Portal:Aracnídeos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Aracnídeos

Haeckel Arachnida.jpg

Os aracnídeos (Arachnida) são uma classe do filo dos artrópodes que inclui, dentre outros, aranhas, carrapatos, ácaros, opiliões e escorpiões, compreendendo mais de 60.000 espécies. O nome desta classe tem origem na figura da mitologia grega Arachne, porque as aranhas foram os primeiros membros a pertencer a esta classe. Quase todas as espécies são animais terrestres.

A aracnologia é o ramo da zoologia que se dedica ao estudo científico da família dos aracnídeos. Esta disciplina é responsável por classificar os aracnídeos e desvendar sua história evolutiva, estudar os diferentes aspectos de sua biologia, ecologia e etologia.


Artigos selecionados

Spiders Diversity.jpg

Araneae (grego: arachne; "aranha") é uma ordem de artrópodes da classe Arachnida que inclui as espécies conhecidas pelos nomes comuns de aranhas ou aracnídeos. Tem distribuição natural em todos os continentes (com excepção da Antártida) e ocorrência em praticamente todos os tipos de habitats terrestres. Apresentam oito pernas e maioritariamente quelíceras que injectam veneno, diferenciando-se anatomicamente dos restantes artrópodes por um plano corporal (tagmose) caracterizado por dois tagmas, o cefalotórax e o abdómen, unidos por uma estrutura pequena e cilíndrica, o pedicelo. Ao contrário dos insectos, as aranhas não apresentam antenas e possuem um sistema nervoso bem desenvolvido e centralizado, o mais centralizado de entre os artrópodes. Produzem teias com grande variabilidade morfológica e de tamanho utilizando seda das aranhas, uma estrutura de base proteica que combina leveza, força e grande elasticidade, sendo em alguns destes aspectos superior aos melhores materiais sintéticos.

Há duas subordens: (1) Opisthothelae, a mais diversa e abundante, que agrupa os taxa Mygalomorphae (as caranguejeiras) e Araneomorphae (as aranhas modernas); e (2) Mesothelae, que inclui apenas a família Liphistiidae, constituída por aranhas asiáticas raramente avistadas. Estima-se que existam cerca de 40 000 espécies de aranhas, presentemente divididas em mais de 100 famílias, o que faz deste taxon a segunda maior ordem dos aracnídeos, apenas ultrapassada em diversidade pela ordem Acari (os ácaros).


Sabia que

Anatomia

Diagrama da anatomia interna de uma aranha de dois pulmões:
Azul - sistema nervoso
Vermelho - sistema circulatório
Roxo - sistema reprodutivo
Rosa - sistema respiratório
Amarelo - sistema digestivo
Negro - glândulas (glândula de veneno, glândula digestiva, glândulas de seda)


Filogenia

Phylogénie selon Giribet et al., (2002)

Imagem selecionada

Spider, possibly Heterophrynus.jpg

Amblipígio Heterophrynus em Cueva de los Tayos, no Rio Yaupi.


Wikiprojeto

Os temas referentes à Aracnologia estão no âmbito do Projectum Arthropodologicum, que tem por objetivo reunir os usuários que se interessam pela área para melhorar a qualidade e padronizar os artigos relacionados, além de criar novos. Acesse a página do projeto e ajude a melhorar o conteúdo aracnológico.

Categorias

Colabore

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Aracnídeos na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.