Port Vale Football Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Port Vale
Port Vale FC.png
Nome Port Vale Football Club
Principal rival Stoke City
Fundação 1876 (146 anos)
Estádio Vale Park
Capacidade 19.052
Presidente Carol Shanahan (majoritário)
John Rudge (minoritário)
Treinador(a) Denilson Silva
Patrocinador(a) Synectics Solutins
Material (d)esportivo Errea
Competição League Two
Website port-vale.co.uk/
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Port Vale Football Club é um clube de futebol da Inglaterra, localizado em Burslem, Stoke-on-Trent. Atualmente disputa a League Two, equivalente à quarta divisão do Campeonato Inglês.

O clube é uma das raras exceções no futebol inglês que não foi batizado com o nome do local que foi fundado. O seu nome refere-se ao vale de portos existente no Canal de Trent e Mersey, localizado no condado de Staffordshire

Eles nunca chegaram à elite do futebol inglês e possuem o maior número de participações na English Football League (110) e no segundo escalão (41) sem ter chegado à primeira divisão.[1]

Depois de jogar no estádio Athletic Ground, localizado na região de Cobridge, e no The Old Recreation Ground, localizado na cidade de Hanley, o clube retornou a Burslem quando o estádio Vale Park foi inaugurado, em 1950. Os arredores do estádio possui uma estátua em homenagem a Roy Sproson, que jogou 842 partidas pelo clube. Tem como maior rival o Stoke City e o confronto é conhecido como The Potteries derby.

Depois de se tornar um dos clubes mais relevantes em Staffordshire, o Burslem Port Vale foi convidado a ser um dos fundadores da Football League Second Division, em 1892. Eles passaram 13 temporadas não-consecutivas nessa divisão, intercaladas com duas temporadas na Midland League, antes de desistir por conta de dificuldades financeiras e entrar em processo de venda em 1907. O nome do clube continuou registrado na North Staffordshire Federation League e o novo clube conseguiu obter sucesso o bastante para voltar a Football League em outubro de 1919. Port Vale passou 16 temporadas não-consecutivas na Second Division, intercaladas com o título da Third Division North em 1929–30, antes de voltar para o terceiro escalão e permanecer muito mais tempo, a partir do final da temporada 1935-36. A temporada 1953-54 teve a defesa "Cortina de Ferro" do técnico Freddie Steele vencer o título da Third Division North, além de chegar a semifinal da FA Cup. Mas a sequência de êxitos não ocorreu, ainda que o clube conquistou o título da Fourth Division, sob o comando do técnico Norman Low, na temporada 1958–59.

O clube quase passou por despercebido entre a década de 1960 e 1970, apesar de ter sido comandado brevemente pela lenda do futebol inglês Stanley Matthews e também ter sido punido pela federação a ser obrigado a participar do processo de votação para garantir a sua participação na última divisão. Essa punição ocorreu pois o clube havia infrigido as regras da FA através de pagamentos ilegais, no ano de 1968. O técnico Gordon Lee levou o clube de volta a Third Division na temporada seguinte, onde permaneceria até ser rebaixado no fim da temporada 1977–78. John McGrath dirigiu o clube para o acesso na temporada 1982-83, mas na jornada seguinte ele deixou o cargo após o time não ter mais chances matemáticas de escapar do rebaixamento. Seu auxiliar, John Rudge, foi efetivado e acabou tornando-se o técnico mais longevo e também mais bem sucedido da história do Port Vale, permanecendo no comando da equipe de 1983 até 1999. Durante a era John Rudge, Port Vale conseguiu o acesso nas temporadas 1985–86, 1988–89 e 1993–94, ganhou o League Trophy em 1993 e na temporada 1996-97 terminou o campeonato da segunda divisão na 8ª colocação, a melhor campanha da história do clube nos anos pós-guerra.

Após a saída de Rudge, o clube entrou em decadência, sendo rebaixado até o quarto escalão do futebol inglês, além de entrar com o pedido de falência duas vezes, em 2003 e 2012. O período ruim foi estancado quando o técnico Micky Adams conseguiu um acesso automático para League One na temporada 2012-13, embora o clube voltou para a League Two no fim da temporada 2016-17, após uma tentativa de ter uma equipe técnica e o estilo de jogo com influências internacionais.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Atualizado em 29 de setembro de 2020.
Legenda
  • Capitão: Capitão
  • Lesionado: Lesão


Goleiros
N.º Jogador
1 Inglaterra Scott Brown
30 África do Sul Dino Visser
Defensores
N.º Jogador Pos.
5 Inglaterra Leon Legge Z
6 Inglaterra Nathan Smith Z
16 Inglaterra Shaun Brisley Z
23 Inglaterra Ryan Campbell-Gordon Z
2 Inglaterra James Gibbons LD
15 Inglaterra Zak Mills LD
3 Inglaterra Adam Crookes LE
25 Inglaterra David Fitzpatrick LE
Meio-campistas
N.º Jogador Pos.
4 Inglaterra Luke Joyce V
8 Nigéria Emmanuel Oyeleke V
18 Inglaterra Danny Whitehead V
20 Inglaterra Scott Burguess V
7 Inglaterra David Worrall M
10 Inglaterra Tom Conlon M
11 Colômbia Cristian Montano M
25 Inglaterra Dan Trickett-Smith M
Atacantes
N.º Jogador
9 Inglaterra Tom Pope Capitão
12 Inglaterra Theo Robinson
13 Inglaterra Mark Cullen
18 Inglaterra Harry McKirdy
19 Inglaterra David Amoo
21 Inglaterra Devante Rodney
27 Inglaterra Alex Hurst
Comissão técnica
Nome Pos.
Inglaterra Danny Pugh T

Títulos e conquistas[editar | editar código-fonte]

Football League Third Division / Third Division North / League One (3ª divisão)

  • Campeão: 1929–30, 1953–54[2]
  • Vice-campeão (acesso): 1993–94[3]
  • Vencedor do play-off: 1988–89[2]

Football League Fourth Division / League Two (4ª divisão)

Football League Trophy

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Turianski, Bill. «All-time Second Division - Clubs with most seasons in the 2nd Level of English Football». billsportsmaps.com. Consultado em 3 de novembro de 2018 
  2. a b c d Kent 1990, p. 291
  3. a b c «Port Vale FC History». www.port-vale.co.uk. Consultado em 1 de outubro de 2016. Cópia arquivada em 26 de outubro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de InglaterraSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.