Ponte Grande (Guarulhos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Ponte Grande é um distrito da Região Norte de São Paulo, que pertencente ao município de Guarulhos, localizado entre a Penha, Vila Maria e Itapegica. Trata-se de um bairro essencialmente residencial, contando com pequenos centros comerciais.

O local formou-se na várzea do rio Tietê, onde na mesma localizavam-se até a década de 60 inúmeros portos de areia, olarias e chácaras, sendo proprietários imigrantes italianos e portugueses que ainda residem no bairro. O bairro é um dos mais tradicionais da cidade, e tem um grande número de idosos, dando ao local ares de cidade interiorana, e um notável sotaque paulistano tradicional "á italiana", semelhante ao de bairros como: a Mooca, o Bixiga, o Tatuapé etc.

Faz ligação entre as Zonas Norte e Leste do município de São Paulo através da famosa Ponte Grande, ou Ponte da Penha, hoje "Ponte Imigrante Nordestino" sobre a Marginal Tietê que no passado era de madeira, atravessando o largo rio Tietê.

O local tem como aspectos geográficos formações de morros e vales, sendo cortados pelos rios Tietê e Cabuçu, onde este deságua no limite sul, e o córrego Itapegica, que limita o distrito com o de Várzea do Palácio, desaguando no Tietê próximo a Ponte.

O bairro conta também com 6 escolas de nível fundamental e médio, e ainda com um campus da Universidade de Guarulhos (UnG), e também o "Auto Shopping Internacional" e o "Internacional Eventos", onde era a antiga fábrica da Philips.

Na parte de lazer, encontram-se ao longo da antiga várzea inúmeros campos de futebol e um estádio esportivo, além do centro do idoso, onde esses desenvolvem atividades para a saúde.

Encontra-se também no bairro da Ponte Grande a igreja de São Geraldo com sua arquitetura bastante peculiar e que por este motivo é muito procurada para casamentos.

O bairro vem crescendo rapidamente devido a instalação de novas filiais de indústrias, bancos, indústrias automobilísticas e o desenvolvimento de condomínios fechados para moradia. O valor das casas também vem subindo devido a melhora de qualidade de vida da região que, está sendo mais valorizada ultimamente.

Continua sendo um bairro tranquilo e pouco movimentado, com exceção da Avenida, pois é um caminho muito utilizado pelos motoristas para chegar na Zona Leste de São Paulo. Existem estudos desde 1974 que ainda não saíram do papel sobre a expansão do Metrô . O último estudo promete levar a Linha 2 - Verde para a Dutra, com duas estações no bairro, a Paulo Freire e Ponte Grande, além da estação Dutra, na divisa com Itapegica.

Ícone de esboço Este artigo sobre Guarulhos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.