Saltar para o conteúdo

Portal:Albânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal da Albânia


Síria
Síria


Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com a Albânia.


ver    

Albânia (em albanês: Shqipëri/Shqipëria), oficialmente República da Albânia (em albanês: Republika e Shqipërisë), é um pequeno país montanhoso da península Balcânica, no sudeste da Europa. Tem uma área total de 28 748 km² e uma população de cerca de 3 milhões de pessoas.

Situada na borda ocidental da península Balcânica, limita-se ao norte com o Montenegro, a nordeste com o Kosovo, a leste com Macedônia e Grécia e ao sul e oeste com o Mar Adriático, do outro lado do qual se encontra a Itália. A língua oficial é o albanês. Na atualidade, a Albânia está entre os países menos desenvolvidos da Europa, embora possua indicadores sociais superiores ao da média brasileira (em 2013). Segundo dados de 2011, cerca de 53% da população da Albânia vive em zonas urbanas (dos quais cerca de 25% vivem na capital Tirana), e 47% em zonas rurais. Em 2012, existiam na Albânia aproximante 120 mil automóveis.

A Albânia foi uma nação comunista da Segunda Guerra Mundial até 1992. Todavia, rompeu relações com a ex-União Soviética em 1961, e aliou-se à China. O rompimento com a União Soviética separou a Albânia dos contatos com a maioria dos outros países. Poucos visitantes estrangeiros têm permissão de entrar na Albânia. A partir de 1978, as relações com a China ficaram estremecidas.

A Albânia fez parte do Império Otomano por mais de 400 anos. Conquistou sua independência em 1912. Seu nome em albanês é Shqipëria, que significa A Terra da Águia. O nome oficial da Albânia é Republika e Shqipërisë (República da Albânia). Tirana, com cerca de 454 000 habitantes, é a capital e maior cidade do país



 ver · editar Artigos selecionados

Apolônia (em grego: Ἀπολλωνία κατ᾿ Ἐπίδαμνον/Ἀπολλωνία πρὸς Ἐπίδαμνον; romaniz.: Apollonia kat' Epidamnon/Apollonia pros Epidamnon) foi uma antiga cidade grega da Ilíria, localizada na margem direita do rio Aoos. Suas ruínas estão situadas na região de Fier, próximo da vila de Pojani, na atual Albânia. Foi fundada no século VII a.C. por colonos gregos de Corfu e Corinto, sobre um sítio inicialmente ocupado por tribos ilírias e foi talvez a mais importante das várias cidades clássicas conhecidas como Apolônia. Ela floresceu no período romano e foi lar duma renomada escola de filosofia, mas começou a declinar no século III d.C., quando seu porto começou a assorear como resultado dum terremoto. Foi abandonada no início da Idade Média.

Ler mais ...


 ver · editar Biografia selecionada

Enver Halil Hoxha (Gjirokastër, 16 de outubro de 1908Tirana, 11 de abril de 1985) foi primeiro chefe do governo comunista da Albânia, ao qual serviu por quatro décadas. Hoxha foi professor no liceu francês de Korcë até a invasão da Albânia pela Itália em 1939, quando foi demitido por recusar-se a ingressar no recém formado Partido Fascista da Albânia. Abriu, então, uma tabacaria em Tirana, que logo tornou-se o centro de uma célula comunista. Após a invasão da Albânia pela Alemanha, em 1941, Hoxha, junto com outros militantes, fundou o Partido Comunista da Albânia que posteriormente adotou a denominação de Partido do Trabalho da Albânia. Foi nomeado Secretário do Comitê Central do Partido e Comissário do Exército de Libertação Nacional, que combateu o Exército Alemão, os fascistas e as forças feudais da Albânia. De 1944 até 1954 foi primeiro-ministro da Albânia, tendo ocupado mais tarde outros cargos no governo, mas como Secretário do Comitê Central do Partido do Trabalho da Albânia, deteve efetivamente o controle sobre o governo até a sua morte.

A liderança de Hoxha foi caracterizada pelo isolacionismo e sua adesão firme e manifesta ao marxismo-leninismo antirrevisionista da metade da década de 1970 em diante. Após sua ruptura com o maoísmo no fim da década de 1970 e início da década de 1980, numerosos partidos maoístas se declararam hoxhaístas. A Conferência Internacional dos Partidos e Organizações Marxistas-Leninistas (Unidade e Luta) é a mais conhecida coligação de tais partidos hoje em dia.

Ler mais ...


 ver · editar Imagem selecionada

Mesquita dos Celibatários, Berati, Albânia.
 ver · editar Sabia que?
  • ...que a primeira publicação da revista Drita foi há 135 anos ?
 ver · editar Predefinições
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Categorias
 ver · editar Mapa


Mapa mostrando as áreas com presença de minorias culturais ou linguísticas na Albânia.

 ver · editar Como colaborar
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Albânia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Associados Wikimedia
Albânia no Commons Albânia no Commons
Imagens e mídia
Albânia no Wikcionário Albânia no Wikcionário
Definições
Albânia no Wikilivros Albânia no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Albânia no Wikinotícias Albânia no Wikinotícias
Notícias
Albânia no Wikiquote Albânia no Wikiquote
Citações
Albânia no Wikisource Albânia no Wikisource
Biblioteca
Albânia na Wikiversidade Albânia na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar