Portal:Anelídeos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal dos Anelídeos

Introdução

Os anelídeos (nome científico: Annelida) são um filo do reino Animalia. São exemplos de anelídeos: as minhocas, as sanguessugas e as poliquetas. São caracterizados por serem animais celomados, protostômios e triblásticos. Possuem simetria bilateral, tubo digestório completo, sistema circulatório fechado e respiração cutânea. Muitas das espécies são hermafroditas e se reproduzem a partir da fecundação cruzada. São encontrados em vários habitats, como os oceanos, os rios e a terra úmida. Atualmente, são conhecidas aproximadamente 9 000 espécies de anelídeos.

Crystal 128 forward.png
Mais informações sobre anelídeos


Artigos seleccionados

Minhocuçu (nome científico: Rhinodrilus alatus) é um grande oligoqueto (minhoca gigante) que pode chegar a mais de 60 cm de comprimento e diâmetro de até 1,5 cm.

Apesar do tamanho, fica bem próxima da superfície, logo abaixo das raízes das gramíneas. É importante para o solo porque produz grande volume de húmus. Geralmente preta, mas às vezes pode ficar um pouco vermelha.

As características de vida deste anelídeo estão intimamente ligadas às épocas do ano. A partir de março, estes animais entram em estado de hibernação em uma cavidade 20 a 40 cm abaixo da superfície do solo, popularmente conhecida como "panela". Esta época é a principal para captura dos animais. As pessoas que realizam esta captura utilizam pequenas enxadas e exadões. São chamados de "minhoqueiros". É a época mais dificil para a captura. Os minhocuçus são muito utilizados para a pesca, sendo reconhecida como a melhor isca para o surubim. A região de Caetanópolis e Paraopeba, localizada a 100Km da capital mineira, Belo Horizonte, é o polo de existência destes animais, que estão ameaçados de extinção pela alta procura para pescarias. (leia mais...)


Categorias

Imagem seleccionada

Sabia que?

Coisas a fazer

Colabore!

Agradecemos todo o interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com anelídeos na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a vossa colaboração.

  • Adicione novas imagens na seção imagem em destaque.
  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados com anelídeos dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Crie artigos sobre espécies de anelídeos na Wikipédia.


Wikimedia

Anelídeos no Wikinotícias     Anelídeos no Wikiquote     Anelídeos no Wikilivros     Anelídeos no Wikisource     Anelídeos no Wikcionário     Anelídeos na Wikiversidade     Anelídeos no Wikivoyage     Anelídeos no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Anel%C3%ADdeosWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Anel%C3%ADdeosWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Anel%C3%ADdeosWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Anel%C3%ADdeosWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Anel%C3%ADdeosWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Anel%C3%ADdeosWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Anel%C3%ADdeosWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Anel%C3%ADdeosCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor