Portal:Arábia Saudita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar O Portal da Arábia Saudita - بوابة المملكة العربية السعودية
Flag of Saudi Arabia.svg
Emblem of Saudi Arabia.svg
SaudiArabiaWorldMap.png

Arábia Saudita (em árabe: السعودية as-Su’ūdiyya), oficialmente Reino da Arábia Saudita (em árabe: المملكة العربية السعودية; al-Mamlaka al-ʻArabiyya as-Suʻūdiyya), é, por tamanho de território, o maior país árabe na Ásia e na Península Arábica (cerca de 2 150 000 quilômetros quadrados), constituindo a maior parte da Península Arábica, e o segundo maior país árabe do mundo (após a Argélia). Tem fronteiras com Jordânia e Iraque ao norte; Kuwait ao nordeste; Catar, Barém e Emirados Árabes Unidos a leste; Omã ao sudeste; Iêmen ao sul; Mar Vermelho e o golfo de Acaba (através dos quais faz fronteira com o Egito, servindo o mar Vermelho, também, de ligação à Eritreia e ao Sudão) ao oeste e com o golfo Pérsico a leste (através do qual tem fronteiras com o Irão e o Barém). Sua população é estimada em 16 milhões de cidadãos nativos, 9 milhões de expatriados estrangeiros e 2 milhões de imigrantes ilegais registrados. Suas principais cidades são: Riade, a capital; Gidá, principal porto e antiga capital; e Meca e Medina, cidades sagradas do islamismo.

LocationSaudiArabia.svg

O Reino da Arábia Saudita foi fundado por Abdalazize Saúde (mais conhecido ao longo de toda sua vida adulta como ibne Saúde) em 1932, embora as conquistas que levaram à criação do Reino tenham começado em 1902, quando ele capturou Riade, a casa ancestral de sua família, a Casa de Saud. Desde a criação do país, o sistema político tem sido o de uma monarquia absoluta teocrática. O governo saudita se descreve como islâmico e é altamente influenciado pelo uaabismo. A Arábia Saudita muitas vezes é chamada de "Terra das Duas Mesquitas Sagradas", em referência às mesquitas Grande Mesquita (em Meca) e Mesquita do Profeta (em Medina), os dois lugares mais sagrados do islamismo.




 ver · editar Artigos selecionados
Saudi Arabia map.png

A unificação da Arábia Saudita foi um processo pelo qual as várias tribos, xerifados e emirados da maior parte da Península Arábica foram consolidados sob o controle da Casa de Saud (ou Al Saud) entre 1902 e 1932, quando o moderno Reino da Arábia Saudita foi proclamado. Realizado sob o carismático Abdul Aziz Ibn Saud, esse processo criou o que é por vezes referido como o Terceiro Estado Saudita, para diferenciá-lo do primeiro e do segundo estados que existiam sob clã Al Saud.

Os Al Saud estavam em exílio no Kuwait desde 1893 após a desintegração do Segundo Estado Saudita e a ascensão de Jabal Xamar sob o clã Arraxide. Em 1902, Ibn Saud recapturou Riade, a antiga capital da dinastia Al Saud. Ele passou a dominar o restante de Négede, Predefinição:Ila, Jabal Xamar, Asir e Hejaz (localização das cidades sagradas muçulmanas de Meca e Medina) entre 1913 e 1926. O governo resultante foi chamado o Reino do Hejaz e Négede em 1927, até que se consolidou Alhaça e Catife para o Reino da Arábia Saudita, em 1932.


 ver · editar Biografia selecionada
King Faisal of Saudi Arabia on on arrival ceremony welcoming 05-27-1971 (cropped).jpg

Faisal bin Abdulaziz Al Saud (em árabe: فيصل بن عبدالعزيز آل سعود Fayṣal ibn ‘Abd al-‘Azīz Āl Su‘ūd), (Riade, abril de 1906 — 25 de março de 1975) foi rei da Arábia Saudita de 1964 a 1975. Como rei, socorreu as finanças do país e implementou uma política de modernização e reforma. Seus principais temas de política externa foram o pan-islamismo, o anticomunismo e o nacionalismo pró-palestino. Estabilizou com sucesso a burocracia do reino e seu reinado teve popularidade significativa entre os sauditas. Em 1975 foi assassinado por seu sobrinho Faisal bin Musaid.


 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Sabia que?
  • ... que a vida selvagem da Arábia Saudita inclui espécies endêmicas da região, como o pica-pau árabe?
  • ... que cerca de 90% da força de trabalho da Arábia Saudita é composta por trabalhadores estrangeiros?


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Categorias
 ver · editar Mapa

Arabia Saudita - Expansion entre 1914 e 1934.png


Expansão territorial saudita entre 1914 e 1934.


 ver · editar Como colaborar
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Arábia Saudita na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Associados Wikimedia
Cartella verde.jpg
Portal.svg
ver    

Recarregar