Portal:Andrelândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
(Atualizar Conteúdos)
 ver·editar Flag of Andrelândia MG.png Portal de Andrelândia
Bandeira de Andrelândia
Este portal foi criado em 20 de abril de 2010 e pretende reunir informações relacionados ao município brasileiro de Andrelândia-MG
Andrelândia | Imagens
Comentários na página de discussão
Hoje é domingo, 20 de maio de 2018. Este portal está on-line há 2952 dias.
 ver·editar Andrelândia
Localização.

Andrelândia é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localiza-se Sul/Sudoeste de Minas e faz fronteira com os municípios de Madre de Deus de Minas, Arantina, São Vicente de Minas, Serranos, Seritinga, Liberdade, Bom Jardim de Minas, Lima Duarte, Santana do Garambéu e Piedade do Rio Grande.

Andrelândia é conhecida pela sua arquitetura, que é destaque em seus casarões centenários, através de ações da prefeitura, que se preocupa com a preservação da história do município. A cidade é cortada pela Estrada Real. O estado mineiro pela lei Lei 13.173/99 criou o programa de incentivo ao desenvolvimento do potencial turístico da estrada real, que tem como um de seus objetivos resgatar, preservar e revitalizar os pontos de atração turística e de lazer já existentes e os ainda não explorados.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais sobre Andrelândia...
Commons-logo.svg
Categoria | Media


 ver·editar Artigo em destaque

A Geografia de Andrelândia é homogênea, a cidade está situada na Mesorregião do Sul/Sudoeste de Minas e Microrregião de Andrelândia, com uma área aproximada de 1.000 quilômetros quadrados. Está na bacia hidrográfica do Rio Grande, limitando-se por este em Lima Duarte e partes de Santana do Garambéu. O rio Aiuruóca, a oeste, marca os limites com São Vicente de Minas. O rio Turvo Pequeno corta o município quase ao meio, ligando as sedes Arantina - Andrelândia, que têm como divisor natural, na rodovia 494, o córrego Capixingui, e, o marco importante de divisa com Madre de Deus de Minas é a Serra dos Dois Irmãos.

Situa-se a 310 quilômetros de Belo Horizonte, num eixo quase eqüidistante de São João Del-Rei, Barbacena, Juiz de Fora e Caxambu, que nos permite localizá-la, para referências turísticas, num delta entre a Região das Vertentes, Zona da Mata-Sul e Circuito das Águas.

Crystal 128 forward.png
Leia o artigo completo...
 ver·editar História

O fazendeiro André da Silveira, um dos primeiros povoadores, partiu no ano de 1749, em busca de uma empreitada que deu origem à atual cidade. Percebendo que o povo necessitava de uma maior atenção religiosa, endereçou ao bispo de Mariana um pedido de autorização para construir uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Porto, no local chamado Turvo Pequeno. A licença foi concedida e a santa foi venerada. A partir dessa igrejinha, em 1827 o arraial do Turvo já estava em condições de ser elevado a paróquia, o que de fato ocorreu, tendo, a partir daí, um crescimento progressivo, até ser transformada em vila no ano de 1864, pela lei nº 1.191 de 27 de julho deste ano.

Andrelândia em 1930.

Para elevar à condição de município, faltava um mínimo detalhe. Segundo a legislação vigente, isso só poderia acontecer se a população fundasse, com seus próprios recursos, o prédio da cadeia pública e a câmara municipal. Com a ajuda de Antônio Belfort de Arantes e seu filho, Antônio Belfort Ribeiro de Arantes, as construções puderam ser erguidas e a pequena vila passou a ostentar, a partir de 21 de outubro do ano de 1866, o título de município, recebendo a denominação de Vila Bela do Turvo.

Transformada em cidade, recebeu o nome de Turvo pela lei provincial nº 1.518, de 28 de julho de 1868. Somente após 62 anos é que o município, por meio da lei estadual nº 1.1160, mudou seu nome para Andrelândia, em homenagem ao fazendeiro André Silveira, cuja preocupação em estabelecer um local de culto para a população, culminou na atual cidade.

Crystal 128 forward.png
Veja mais em História de Andrelândia


 ver·editar Projetos
 ver·editar Você sabia que...
  • ... a colonização da região foi conseqüência da exploração do ouro?
  • ... sua população foi estimada em 2009 pelo IBGE em 12.369 habitantes, sendo o 294º mais populoso do estado de Minas Gerais e o 2º de sua microrregião?


 ver·editar Imagem em destaque
Praça Visconde de Arantes.jpg
Praça Visconde de Arantes


 ver·editar Artigos relacionados
 ver·editar Categorias
 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Município de Andrelândia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Portal A Wikipédia possui o
Portal de Andrelândia.


 ver·editar Andrelândia no...
Wiktionary-logo-pt.png
b:Geografia do Brasil/Minas Gerais/Andrelândia
Wikisource-logo.svg
Commons-logo.svg
Wikcionário Wikilivros Wikisource Commons


 ver·editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página