Portal:30 Rock/Intro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

30 Rock é uma série de televisão norte-americana de comédia de situação criada pela actriz e argumentista Tina Fey. Durante todo o seu tempo de produção, a série foi transmitida pela rede de televisão National Broadcasting Company (NBC), sendo vagamente baseada em experiências de Fey como argumentista chefe do programa de televisão humorístico Saturday Night Live (SNL), que também é transmitido pela NBC. O elenco principal de 30 Rock é integrado por treze membros. Eles são: Fey, Tracy Morgan, Jane Krakowski, Jack McBrayer, Scott Adsit, Judah Friedlander, Alec Baldwin, Katrina Bowden, Keith Powell, John Lutz, Kevin Brown, Grizz Chapman e Maulik Pancholy.

30 Rock retrata os bastidores de uma série fictícia de comédia intitulada The Girlie Show with Tracy Jordan, que era supostamente emitida pela NBC nas noites de quinta-feira até ao seu cancelamento na sétima temporada do seriado. O nome "30 Rock" refere-se ao endereço do GE Building onde os NBC Studios estão localizados: 30 Rockefeller Plaza. O seriado foi produzido pelas companhias Broadway Video e Little Stranger, Inc., em associação com a NBC Universal. Filmada em uma configuração de câmara única, embora tenha usado a multi-câmara em dois episódios, a série era filmada nos Silvercup Studios em Long Island City, Nova Iorque, com algumas cenas filmadas no interior do Rockefeller Center.

O episódio piloto de 30 Rock foi emitido nos Estados Unidos na noite de 11 de Outubro de 2006, uma quarta-feira. Contudo, após o quarto episódio, a série passou a ser transmitida nas noites de quinta-feira, de modo a aumentar o número de telespectadores. Após uma primeira temporada de 21 episódios bem-sucedida, a série foi renovada para a segunda temporada, que estreou em Outubro de 2007, e teve a sua produção temporariamente interrompida devido à greve dos argumentistas do Writers Guild of America, o que fez com que apenas 15 episódios fossem transmitidos. A terceira temporada, de 22 episódios, iniciou no fim de Outubro de 2008 e terminou em Maio de 2009, sendo seguida pela quarta temporada, que estreou em Outubro de 2009 e acabou em Maio do ano seguinte, ao fim de 22 episódios. A quinta temporada, transmitida entre Setembro de 2010 a Maio de 2011, teve 22 episódios, bem como a sexta temporada, que foi emitida a partir de 12 de Janeiro a 17 de Maio de 2012. A sétima e última temporada de 30 Rock estreou a 4 de Outubro de 2012, tendo o seu episódio final sido transmitido na noite de 31 de Janeiro de 2013.

Ler mais...