Portal:Argélia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao
Portal da Argélia
مرحبا بكم في بوابة الجزائر
Bienvenue au
Portail d'Algérie
ver    
Flag of Algeria
Flag of Algeria
Location on the world map

A Argélia (árabe formal: الجزائر, al-Jazā’ir; em tamazight: Dzayer; em francês: Algérie), oficialmente República Popular Democrática da Argélia, é um país localizado no norte da África. Em termos de área, é o maior país no Mar Mediterrâneo, o maior no continente africano e o décimo maior do mundo.

Limitado a norte pelo Mar Mediterrâneo (através do qual se avizinha de Espanha e da ilha italiana da Sardenha), a leste pela Tunísia e pela Líbia, a sul pelo Níger e pelo Mali e a oeste pela Mauritânia, pelo Saara Ocidental e por Marrocos. A capital é a maior cidade: Argel.

Seu tamanho é quase 2.400.000 km2, e tem uma população estimada de cerca de 35,7 milhões em janeiro de 2010. A Argélia é um membro das Nações Unidas, da União Africana e da OPEP. Também contribuiu para a criação da União do Magrebe Árabe.

 ver · editar Artigos selecionados
Vista da cidade de Argel
Vista da cidade de Argel

Argel (pronuciado em português europeu [ɐɾˈʒɛɫ]; pronunciado em português brasileiro[aɾˈʒɛw, aʁˈʒɛw]; em árabe: الجزائر, translit.: al-Jazā’ir ou al-Jazā’er; em árabe argelino: دزاير, translit.: Dzayer; em berber: , Lezzayer Tamanaɣt; em francês: Alger, pronunciado: [alʒe]; literalmente: "as ilhas") é a capital, cidade mais populosa e principal centro financeiro, corporativo, mercantil e cultural da Argélia. Localiza-se na parte norte do país, ao longo do mar Mediterrâneo, sendo também capital da província de mesmo nome.

Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Nacional de Estatística da Argélia em 2008, era de 2 364 230 habitantes. Sua área territorial é de 363 km². Seu apelido em francês é Alger, la Blanche ("Argel, a Branca") pela admirável aparência do branco resplandecente dos edifícios que sobem a encosta, vistos do mar.



 ver · editar Biografia selecionada
Aurélio Agostinho.
Aurélio Agostinho.

Agostinho de Hipona (em latim: Aurelius Augustinus Hipponensis), conhecido universalmente como Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do cristianismo cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. Ele era o bispo de Hipona, uma cidade na província romana da África. Escrevendo na era patrística, ele é amplamente considerado como sendo o mais importante dos Padres da Igreja no ocidente. Suas obras-primas são "A Cidade de Deus" e "Confissões", ambas ainda muito estudadas atualmente. Agostinho é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo no Oriente. Agostinho foi muito influenciado pelo neo-platonismo de Plotino. Ele criou o conceito de pecado original e guerra justa.

Agostinho nasceu na cidade de Tagaste, a atual Souk Ahras, Argélia, cuja mãe católica se chamava Mônica. Ele foi educado no Norte da África e resistiu aos pedidos da mãe para se tornar cristão. Vivendo como um intelectual pagão, ele tomou uma concubina e se tornou um Maniqueísta. Posteriormente se converteu para a Igreja Católica, se tornou um bispo, e se opôs às heresias, como a crença que as pessoas possuem a habilidade de escolher fazer um bem tão forte que poderia merecer a salvação sem receber a ajuda divina (Pelagianismo).

Na Igreja Católica Romana e na Comunhão Anglicana é um santo e um proeminente doutor da Igreja, e o patrono da ordem religiosa agostinha; seu memorial é celebrado no dia 28 de agosto. Muitos protestantes, especialmente calvinistas, o consideram como um dos pais teólogos da Reforma Protestante ensinando a salvação e a graça divina. Na Igreja Ortodoxa é louvado, e seu dia festivo é celebrado em 15 de junho, apesar de uma minoria ser da opinião que ele é um herege, principalmente por causa de suas mensagens sobre o que se tornou conhecido como a Cláusula Filioque. Entre os ortodoxos é chamado de Agostinho Abençoado", ou "Santo Agostinho o Abençoado".

Ler mais ...


 ver · editar Imagem selecionada
Antiga cidade romana de Timgad na província de Batna.
 ver · editar Sabia que?
  • ... que o futebolista Zinedine Zidane, campeão mundial com a seleção de futebol da França, é de origem argelina?
  • ... que a atleta argelina Hassiba Boulmerka, se tornou a primeira mulher africana a conquistar um título mundial de atletismo e a primeira argelina a ganhar um título olímpico?
  • ... que em 1861, o pintor impressionista Claude Monet se juntou ao primeiro regimento da cavalaria africana na Argélia onde permaneceu por dois anos?


 ver · editar Mapa


Mapa mostrando as divisões da Argélia.

 ver · editar Categorias
 ver · editar Como colaborar
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Argélia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Predefinições
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Wikimedia
Argélia no Commons Argélia no Commons
Imagens e mídia
Argélia no Wikcionário Argélia no Wikcionário
Definições
Argélia no Wikilivros Argélia no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Argélia no Wikinotícias Argélia no Wikinotícias
Notícias
Argélia no Wikiquote Argélia no Wikiquote
Citações
Argélia no Wikisource Argélia no Wikisource
Biblioteca
Argélia na Wikiversidade Argélia na Wikiversidade
Recursos de aprendizado
 ver · editar Portais relacionados
Marrocos Marrocos
Marrocos Tunísia


Líbia Níger Mali Mauritânia Saara Ocidental
Líbia Níger Mali Mauritânia Saara Ocidental