Porrinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A porrinha[1][2][3][4] ou purrinha (expressão brasileira) é um jogo em que se usam pedaços de papel, moedas ou palitos quebrados (algo pequeno que possa ficar facilmente escondido dentro da mão). Pode ser jogado de 2 a várias pessoas. Cada pessoa terá 3 moedas consigo e terá de escolher uma quantidade a colocar na mão. Depois todos deixam a mão fechada sobre a mesa, então cada jogador apostara quanto dará "palpite" no sentido horário a soma de todas as moedas que possa estar na mão de cada um e não pode repetir a pedida ou palpite. Ganha aquele que acertar o total de moedas da rodadao "palpite", de três vitoria simples, menor de tres ou no tiro "acertou a soma ganha a rodada". Deve se combinar antes na primeira rodada se é permitido sair como a mão vazia "lona " ou não, isso elimina algumas possibilidades, tornando a primeira rodada menos difícil, por exemplo, num jogo com 5 participantes o mínimo é 5 (um para cada), ou seja, não será apostado "lona" (zero) na primeira rodada. As rodadas seguintes tendem a ficar mais emocionantes. O Jogo de Porrinha ou Purrinha e um jogo tradicional de bares e botecos e budegas da boêmia carioca, onde o perdedor paga a cerveja.

Existe uma variação desse jogo, bem menos comum pelo Brasil, que consiste em que a cada rodada diminui uma palito a cada vitoria e um participante e o perdedor da última rodada (onde perde 2) não deverá "pagar uma prenda"

Fatos interessantes[editar | editar código-fonte]

Ao contrário do que muitos pensam, a purinha ou palitinho (outro nome para a porrinha) exige raciocínio, e quando jogado com duas pessoas isto é ainda mais preponderante. Quem dá o palpite primeiro está em desvantagem, pois o adversário poderá extrair alguma informação do referido palpite. Exemplo: se um jogador pede quatro, o adversário sabe que ele tem pelo menos um ponto na mão, o que já ajuda consideravelmente na hora de formular seu palpite. Outra coisa notável é quando um desafiante pede seis "tudo". Quando isto acontece, o outro já sabe que ele tem três na mão e, somando com sua própria quantidade poderá dar o palpite exato. Entretanto, duas coisas podem acontecer: uma delas é os dois terem três moedas, e por pura sorte aquele que pediu seis acertou; ou senão o que pediu seis,sem ter menos de 3 na mão e o fez apenas para prejudicar seu adversário e eliminado e perde o jogo.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.