Portal:Ambiente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cartella blu.jpg
Nuvola apps browser.png
ver    
Central krafla 3.jpg

Pode-se sim definir-se o ambiente como tudo aquilo que nos rodeia, as cidades e aldeias, os desertos e florestas. Ao meio alterado pelo homem, como as cidades, vulgarmente se denomina por ambiente urbano, ao passo que os meios onde o Homem ainda não deixou, ou afectou apenas levemente, se denomina por ambiente natural.

Com a industrialização, o Homem provocou desequilíbrios entre a sua própria acção e os ecossistemas naturais, foi nos anos 80 então que surgiu o conceito de Desenvolvimento sustentável: o equilíbrio entre a acção antropogenica, o desenvolvimento económico, o desenvolvimento Social e a sustentabilidade.

Cartella blu.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Albert Schweitzer 1952.jpg
Cquote1.svg O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de dominarem a si mesmos. Cquote2.svg
Cartella blu.jpg
P literature.svg
ver    

Abril

Cartella blu.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    

Portal:Ambiente/Artigo destacado/2014/abril

Cartella blu.jpg
Nuvola apps kontact.png
ver    
Imagem tridimensional do atractor de Lorenz.


Edward Norton Lorenz (West Haven, 23 de Maio de 1917Cambridge, 16 de Abril de 2008) foi um meteorologista e matemático estadunidense.

Seus trabalhos com os fundamentos matemáticos do sistema de equações da meteorologia nos laboratórios do MIT na década de 1960 foram os primeiros estudos do que na teoria do caos se denominou posteriormente por atrator estranho. Isto é, a partir de estados iniciais ligeiramente diferentes, o sistema de equações diferenciais representando o estado de um fluido em convecção térmica utilizado então como protótipo do estado atmosférico, resultava em soluções completamente diferentes entre si.

Lorenz sabia que um conjunto finito de equações diferenciais parciais poderia ser escrito como um conjunto infinito de equações algébricas. Assim, o conjunto de seis equações diferenciais parciais descrevendo a escoamento convectivo na atmosfera foi reescrito como um conjunto de pouco mais de uma dezena de equações algébricas como aproximação da solução no computador. O resultado foi surpreendente para ele. Além de soluções periódicas (representando as conhecidas soluções das ondas atmosféricas), Lorenz mostrou a existência de soluções na forma de ondas quase-periódicas e também na forma de soluções aperiódicas (não ondulatórias e estocásticas).

As conseqüências do trabalho de Lorenz iam em direção ao conhecimento da previsibilidade atmosférica, que ele mostrou não passar de quinze dias. Isto é, a partir de quinze dias as diferentes previsões de tempo inicializadas com estados iniciais praticamente iguais divergiam significativamente. então, devido aos erros instrumentais nas medidas das variáveis atmosféricas e os problemas de definição de um estado inicial global para a previsão, a chamada previsão do tempo determinística mostrava-se possível somente até quinze dias no máximo.

Os modelos desenvolvidos por Edward Lorenz que poderiam auxiliar na previsão dos padrões meteorológicos, se baseavam em doze equações que aplicadas em seqüência, de forma que a solução de uma variável realimenta as forçantes das demais equações. Ou seja, Lorenz tinha em mãos um sistema complexo do ponto de vista cibernético, que admitia retro-alimentações.

Estes fatores onde as alterações dinâmicas de resultados alargam as probabilidades de determinadas previsões, podem levar a resultados surpreendentes, ora para o caos extremo, ora para resultados de forma ondulatória (determinados).

Cartella blu.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
Representação de uma molécula de Tricloromonofluormetano, um Clorofluorcarboneto (CFC).
Cartella blu.jpg
Nuvola apps remote.png
ver    

Artigos para desenvolver: Veja as categorias esboços sobre ambiente e esboços sobre poluição atmosférica.




thumbs

Participe no Projecto Ambiente

Projectos relacionados: Projecto Ecologia

Cartella blu.jpg
Nuvola apps kmix.png
ver    
Current events


Wikinews-logo.png
Mais noticias sobre ambiente no wikinews
Cartella blu.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    
  • .. Apesar de os plásticos não serem biodegradáveis, muitos deles são foto-degradáveis, decompondo-se lentamente por acção da luz solar?
  • .. Estimativas apontam para que um corte de 50% na produção de CFC's implicaria uma redução de 95% nos danos sobre a camada de ozono?
  • .. Nos países desenvolvidos, mais de metade da energia comercial é desperdiçada sob a forma de calor?
  • .. È necessário um barril de petróleo bruto para se fabricarem dois pneus?
  • .. por cada litro de óleo usado, ao infiltrar-se nos lençóis subterrâneos pode causar a contaminação de mais de 900 000 litros de água potável?
Cartella blu.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella blu.jpg
Nuvola apps usb.png
ver    
Cartella blu.jpg
Portal.svg
ver