Pombos (Pernambuco)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outras cidades com este nome, veja Pombo (desambiguação).
Município de Pombos
"Terra do abacaxi"
Bandeira de Pombos
Brasão de Pombos
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 11 de dezembro
Fundação 11/12/1963 55 Anos
Gentílico pombense
Lema Paz e progresso
Prefeito(a) Dr. Marcos Ferreira (PSB)
(2017 – 2020)
Localização
Localização de Pombos
Localização de Pombos em Pernambuco
Pombos está localizado em: Brasil
Pombos
Localização de Pombos no Brasil
08° 08' 27" S 35° 23' 45" O08° 08' 27" S 35° 23' 45" O
Unidade federativa Pernambuco
Mesorregião Mata Pernambucana IBGE/2008[1]
Microrregião Vitória de Santo Antão IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes Norte: Passira; Sul: Primavera; Leste: Vitória de Santo Antão; Oeste: Gravatá e Chã Grande
Distância até a capital 57 km
Características geográficas
Área 207,656 km² [2]
População 26 841 hab. estatísticas IBGE/2015[3]
Densidade 129,26 hab./km²
Altitude 208 m
Clima Tropical As'
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,598 baixo PNUD/2010[4]
PIB R$ 250 950 mil IBGE/2013[5]
PIB per capita R$ 9 393 23 IBGE/2013[5]

Pombos é um município brasileiro do estado de Pernambuco. O município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Dois Leões e Nossa Senhora do Carmo.

História[editar | editar código-fonte]

A ocupação desta região remonta ao século XVIII.

Os irmãos José Manoel de Melo e Manoel Gomes de Assunção, proprietários dos primeiros engenhos no local, construiram algumas casas nas margens do rio Água Azul. O povoado foi Chanado de Tubibas. Posteriormente foi comprado pelo padre Galdino Soares Pimentel, que juntamente com os habitantes, construiu capela dedicada a Nossa Senhora dos Impossíveis.

A presença de pombos selvagens, do tipo Tubira, era constante na fauna local. Era comum a caça a estes animais, sobretudo dos moradores da Cidade do Braga (hoje Vitória de Santo Antão). Após a caça, os caçadores diziam: "Fizemos o São João nos pombos". Isto fez com que o povoado passasse a ser denominado oficialmente São João nos Pombos, e finalmente, Pombos.

O distrito foi criado com a denominação de Pombos, pela lei municipal nº 168, de 15 de junho de 1908, criados também pela lei municipal nº 192, de 16 de maio de 1914. Pertencia ao município de Vitória de Santo Antão. Foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 4989, de 20 de dezembro de 1963.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localiza-se a uma latitude 08º08'29" sul e a uma longitude 35º23'45" oeste, estando a uma altitude de 208 metros. Sua população estimada em 2004 era de 24 429 habitantes.

O município de Pombos faz parte da unidade das Superfícies Retrabalhadas que é formada por áreas em que o relevo tem sofrido retrabalhamento intenso, estando bastante dissecado e com vales profundos. Os solos predominantes nos topos planos são os Latossolos profundos e bem drenados. Nas vertentes íngremes predominam os solos Podzólicos pouco a medianamente profundos e bem drenados. Nos fundos de vales estreitos, observa-se a ocorrência de Gleissolos de Várzea, com solos orgânicos e encharcados.

A precipitação média anual é de 1309,9 mm.

A vegetação nativa é constituída de Floresta Subperenifólia, com partes de Floresta Hipoxerófila.

O município de Pombos encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Capibaribe.

Economia[editar | editar código-fonte]

A cidade de Pombos é conhecida na região como a terra do abacaxi uma vez que possui grandes áreas de plantio da fruta. Os abacaxis poduzidos no município são considerados os melhores do estado de Pernambuco e estão entre os melhores do país.

Além do abacaxi, a agro-indústria açucareira representa boa parte da economia local. Outros produtos agrícolas de destaque são a banana, o maracujá, o coco, o mamão e a mandioca. Na pecuária, o rebanho bovino e caprino estão presentes, bem como as aves.

A cidade de Pombos a partir da industrialização que ocorreu em Pernambuco nos últimos anos conta com algumas empresas instaladas, pode-se citar:

VIDFARMA - Vidfarma Indústria de Medicamentos Ltda. está instalada no município de Pombos, em Pernambuco, em planta de pouco mais de 17 mil m², com 4,1 m² de área construída. Possuímos unidades fabris independentes para a produção de Medicamentos e Suplementos Alimentares, em conformidade com as legislações vigentes, atendendo todos os requisitos de Boas Práticas de Fabricação (BPF), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Desde sua fundação, em 2010, a empresa investe em qualidade, desenvolvimento e técnicas de produção. Assim, garantimos excelência em processos e produtos, aferida pelo mercado e consumidores e desenvolvemos estratégias com a garantia de crescimento sustentável.

A PPP está estrategicamente instalada na cidade de Pombos, no km 57,5 da BR 232, uma das mais importantes rodovias do Estado do Pernambuco. Uma localização privilegiada, que permite uma Logística rápida e eficiente. Uma fábrica em constante crescimento, acompanhando a evolução do Estado do Pernambuco. Todos os produtos obedecem às normas da ABNT e possuem laudos. A PPP está presente nas maiores obras do Estado. Construtoras de renome Internacional reconhecem nossa qualidade, utilizam e indicam nossos produtos. Segurança, Qualidade, Acabamento e Agilidade no Atendimento são nossos maiores compromissos.

Brascon empresa especializada no tratamento de resíduos de serviços de saúde, atende hospitais, clinicas, consultórios etc.

Pérola Urnas funerárias, grande fabricante no ramo de urnas funerárias do nordeste.

Campo da Serra, pequeno laticínio na Zona rural de Pombos que comandado pela engenheira Vitória Barros, fabrica os melhores queijos da região.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Na cidade acontece uma festa em homenagem aos produtores de abacaxi, a Festa do Abacaxi, que acontece todos os anos no mês de outubro.

Além disto, destacam-se os festejos de São João e de 18 de Janeiro festa cultural dedicada a Nossa Senhora dos Impossíveis, bastante festejada pelo cristãos católicos durante 09 noites e no dia 18 grandes missas e procissão com a imagem, sendo uma das maiores procissões do interior.

A festa profana fica por conta do Governo Municipal onde atrai diversas famílias da região.

Referências

  1. a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008. 
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010. 
  3. «Estimativa da população 2015 » População estimada » Comparação entre os municípios: Pernambuco». Estimativa Populacional - 2015. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Agosto de 2015. Consultado em 11 de dezembro de 2015. 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 1 de outubro de 2013. 
  5. a b «Pernambuco » Pombos » Produto Interno Bruto dos municípios - 2013». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. de 2015. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Pernambuco é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.