Ponto de troca de tráfego

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde fevereiro de 2015). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

Ponto de Troca de Tráfego (PTT) [1] é uma interconexão física entre dois ou mais provedores de Internet para troca de tráfego entre suas redes. A denominação original em inglês é IXP ou IX (Internet Exchange Point)

Função[editar | editar código-fonte]

O objetivo primário de um PTT é permitir que redes se interconectem diretamente em vez de por meio de redes terceiras. As vantagens principais são redução de custo, latência e uso de banda, pois um tráfego de dados que deveria ocorrer entre dois pontos da Internet que precisariam percorrer muitas máquinas conectadas à rede podem percorrer um atalho oferecido pelo PTT. Isso aumenta também as opções de vias de tráfego de dados, o que aumenta a robustez do protocolo IP, utilizado pela Internet.

Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, houve um grande salto de qualidade de tráfego de dados com a criação do PTTMetro [2] gerido pelo NIC br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br) e CGI br (Comitê Gestor da Internet no Brasil).

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.