Portal:Anelídeos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal dos Anelídeos

Introdução

Os anelídeos (nome científico: Annelida) são um filo do reino Animalia. São exemplos de anelídeos: as minhocas, as sanguessugas e as poliquetas. São caracterizados por serem animais celomados, protostômios e triblásticos. Possuem simetria bilateral, tubo digestório completo, sistema circulatório fechado e respiração cutânea. Muitas das espécies são hermafroditas e se reproduzem a partir da fecundação cruzada. São encontrados em vários habitats, como os oceanos, os rios e a terra úmida. Atualmente, são conhecidas aproximadamente 9 000 espécies de anelídeos.

Crystal 128 forward.png
Mais informações sobre anelídeos


Artigos seleccionados

Earthworm.jpg

As minhocas são animais anelídeos da classe Oligoqueta, ordem Haplotaxida, distribuídas pelos solos húmidos de todo o mundo, algumas de apenas centímetros e outras com um a dois metros de comprimento, casos nos quais são conhecidas como minhocuçus. O seu corpo é formado por anéis (segmentos corporais). São ainda conhecidas por serem animais com vários corações, e podem ter entre dois a quinze pares de corações.

Elas vivem enterradas (são animais subterrâneos), escavam galerias e canais, buscando abrigo e restos vegetais, seu principal alimento, ingerido com grandes quantidades de terra. Elas são, portanto, animais detritívoros, pois se alimentam de detritos de várias origens, que compõem o húmus. As minhocas constantemente excretam terra, devido ao seu sistema digestivo simples.

As minhocas têm o corpo cilíndrico, alongado, com a boca e o ânus, em extremidades opostas; e um anel mais claro, o clitelo, mais próximo da boca. (leia mais...)


Categorias

Imagem seleccionada

Sabia que?

Coisas a fazer

Colabore!

Agradecemos todo o interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com anelídeos na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a vossa colaboração.

  • Adicione novas imagens na seção imagem em destaque.
  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados com anelídeos dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Crie artigos sobre espécies de anelídeos na Wikipédia.


Wikimedia

Anelídeos no Wikinotícias     Anelídeos no Wikiquote     Anelídeos no Wikilivros     Anelídeos no Wikisource     Anelídeos no Wikcionário     Anelídeos na Wikiversidade     Anelídeos no Wikivoyage     Anelídeos no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Anel%C3%ADdeosWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Anel%C3%ADdeosWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Anel%C3%ADdeosWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Anel%C3%ADdeosWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Anel%C3%ADdeosWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Anel%C3%ADdeosWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Anel%C3%ADdeosWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Anel%C3%ADdeosCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor