Portal:Arara (Paraíba)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal de Arara (Paraíba)
Título a ser usado para criar uma ligação interna é Portal:Arara (Paraíba).
(Atualizar Conteúdos)

Portal de Arara (Paraíba)


Flag of Arara.svg
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com o município brasileiro de Arara.


 ver·editar Arara (Paraíba)
Localização de Arara na Paraíba

Arara é um município brasileiro do estado da Paraíba, Localiza-se na Mesorregião do Agreste Paraibano e na Microrregião do Curimataú Ocidental. Em 2014, possuía uma população de 13.258 habitantes, em uma área territorial de 99 km². Sua principal via de acesso é pela rodovia PB-105, está distante 155 quilômetros de João Pessoa, a capital do estado.

A sede municipal tem uma temperatura média anual de 22,4 °C e a vegetação predominante é a caatinga, tendo remanescentes de mata atlântica na região leste do município, localizando-se, neste modo, numa área de transição. Cerca de 70% da população vive na zona urbana.

O município foi emancipado da cidade de Serraria e instalado em 1961. A origem de seu nome se deve-se pela grande quantidade de aves deste tipo (araras) que existiam antigamente no local.

Tradicionalmente desde o ano de 1887, a cidade costuma realizar no mês de setembro a festa da padroeira do município, consta na programação a apresentação de bandas Filarmônica, pregações religiosas, desfiles cívicos e apresentações de bandas populares. O ponto principal das festividades é a procissão da Nossa Senhora da Piedade, onde os fiéis percorrem as principais ruas do município levando a imagem da santa, louvando-a com cânticos religiosos.

Crystal 128 forward.png
Saiba mais...


 ver·editar Artigo em destaque aleatórios

A Igreja Nossa Senhora da Piedade é uma igreja localizada em frente a praça central do município de Arara, no estado da Paraíba.

A igreja foi construída no ano de 1887, em terras doadas pela senhora Candida Americana, sendo a primeira casa da cidade.

Construída por padre Ibiapina, a igreja em 1887 era apenas uma pequena capela, que com o passar dos anos mais casas foram construídas em volta da igreja e o que antes era uma lugar de uma pequena capela se transformou em um belo povoado, depois distrito e em 1961, desmembrando-se de Serraria, se transformou no que é hoje o município de Arara.

 ver·editar História
Padre Ibiapina.

A origem do povoado de Arara, ocorreu na segunda metade do Século XIX, quando tropeiros viajantes que faziam o transporte de carne de sol, farinha de mandioca e rapadura, entre o Curimataú, Seridó e o Brejo Paraibano, aproveitavam as sombras das copas das inúmeras árvores da família das "Baraúnas".

Aos poucos, este local tornou-se ponto de encontro e de comércio entre os tropeiros viajantes que demandavam do Brejo ou da região do Curimataú onde faziam suas compras de carne de sol, farinha de mandioca e rapadura, logo ficaria conhecida pelo nome de "Baraúnas das Araras" em virtude do grande número de aves desta espécie ali existentes ainda por volta do ano de 1860.

Crystal 128 forward.png
Veja mais sobre História de Arara


 ver·editar Você sabia...
  • que a origem de seu nome se deve-se pela grande quantidade de aves deste tipo (araras) que existiam antigamente no local.?


 ver·editar Categorias
 ver·editar Imagem aleatória
 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o município de Arara na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Adicione novas imagens na Galeria de Imagens.
  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • De suas sugestões, críticas ou elogios na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados à cidade de Arara (Paraíba) dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione {{Portal3|Arara (Paraíba)}} em artigos relacionados.
 ver·editar Wikimedia
Arara (Paraíba) no Wikinotícias     Arara (Paraíba) no Wikiquote     Arara (Paraíba) no Wikilivros     Arara (Paraíba) no Wikisource     Arara (Paraíba) no Wikcionário     Arara (Paraíba) na Wikiversidade     Arara (Paraíba) no Wikivoyage     Arara (Paraíba) no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Arara_(Para%C3%ADba)Wikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Arara_(Para%C3%ADba)Wikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Arara_(Para%C3%ADba)Wikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Arara_(Para%C3%ADba)Wikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Arara_(Para%C3%ADba)Wiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Arara_(Para%C3%ADba)Wikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Arara_(Para%C3%ADba)Wikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Arara_(Para%C3%ADba)Commons-logo.svg
 ver·editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página