Portal:Animangá/Biografia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sasuke Uchiha (うちは サスケ Uchiha Sasuke?) é um personagem fictício da franquia Naruto, criado por Masashi Kishimoto. Ele é rival do personagem principal da série, Naruto Uzumaki. O estilo de Sasuke trouxe problemas para Kishimoto enquanto ele desenhava o mangá, mas posteriormente ele passou a apreciar desenhá-lo.

No anime e no mangá, Sasuke é membro do clã Uchiha, uma habilidosa família de ninjas do vilarejo Konohagakure. Seu objetivo inicial na série é vingar a destruição de seu clã matando seu irmão, Itachi Uchiha, tarefa que tenta cumprir a qualquer custo. Inicialmente frio e guiado pela vingança, posteriormente forma amizades com outros personagens, particularmente com Naruto, que passa a considerar como rival.


Naruto Uzumaki (うずまきナルト Uzumaki Naruto?) é o personagem protagonista do mangá e anime Naruto.

Logo após o nascimento de Naruto, seu pai, o Quarto Hokage, selou a perigosa Raposa de Nove Caudas (Kyuubi, no original japonês) no corpo de seu filho e acabou morto, junto de sua esposa Kushina, deixando Naruto sem uma família. Por ser o hospedeiro de tal demônio, os habitantes de Konoha sempre hostilizaram Naruto. Por isso, ele nunca foi alvo de atenção ou amor durante sua infância. Desejando o que lhe faltou até o momento, Naruto sonha em se tornar Hokage, para que os habitantes do vilarejo o respeitem. Naruto possui uma determinação muito forte, sempre confiante e seguro de que pode alcançar qualquer objetivo. Apesar de nem sempre conseguir cumprir suas tarefas, os esforços de Naruto se mostram frutíferos conforme a série avança: muitos personagens concluem que Naruto um dia será um excelente Hokage. Desde pequeno, Naruto faz piadas para chamar atenção. Em alguns momentos, ele se transforma em uma mulher nua para ridicularizar quem o aborrece. Isso faz seu pupilo, Konohamaru Sarutobi, imitar suas técnicas e piadas.


Son Goku (孫 悟空 Son Gokuu?, também conhecido apenas como Goku) é um personagem fictício e o protagonista da franquia Dragon Ball criada por Akira Toriyama. Sua primeira aparição ocorreu em 1984, no primeiro capítulo do mangá Dragon Ball, publicado na revista Weekly Shōnen Jump. Goku é inspirado em Sun Wukong, personagem principal do romance Jornada ao Oeste. Porém, Toriyama mudou algumas de suas características para ser mais original. Goku é apresentado como um menino estranho com rabo de macaco e força sobre-humana. Conforme a história se desenrola, é revelado que ele descende de uma raça fictícia chamada Saiyajins, os mais fortes guerreiros do universo da franquia.


Osamu Tezuka (手塚 治虫?) (Toyonaka, Japão; 3 de novembro de 1928Tóquio; Japão, 9 de fevereiro de 1989) foi um mangaká, ou seja, um desenhista de mangás, provavelmente o que mais influenciou esse estilo. Por isso, é lembrado por muitos no Japão como o "deus" do mangá ou o "pai do mangá moderno".

Sua grande produtividade e suas técnicas e gêneros pioneiros transformaram o mundo das histórias em quadrinho no Japão. Ele não é o inventor dos mangás, mas é o autor que os popularizou. O desenho de Tezuka é facilmente identificável: o traço é claro, as imagens simples, o enquadramento cinematográfico e o humor tem sempre seu lugar.