e nem vestiário, e o prefeito queria demolir o estádio, que só tinha as paredes. Mas não desanimei e corri atrás. Falei com amigos e políticos da cidade, e tirei dinheiro do meu bolso para reformamos o estádio e deixá-lo em condições”.

“Montamos o time e estreamos em casa contra o Sport de Teixeira. Vencemos por 2 x 0. O fato engraçado deste jogo foi que a reforma do estádio terminou 30 minutos antes do jogo. Foi uma loucura! O alambrado foi finalizado quando o árbitro entrou em campo!”.

“Disputamos seis jogos no primeiro ano e só perdemos dois, justamente para os dois times que conseguiram o acesso a Primeira Divisão. Em casa éramos imbatíveis. O time daquele ano foi o melhor de todos. Tínhamos jogadores de nome na Paraíba, inclusive que foram campeões estaduais. As adversidades eram muitas, como a falta de transporte, arbitragem, que só favorecia time da casa, comidas com produtos pra adoecer os times que vinham de fora. Mesmo com tudo isso, terminamos em terceiro lugar, dois pontos atrás do primeiro colocado”.

Participações em estaduais[editar | editar código-fonte]

Em sua história, disputou por 9 vezes a Segunda Divisão do Campeonato Paraibano de Futebol (1992, 1993, 1994, 2014, 2015, e 2016), tendo paralisado suas atividades profissionais em 1995. Em 2014, sob comando de Reginaldo Sousa, o clube voltou novamente a segundona, e fez uma ótima primeira fase, terminando em primeiro lugar em um grupo em que também disputaram Inter de Santa Rita e Sabugy.[1][2] Caiu no mata-mata para o Miramar, que posteriormente viria a ser vice-campeão e subiria para a primeira.

Em 2015 caiu em um grupo em que também jogaram Paraíba de Cajazeiras (atual Serra Branca Esporte Clube) e Cruzeiro de Itaporanga, e após uma primeira fase irregular, conseguiu se classificar com 3 pontos de diferença para o líder Paraíba (que depois chegaria a final e seria vice, conseguindo a vaga de acesso).[3] Nas quartas, enfrentou o Esporte de Patos, que acabou sendo campeão. No primeiro jogo, com o Pereirão lotado, fez 1 a 0, gol do experiente atacante Manu, tornando realidade o sonho do acesso. Porém na partida de volta não conseguiu segurar o ímpeto dos donos da casa, e perdeu por 3 a 0.[4] O treinador do Nacional na competição foi Bira Lopes.

Em 2016, com um campeonato composto de apenas 10 clubes[5], o camaleão fez parte do "Grupo Sertão", juntamente com Nacional de Patos e Sabugy. A quantidade reduzida de equipes fez com que a Federação Paraibana de Futebol propusesse um formato no mínimo curioso para o certame[6]: os dois primeiros colocados dos grupos "Litoral" e "Agreste" passariam para a segunda fase, enquanto todos os 3 times do grupo "Sertão" já iriam iniciar o torneio automaticamente classificados.

O alviverde pombalense teve um começo ruim, sendo derrotado na primeira rodada pelo Sabugy, fora, e empatando na segunda com o xará Nacional de Patos, em casa. Em seguida, venceu as duas partidas restantes: 2 a 0 contra a equipe patoense, em pleno José Cavalcanti, e 1 a 0 diante do Sabugy, no Pereirão, terminando assim a primeira fase na segunda colocação do grupo, com os mesmos 7 pontos do líder.[7]

Na segunda fase teve como adversário o Femar, de João Pessoa. Foram dois jogos duros. Na primeira partida, disputada em Pombal, o time pessoense levou a melhor: voltou para casa com um magro 1 a 0 na bagagem. No segundo jogo, na capital paraibana, o camaleão, precisando do resultado, jogou a vida, literalmente, porém o desempenho não foi suficiente para reverter o resultado obtido pelo Femar no confronto anterior: empate arrancado em 1 a 1. Mais uma vez o Nacional se despedia do estadual na segunda fase, tendo o sonho do acesso adiado novamente para o próximo ano.

Após cair na primeira fase em 2018, o Nacional foi rebaixado juntamente com Miramar e Spartax para a recriada terceira divisão paraibana, que não chegou a ser disputada em 2020 devido à pandemia de COVID-19; Em 2021, a equipe abriu mão de participar do torneio.

Em julho de 2022, o clube mudou seu nome para Pombal Esporte Clube.[8]

No dia 15 de outubro de 2023, o clube conquistou o acesso inédito para a primeira divisão após vencer o Esporte de Patos de virada na semifinal da segunda divisão.[9]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Paraibano - Terceira Divisão 1 2022

Elenco[editar | editar código-fonte]

Goleiros
Jogador
Brasil Danilo Nóbrega
Brasil Ricardo
Brasil Aranha
Defensores
Jogador Pos.
Brasil João Rafael
(emprestado pelo Sousa)
Z
Brasil Mirador Z
Brasil Júlio Z
Brasil Buiú LD
Brasil Gustavinho
(emprestado pelo Sousa)
LD
Brasil Danilo Itaporanga LE
Brasil VINICIUS DUARTE ( zagueiro) LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
Brasil Pedro Lucas V
Brasil Doda V
Brasil Gleidson V
Brasil Daniel Costa
(emprestado pelo Sousa)
V
Brasil Nathan V
Brasil Lucas V
Brasil Neguinho Paraíba M
Brasil Matheusinho
(emprestado pelo Sousa)
M
Brasil Juninho Paraíba M
Atacantes
Jogador
Brasil Sussu
Brasil Rodrigo Poty
Brasil Lázaro
Brasil Manú
Brasil Júnior
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Tardelly Abrantes T

Treinadores[editar | editar código-fonte]

  • Brasil Reginaldo Sousa (2014)
  • Brasil Bira Lopes (2015)
  • Brasil Reginaldo Sousa (2016)
  • Brasil Betão Caitano (2017–2018)
  • Brasil Saulo Silva (2019)
  • Brasil Tardelly Abrantes (2022)
  • Brasil Severino Maia (2023–)

Referências

  1. «Tabela do Paraibano 2°Divisão de 2014». Federação Paraibana de futebol. Consultado em 23 de maio de 2016. Arquivado do original em 30 de maio de 2016 
  2. «Arbitral define regulamento e grupos da segunda divisão do Paraibano». globoesporte.com. 28 de julho de 2014. Consultado em 1 de agosto de 2014 
  3. «Tabela da segunda divisão de 2015». Globoesporte.com. Consultado em 23 de maio de 2016 
  4. «Nacional-PB dá adeus a segundona». Globoesporte.com. 13 de setembro de 2015. Consultado em 23 de maio de 2016 
  5. «Tabela da segunda divisão de 2016». Globoesporte.com. Consultado em 9 de setembro de 2016 
  6. «Atacante troca socos com torcedor rival nas arquibancadas em jogo da segundona do paraibano». Globoesporte.com. 1 de setembro de 2016. Consultado em 9 de setembro de 2016 
  7. «Tabela final da segunda divisão de 2016». Globoesporte.com. Consultado em 6 de março de 2017 
  8. «Nacional de Pombal vira Pombal Esporte Clube e planeja disputar a 3ª divisão do Paraibano de 2022». ge.com. 18 de julho de 2022. Consultado em 19 de agosto de 2022 
  9. «Atlético-PB e Pombal garantem acesso à elite do Campeonato Paraibano de 2024». ge. 15 de outubro de 2023. Consultado em 16 de outubro de 2023