Porta Dourada (Jerusalém)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Portão de Ouro em 1900.

A Porta Dourada (em hebraico: שער הרחמים - Sha'ar Harahamim), também Portão de Ouro, Portão Dourado, Portão da Piedade e Portão da Vida Eterna, é um dos oito portões das muralhas da Cidade Velha de Jerusalém. É o mais antigo dos oito portões, sendo que era usado em épocas antigas como uma passagem direta para o Monte do Templo.

História[editar | editar código-fonte]

Uma teoria diz que o Portão de Ouro atual provavelmente foi construído no ano 520 como parte de uma série de construções em Jerusalém por parte do imperador bizantino Justiniano I[1] , sobre ruínas de outras construções. Outra teoria alternativa a essa é a de que ele foi construído um século depois, no século VII, por artesãos bizantinos que teriam sido contratados pelos Califas Omíadas. O portão está localizado no meio do lado oriental do Monte do Templo. Acredita-se que este portão era utilizado para fins ritualísticos nos tempos bíblicos.

O portão foi fechado em 1541 por ordem do sultão otomano Solimão, o Magnífico, porque, segundo a tradição judaica, seria por esse portão que o Messias profetizado no Antigo Testamento iria utilizar para entrar na cidade. Os muçulmanos criaram um cemitério fora do portão, como eles estavam convencidos da profecia de Elias, o precursor do Messias que anunciou que, em seu retorno, o novo profeta não se atreveria a entrar no lugar porque ele era um cohen. De fato, a entrada de sacerdotes judaicos em um cemitério é totalmente vedada, por causa da impureza.

Joaquim e Ana se encontram na Porta Dourada, 1305, obra de Giotto di Bondone. Esta é uma descrição inicial da cena.

De acordo com escritos contidos nos livros apócrifos, o Portão de Ouro foi palco da primeira reunião entre a Virgem Maria, Ana e Joaquim. Este episódio foi imortalizado nas obras sobre a Vida da Virgem do italiano Giotto e do alemão Albrecht Dürer, numa cena conhecida como Joaquim e Ana se encontram na Porta Dourada.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Porta Dourada (Jerusalém)