Poppelsdorfer Friedhof

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Poppelsdorfer Friedhof
País
Localização
Bonn (en)
 Alemanha
Estatuto patrimonial
Baudenkmal (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Find a Grave
Coordenadas
Mapa
Via na parte mais antiga do cemitério
Mausoléu Soennecken

O Poppelsdorfer Friedhof é um cemitério municipal no bairro de Poppelsdorf em Bonn, Alemanha.

História[editar | editar código-fonte]

O cemitério foi estabelecido a partir de 1798 pela comunidade católica St.-Sebastian de Poppelsdorf, inaugurado em 15 de maio de 1800. Na época o cemitério ocupou uma pequena área no lado norte do morro Kreuzberg. Na segunda metade do século XIX ocorreram diversas ampliações do cemitério Kreuzberg acima, devido à rápida ocupação da área disponível. De 1897 a 1898 ao cemitério foi anexada uma nova área, estendendo-se ao leste do Stationsweg. Nesta nova parte foi erguido em 1901 um edifício administrativo e em 1928 uma capela sepulcral. Na parte nova foi construído em 1907 um local de depósito de urnas de cremação. Após a incorporação de Poppelsdorf a Bonn a administração do cemitério foi assumida pela cidade.

Em 1984 o cemitério foi tombado como patrimônio histórico.[1] Pela presenvação e documentação de suas antigas sepulturas é responsável desde então até a atualidade Gesellschaft der Freunde und Förderer des Alten Friedhofs in Bonn e. V. Como atualmente ocorre em diversos outros cemitérios históricos da Renânia do Norte-Vestfália, existe a possibilidade para qualquer pessoas apadrinhar uma sepultura, tendo como contrapartida pela restauração de uma sepultura histórica um direito de utilização do cemitério.[2]

Sepulturas erguidas por artistas[editar | editar código-fonte]

(Lista sem pretensão de ser completa)

„Letzte Schicht“ por Joseph Hammerschmidt (sepultura de Laute)
Gênio do luto
Plaqueta para Carl von den Driesch

Três dos artistas citados estão sepultados no Poppelsdorfer Friedhof: Albert Küppers, Jakobus Linden e Ingeborg von Rath.

Atrações[editar | editar código-fonte]

O Poppelsdorfer Friedhof é juntamente com o Alter Friedhof Bonn um dos mais antigo cemitérios ainda em utilização. Tanto na parte antiga quanto na nova parte do cemitério encontra-se numerosas sepulturas com arquitetura do século XIX.

No cemitério também há uma série de túmulos de cidadãos meritórios de Bonn, incluindo vários professores fundadores da Universidade de Bonn. Algumas das conhecidas personalidades enterradas aqui são:

Sepultura de Oskar Jäger
Sepultura de Friedrich August Kekulé von Stradonitz

Além das notáveis ​​edificações, o Poppelsdorfer Friedhof caracteriza-se pela localização panorâmica da encosta. Na área superior - especialmente ao redor do bosque das urnas de cremação - o cemitério tem uma rica variedade de árvores.

Referências

  1. «Denkmalliste der Stadt Bonn» (em alemão). Consultado em 31 de janeiro de 2018 
  2. bonn.de: 68-1 - Satzung über das Friedhofs- und Begräbniswesen vom 4. März 2011, § 34 (2). Acessado em 31 de janeiro de 2018
  3. A imagem (1911) foi roubada na primavera de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre S Poppelsdorfer Friedhof