Portal:Índia/Biografia selecionada/2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mohandas Karamchand Gandhi (em hindi: मोहनदास करमचन्‍द गान्‍धी; em guzerate: મોહનદાસ કરમચંદ ગાંધી; Porbandar, 2 de outubro de 1869Nova Déli, 30 de janeiro de 1948), mais conhecido como Mahatma Gandhi (do sânscrito "Mahatma", "A Grande Alma") foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não agressão, forma não violenta de protesto) como um meio de revolução.

O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e antirracistas, incluindo Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela. Frequentemente, Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não violência (ahimsa).

Gandhi liderou os indianos ao desafiar o imposto sobre o sal criado pelos britânicos com a Marcha do Sal em 1930, e mais tarde, ao exigir que os britânicos deixassem a Índia em 1942. Nathuram Godse, um nacionalista hindu, assassinou Gandhi em 30 de janeiro de 1948.