Porta do Sol (Tiauanaco)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2009)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Porta do Sol em Tiauanaco

A Porta do Sol é um dos mais impressionantes monumentos incaicos. Localizada em Tiauanaco, no território da atual Bolívia, é conhecida em todo o mundo como um exemplo do alto grau de perfeição alcançada pela cultura pré-colombiana na América do Sul, tanto por seu belo aspecto artístico, como pela simbologia contida em seus baixos-relevos.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O belo portal trabalhado na rocha consiste num único e imponente bloco de andesita, pesando em torno de 10 a 13 toneladas, talhado para assumir o formato de uma porta.

Esta peça certamente não foi, no passado, uma peça isolada, mas sim parte de uma edificação maior, que poderia localizar-se sobre a Pirâmide de Akapana, no mesmo Kalasasaya, onde existem várias peças feitas no mesmo material desta porta.

Dimensões[editar | editar código-fonte]

Possui 2 metros e 75 centímetros de altura, por 3 metros e 84 centímetros, com espessura de meio metro.

Ornamentação[editar | editar código-fonte]

Seu friso é constituído por quatro faixas horizontais, ao centro das quais encontra-se a figura atribuída ao deus Viracocha em destaque e em tamanho maior.

Origem[editar | editar código-fonte]

Divergem os estudiosos acerca da datação deste monumento. Para Maurice Chatelain sua construção data de 27 mil anos atrás, apoiando-se em cálculos astronômicos. Já Rolf Müller, considerando a posição da porta, e comparando-a com as modificações orbitais e de inclinação do eixo da Terra, fazendo um comparativo entre o nascer do sol no passado com a atualidade, estima que esta data.A porta do Sol teria sido construída em 200 a.C. Puerta del Sol de Tiwanaku(em castelhano)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]