Portal:Adele

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Laurel W.svg Seja bem-vindo(a) ao portal de Adele. Sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.

AdeleLogo.png

Adele - Live 2016, Glasgow SSE Hydro 03.jpg

Adele Laurie Blue Adkins MBE (Londres, 5 de maio de 1988), mais conhecida apenas como Adele, é uma cantora, compositora e multi-instrumentista britânica. Nasceu em Tottenham, Londres e foi criada no sul da cidade. Começou a cantar aos quatro anos de idade e iniciou sua carreira no cenário artístico em 2006 ao assinar um contrato com a XL Recordings. Adele foi descoberta pela gravadora através de demos musicais postadas em seu perfil no MySpace. Entre os principais prêmios durante sua carreira estão dez Grammy Awards, oito Brit Awards, um Golden Globe Award e um Oscar. Foi a primeira artista a receber o prêmio Critics Choice do Brit Awards e foi nomeada "Artista Revelação", em 2008, pelos críticos da BBC. Alcançou o auge da carreira ao lançar o álbum 21, com o qual bateu vários recordes e dominou as paradas de sucesso dos Estados Unidos e Reino Unido, com o single "Rolling In The Deep". 21 já vendeu mais de 30 milhões de cópias no mundo todo. O sucesso fez Adele receber várias menções no Guinness World Records. Por ser a primeira mulher a ter ao mesmo tempo, dois singles e dois álbuns simultaneamente no top 5 das paradas britânicas, fato esse, que só a banda The Beatles tinha alcançado em 1964, por ser a primeira artista a vender mais de 3 milhões de cópias de um álbum em um ano no Reino Unido e depois com o terceiro single do álbum, "Set Fire to the Rain", por se tornar a primeira artista da história a liderar a Billboard 200 consecutivamente três vezes no n.° 1. Ela também superou recordes de artistas como Michael Jackson, Oasis, 'N Sync, Whitney Houston, Madonna e Beyoncé.

Em 28 de outubro de 2011, a Columbia Records anunciou que Adele passaria por uma cirurgia nas cordas vocais e ficaria um longo período em repouso. Ela voltou a se apresentar somente em fevereiro de 2012, na cerimônia dos Grammys. Adele teve uma hemorragia nas cordas vocais durante uma apresentação em uma rádio francesa. Contudo, lançou seu álbum de vídeo Live at The Royal Albert Hall em 29 de novembro de 2011, cuja gravação ocorreu em 22 de setembro. Em fevereiro de 2012, em uma entrevista ao programa americano 60 Minutes, a cantora disse que a cirurgia foi um sucesso e que não poderia ser melhor.

A revista Billboard nomeou Adele a Artista do Ano de 2011. Em 2012, ela foi colocada na quinta posição da lista das "100 Grandes Mulheres da Música" pelo VH1. Já pela revista americana Time, ela foi eleita uma das pessoas mais influentes do mundo. A cantora foi listada na sexta posição da lista das celebridades com menos de trinta anos mais bem pagas e bem sucedidas de 2011, pela Forbes. Em 2013, Adele foi eleita a décima quinta artista mais sexy da VH1. No mesmo ano, de acordo com o Sunday Times, Adele é a cantora mais rica com menos de 30 anos no Reino Unido, com uma fortuna estimada em 30 milhões de libras esterlinas.

Em junho de 2013, Adele foi condecorada no Palácio de Buckingham como Membro da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II. No dia 3 de julho, foi exposta sua estátua de cera no Museu Madame Tussauds, em Londres.

Leia mais...

Picto infobox music.png Artigo destacado

"Someone like You" é uma canção pop da cantora e compositora britânica Adele lançada como o segundo single do álbum 21 em 24 de janeiro de 2011, composta por Adele e Dan Wilson. A canção foi inspirada no fim de seu relacionamento e liricamente fala de Adele chegar a um acordo com ele.

A canção foi aclamada pelos críticos de música, seguindo a boa recepção da música no BRIT Awards 2011, fazendo-a chegar pela primeira vez na primeira posição no Reino Unido, e disparada a canção da década que ficou por 18 semanas na primeira posição no Reino Unido. Tornou-se também a canção que ficou mais vezes no topo nas paradas da Irlanda e passou seis semanas no número um. Foi adicionada nas rádios americanas em 9 de agosto de 2011.

Leia mais...

Picto infobox music.png Álbum em destque

19 é o álbum de estreia da cantora e compositora britânica Adele, lançado no dia 28 de Janeiro de 2008 no Reino Unido pela XL Recordings. O álbum foi intitulado com a idade com a qual a cantora o produziu e gravou, tendo contado com a produção de Jim Abbiss, Mark Ronson e Eg White. Seu 1º single foi "Hometown Glory", que atingiu a 19ª posição da UK Singles Chart e a 3ª na Bélgica. O 2º single, "Chasing Pavements", alcançou a 2ª posição da UK Singles Chart e a 11ª da Billboard Hot 100, tendo ainda conseguido entrar no Top 10 de outros 5 países. O 3º single foi "Cold Shoulder", que chegou a 18ª posição da UK Singles Chart e a 3ª na Bélgica. O 4º e último single, "Make You Feel My Love", cover da canção do cantor Bob Dylan presente no álbum Time Out of Mind, de 1997, chegou a 4ª posição no Reino Unido e na Escócia, além de ter entrado no Top 5 de outros 2 países.

Leia mais...

Picto infobox music.png Lista destacada

A discografia de Adele, cantora e compositora britânica, consiste em três álbuns de estúdio, dois extended plays e dezessete singles (incluindo quatro como artista convidada). A videografia relacionada da artista é formada por um álbum de vídeo e oito videoclipes. Interpreta fundamentalmente soul, apesar de misturá-lo a diversos estilos musicais diferentes, como pop, R&B, jazz e rock alternativo. Em setembro de 2006, Adele assinou um contrato com a gravadora XL Recordings e lançou seu álbum de estreia 19 em janeiro de 2008.

Leia mais...

Singer.svg Categorias

Picto infobox music.png Tarefas


Tarefas a serem realizadas:

Picto infobox music.png Canção destacada

"Skyfall" é uma música da cantora e compositora britânica Adele, tema do filme Skyfall. A canção foi lançada oficialmente como single em 5 de outubro de 2012, sendo o primeiro novo trabalho da cantora desde o lançamento de 21.

A música foi composta por ela e seu colaborador Paul Epworth, que também trabalhou com a cantora no hit "Rolling In The Deep". "Skyfall" foi gravada no Abbey Road Studios, um dos estúdios de música mais famosos do mundo e contou com uma grande orquestra de 77 músicos, arranjada por J. A. C. Redford, um experiente produtor musical. Cerca de 24 horas após o lançamento da música na internet, ela alcançou o nº1 de downloads do iTunes em 46 países, incluindo Brasil e Portugal.

Em janeiro de 2013, "Skyfall" conquistou o Globo de Ouro de Melhor Canção Original e no mês seguinte a música tornou-se a primeira canção-tema em 50 anos da franquia de James Bond a conquistar o Oscar de Melhor Canção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles e teve sua primeira performance ao vivo na cerimônia.

Leia mais...

Picto infobox music.pngImagem selecionada

Adele adkins concert1.jpg
Com seus singles "Rolling In the Deep" e "Set Fire to the Rain", Adele se tornou a primeira artista desde 1974 para manter a posição de número um no Top 40 holandês com duas músicas consecutivamente.

Picto infobox music.png Sabia que...

  • ... apesar de já ter feito centenas de shows, Adele admite que ainda sente frio na barriga toda vez que sobe no palco pra cantar?
  • ... em 2008, ela cancelou uma turnê pelos Estados Unidos pra ficar com um namorado. No final das contas, esse foi o mesmo namorado de quem ela fora dispensada por ele meses depois e foi essa história que acabou inspirando as músicas do álbum 21?
  • ... recentemente ela disse em uma entrevista à revista Vogue que nunca mais vai escrever um disco sobre separação?
  • ... ela apareceu em um episódio de Ugly Betty em 2009, cantando a música "Right as Rain" em um casamento?

Picto infobox music.png Conteúdo destacado

Listas destacadas


Picto infobox music.png Tópicos

Singles "Hometown Glory· "Chasing Pavements· "Cold Shoulder· "Make You Feel My Love· "Rolling in the Deep· "Someone Like You· "Set Fire to the Rain"  · "Rumour Has It"  · "Turning Tables"  · "Skyfall"
Turnês musicais An Evening with Adele · Adele Live
Artigos relacionados XL Recordings · Columbia Records
Página oficial de Adele

Picto infobox music.png Portais relacionados

Shakira2009.jpg
Beyoncé Knowles at 2009 MTV VMA's 2.jpg
Jennifer Lopez - Pop Music Festival (72) cropped.jpg
Kesha austria 2.jpg
Shakira Beyoncé Knowles Jennifer Lopez Kesha
Mais portais sobre música...

Picto infobox music.png Outros projetos na WikiMedia

Adele no Wikinotícias     Adele no Wikiquote     Adele no Wikilivros     Adele no Wikisource     Adele no Wikcionário     Adele na Wikiversidade     Adele no Wikivoyage     Adele no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/AdeleWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/AdeleWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/AdeleWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/AdeleWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/AdeleWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/AdeleWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/AdeleWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:AdeleCommons-logo.svg