Poodle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Poodle é um dos mais famosos cães franceses. É um cachorro considerado por especialistas, dos mais inteligentes. É característico do Poodle tentar imitar quase com perfeição o que vê fazer os demais, principalmente o dono, aprendendo com grande facilidade os exercícios mais diversos, motivo pelo qual a maioria dos cães escolhidos para apresentações nos circos eram desta encantadora raça.

Não há dados precisos em relação a sua origem. Os franceses sustentam que é, indiscuivelmente uma raça originária de sua terra, Entretanto os alemães afirmam que se trata na verdade, de um cão nórdico autóctone. Outros autores, no entanto sugerem que a raça teria vindo na verdade, da região do Piemonte, situada ao norte da Itália. Essa teoria baseia-se no fato de que antigamente já havia na Itália cães da raça Poodle de inestimável beleza, que os turistas ingleses costumavam adquirir e levar consigo de volta à Inglaterra.

A hipótese mais aceitávei, no entanto, é a que sustentam os franceses, para os quais o Poodle moderno, ou o Caniche como é conhecido na França, teria vindo do Barbet, um raro cão de mostra francês que se caracteriza por seu pelo crespo e lanoso. Do Barbet, o Poodle teria conservado principalmente o instinto de caçador.

Temperamento da raça Poodle[editar | editar código-fonte]

O Poodle é conhecido pela fidelidade, aptidão para o adestramento e obediência, o que faz dele umcão de companhia muito agradável. É capaz de aprender com extrema facilidade, o que o tornou muito difundido em todo o mundo.

Classificada como uma raça de cão altamente energética e ativa, o Poodle também pode se cansar facilmente. De caráter essencialmente amistoso, o Poodle gosta da companhia da família, e em particular da presença do dono. É um cão carinhoso, amável, extremamante apegado ao dono. Muito sensível e instintivo, alguns exemplares podem apresentar um maior grau de agressividade, do que outros, especialmente em relação aos estranhos. Costumam se dar bem com cães e outros animais domésticos, no entanto, é recomendado aos cães da raça Poodle que possam ser sociabilizados desde cedo, a fim de evitar comportamento excessivamente possessivo e potencialmente agressivo.

Como se trata de uma raça notavelmente inteligente, o Poodle precisa de estímulos frequentes, tantos físicos quanto mentais para evitar certos desvios de comportamento. A prática regular de brincadeiras, jogos e exercícios, como caminhadas, ou ainda o adestramento básico de obediência, é essencial para que o cão da raça Poodle possa se manter física e mentalmente saudável.

Descrição e aparência da raça Poodle[editar | editar código-fonte]

Além de todas essas qualidades, é preciso levar em conta a sua beleza e originalidade. Trata-se, na realidadade, de um cachorro anatomicamente bem constituido e muito gracioso, que se dinstingue também, pela sua típica tosa, que o diferencia de qualquer outra raça. De linhas harmoniosas, o Poodle possui aspecto inteligente, constantemente alerta e ativo.

A cabeça do Poodle é proporcional ao tronco, apresetnando um focinho de aspecto sólido, com stop bem marcado e trufa desenvolvida, de cor rpeta nos exemplares pretos, brancos ou cinzas; marrom nos exemplares marrons; e de cor marrom ou preta nos cães abricós e fulvo avermelhados.

Seus olhos de expressão fogosae forma amendoada, apresentam coloração marrom, âmbar escuro, ou preta. As orelhas são bastante longas, arredondadas na ponta, portadas pendentes ao logo da face. A cauda é de inserção bastante alta, no nível da linha superior. Em repouso, a cauda é pendente mas é portada obliquamente quando em movimento.

A pelagem da raça Poodle pode ser de doisa tipos, cacheada ou encordoada. A pelagem do tipo cacheada, também chamada crespa, é abundante, de textura fina, lanosa, bem crespa, elástica e resistente a pressão da mão. É um pelo espesso, farto, de comprimento uniforme, formando cachos iguais. Já a variedade de pelagem do tipo encordoado é, também, abundante, de textura fina, lanosa e fechada, que forma cordõezinhos típicos e longos, não inferiores a 20 cm.

A pelagem é unicolor, e pode ser preta, branca, marrom, cinza, abricó ou ainda fulvo avermelhado. O marrom é escuro, sólido, uniforme e vivo. O cinza, também uniforme não apresenta gradações de tonalidade com tendência nem ao preto e nem ao branco. O abricó, não chega as tonalidades fulvo pálido ou areia, nem ao fulvo avermelhado. Já a cor fulvo avermelhado deve ser também uniforme sobre toda a pelagem, sem tender ao abricó.cas e portes[editar | editar código-fonte]

O Poodle no geral é um cão conhecido por ser de um temperamento muito dócil, brincalhões e peludos, se identifica muito com crianças, é também uma das raças mais inteligentes do mundo, logo são facilmente adestrados, adoram dar e receber um carinho. São cães que não gostam de ficar sozinhos por muito tempo, gostam sempre da presença e companhia de pessoas, porém não gostam muito de conviver com outros cachorros, são um pouco ciumentos. Além de serem muito companheiros e fiéis, adoram seguir os passos de seus donos.

Eles também podem ficar muito sentidos e medrosos ao sofrer maus tratos, o medo de sons muito barulhentos como fogos de artifício e gritos, causam ataques de pânico e outros problemas, então desde cedo acostume seu cão a reagir normalmente, dê muito carinho e converse com ele, e o principal de tudo é não gritar e nem bater nele, violência com animais dessa raça é maldade de mais, eles ficam muito mal.

Essa raça de cães tem 5 divisões, que são:

  • Micro Toy (Pequeno): São menores que 25 cm e são muito frágeis, por baixo da aparência fofinha esses peludinhos são também finos e delicados, deve-se ter muita atenção principalmente ao deixar nas mãos das crianças, pois qualquer aperto muito forte, pancada ou um descuidado ao pisar sem olhar para baixo, seja no sofá, na cama ou ao caminhar, pode levar esse seu bichinho de estimação a morte. São verdadeiros filhotes a longo prazo.
  • Toy (Pequeno): Medem até 28 cm, parecidos com os micro toys, são tão frágeis quanto eles.
  • Anão ou Mini (Pequeno): Medem de 28 a 35 cm, são menos frágeis mas também delicados.
  • Médio: 35 a 45 cm, são mais resistentes.
  • Grande: 45 a 60 cm, são resistentes.[1]

Alguns exemplos das variedades[editar | editar código-fonte]

Apesar de possuir tamanhos variados entre o grande e o micro toy, a visível diferença reside também nos distintos cortes característicos e nomeados. Além desses, existem, ainda, tosas práticas, utilizadas para melhorar a qualidade de vida do cão dependendo da zona onde more:[2]

Referências

  1. Aprenda mais sobre o poodle.
  2. Fogle (2009), pág 69

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Poodle
Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.