Portal:Argentina/Biografia selecionada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Biografia selecionada/1


Portal:Argentina/Biografia selecionada/1

Diego Armando Maradona (Lanús, 30 de outubro de 1960) é um treinador e ex-futebolista argentino que atuava como meia ou atacante.

Maradona é amplamente considerado um dos maiores, mais famosos e mais polêmicos jogadores do século XX. Reunia inteligência, vontade e um talento monstruoso, com dribles, habilidade para mudar drasticamente sua velocidade e dar giros surpreendentes. Enquanto jogador, Maradona foi reverenciado como uma divindade em seu país natal, sendo criada inclusive uma igreja dedicada a ele.

Seu maior momento foi na Copa do Mundo de 1986, que na opinião popular foi ganha inteiramente por El Pibe de Oro, outra de suas muitas alcunhas. Internacionalmente, Maradona também consagrou-se como herói da equipe italiana do Napoli, um clube que, embora tradicional, estava entre os pequenos do país. Com El Diez, o Napoli viveu momentos de glória no final da década de 1980, ganhando seus dois únicos títulos no campeonato italiano e lutando de igual para igual com as maiores equipes do país.



 ver · editar Biografia selecionada/2


Portal:Argentina/Biografia selecionada/2

Retrato póstumo c. 1890 por Helen Bramwell Norris.
Retrato póstumo c. 1890 por Helen Bramwell Norris.

Juan Manuel José Domingo Ortiz de Rosas (Buenos Aires, 30 de março de 1793Southampton, 14 de março de 1877), apelidado de "o Restaurador das Leis", foi um político e oficial militar argentino que governou a província de Buenos Aires e brevemente a Confederação Argentina. Rosas colocou seus trabalhadores em uma milícia particular, algo comum para proprietários rurais da época, e participou de disputas entre facções que levaram a várias guerras civis no país. Foi bem sucedido na guerra, conseguiu influência pessoal e era seguido por um exército particular leal, tornando-se o modelo do caudilho, como os senhores provinciais da região eram conhecidos. Rosas eventualmente alcançou a patente de brigadeiro-general, a mais alta do exército argentino, e tornou-se o líder incontestável do Partido Federal.

Foi eleito governador da província de Buenos Aires em dezembro de 1829 e estabeleceu uma ditadura. Assinou o Pacto Federal em 1831, reconhecendo a autonomia provincial e criando a Confederação Argentina. Seu mandato terminou em 1832 e Rosas partiu para as fronteiras a fim de travar uma guerra contra as populações indígenas. Seus apoiadores realizaram em 1835 um golpe de Estado em Buenos Aires e pediram para que ele retornasse mais uma vez como governador. Rosas restabeleceu sua ditadura e formou a Mazorca, uma polícia armada repressiva que matou centenas de civis. As eleições acabaram tornando-se farsas e os poderes legislativo e judiciário foram transformados em instrumentos de sua vontade.


 ver · editar Biografia selecionada/3


Portal:Argentina/Biografia selecionada/3

Eduardo Alberto Duhalde (Pronúncia espanhola: [eˈðwardo alˈβerto ˈðwalde]; Lomas de Zamora, 5 de outubro de 1941) é um advogado e político argentino que serviu como presidente de seu país de 2002 a 2003. Nascido na Grande Buenos Aires, foi eleito para a legislatura local e nomeado prefeito em 1973. Foi deposto durante o golpe de Estado de 1976 e eleito novamente quando a democracia foi restaurada em 1983. Foi o vice-presidente da Argentina de 1989 a 1991, no governo de Carlos Menem.

Duhalde renunciou como vice-presidente e foi eleito governador da província de Buenos Aires em 1991, sendo reeleito em 1995. Concorreu à presidência em 1999, mas foi derrotado por Fernando de la Rúa. De la Rúa em meio aos protestos de dezembro de 2001, e o Congresso nomeou o governador da província de San Luis, Adolfo Rodríguez Saá, como presidente. Quando Rodríguez Saá também renunciou, o Congresso nomeou Duhalde. Durante seu mandato, uma enorme desvalorização da moeda e um aumento da taxa de câmbio levaram a uma recuperação gradual. Duhalde apoiou, de forma bem-sucedida, o obscuro candidato Néstor Kirchner contra Menem, que tentou um novo mandato presidencial. Teve disputas políticas com Kirchner nos últimos anos e está em grande parte aposentado da política desde a sua derrota na eleição presidencial de 2011.


 ver · editar Biografia selecionada/4


Portal:Argentina/Biografia selecionada/4

Alfredo Di Stéfano Laulhé (Buenos Aires, 4 de julho de 1926Madrid, 7 de julho de 2014) foi um futebolista e treinador argentino, que, além de ter jogado pela Seleção Argentina, jogou também pela Seleção Espanhola. É considerado um dos maiores futebolistas de todos os tempos.

Era considerado um jogador brilhante, um dos melhores de todos os tempos para a imprensa mundial. Sua velocidade e a cor dos cabelos lhe renderiam a alcunha de "La Saeta Rubia" ("A Flecha Loira"). Foi de 2000 a 2014 o presidente honorário do Real Madrid, clube cuja história de sucesso confunde-se com a dele: foi com ele em campo que o Real tornou-se o maior vencedor da cidade de Madrid, da Espanha e da Europa. Foi responsável também por alimentar a rivalidade com o Barcelona, que não tinha a mesma expressão. Ele foi presidente honorário também da UEFA, desde 2008.


 ver · editar Biografia selecionada/5


Portal:Argentina/Biografia selecionada/5

Adolfo Rodríguez Saá (San Luis, 25 de julho de 1947) é um advogado e político argentino. Nascido em uma família que foi muito influente na história da província de San Luis, tornou-se governador em 1983, após o fim do Processo de Reorganização Nacional da ditadura militar. Permaneceu no cargo até 2001, sendo reeleito em sucessivas eleições.

O presidente Fernando de la Rúa renunciou em meio aos protestos de dezembro de 2001, e o Congresso nomeou Rodriguez Saá como presidente da Argentina. Em resposta para a grande depressão argentina de 1998-2002, declarou o maior incumprimento fiscal de que havia registro e renunciou poucos dias depois em meio a agitação civil. O Congresso nomeou um novo presidente, Eduardo Duhalde, que completou o mandato de de la Rúa. Desde 2005, Rodriguez Saá é senador por San Luis. Também concorreu, sem sucesso, à presidência do país em 2003 e 2015.


 ver · editar Biografia selecionada/6


Portal:Argentina/Biografia selecionada/6

Juan José Castelli (Buenos Aires, 19 de julho de 1764 – Buenos Aires, 12 de outubro de 1812) foi um advogado argentino. Castelli foi um dos líderes da Revolução de Maio, que iniciou a Guerra da Independência da Argentina. Também liderou uma malfadada campanha militar no Alto Peru.

Castelli estudou no Colégio Real de San Carlos, em Buenos Aires, e no Colégio Monserrat, na cidade de Córdoba. Graduou-se como advogado pela Universidade de Charcas, no Alto Peru. Seu primo, Manuel Belgrano, apresentou-o à administração pública do Vice-Reino do Rio da Prata. Junto com Belgrano, Nicolás Rodríguez Peña e Hipólito Vieytes, Castelli planejou uma revolução para substituir a monarquia absolutista pelas novas ideias do Iluminismo. Ele liderou os patriotas de Buenos Aires durante a Revolução de Maio, que terminou com a remoção do vice-rei Baltasar Hidalgo de Cisneros do poder. Ficou conhecido como o "Presidente da Revolução" por seu discurso durante o cabildo aberto realizado em Buenos Aires em 22 de maio de 1810.


 ver · editar Biografia selecionada/7


Portal:Argentina/Biografia selecionada/7

Em sua volta ao San Lorenzo, já veterano.
Em sua volta ao San Lorenzo, já veterano.

Narciso Horacio Doval (Buenos Aires, 4 de janeiro de 1944 - Buenos Aires, 12 de outubro de 1991) foi um futebolista argentino naturalizado brasileiro. Fez sucesso nos rivais Flamengo e Fluminense, sendo admirado por todas as torcidas cariocas. Os dois times que defendeu em seu país natal, San Lorenzo (com o qual é mais identificado na Argentina) e Huracán, curiosamente, também são rivais. Foi descrito como o "argentino mais carioca que existiu" - e, de fato, chegou a ser diplomado como cidadão carioca honorário. "Doval é para o Rio de Janeiro o que Pelé é para o Brasil" foi outro comentário, feito por Manolo Eppelbaum, compatriota que trabalhava como correspondente do jornal argentino Clarín no Brasil.

Fazia sucesso com o público masculino por seu futebol e, com o feminino, pela sua fisionomia de galã. No campo, dosava velocidade e potência em doses iguais, demonstrando também força, valentia, agressividade e fôlego: cansava seus marcadores intercalando piques com paradas em suas investidas pelo ataque, conseguindo assim passar pelas defesas ou cavar faltas para Zico ou Rivellino cobrarem. Oportunista, costumava também antecipar-se aos zagueiros, sendo ainda bom cabeceador.


 ver · editar Biografia selecionada/8


Portal:Argentina/Biografia selecionada/8

Néstor Carlos Kirchner (Pronúncia espanhola: [ˈnestoɾ ˈkaɾlos ˈkiɾʃneɾ]; Río Gallegos, 25 de fevereiro de 1950 — El Calafate, 27 de outubro de 2010) foi um advogado e político argentino, que serviu como presidente de seu país de 2003 a 2007 e governador de Santa Cruz de 1991 a 2003. Ideologicamente peronista e social-democrata, também foi presidente do Partido Justicialista entre 2008 e 2010, e sua abordagem política foi caracterizada como Kirchnerismo.

Kirchner estudou direito na Universidade Nacional de La Plata. Nesta época, conheceu e se casou com Cristina Fernández, com quem voltou para Río Gallegos após a formatura e abriu um escritório de advocacia. Kirchner concorreu para prefeito de Río Gallegos em 1987 e para governador de Santa Cruz em 1991. Foi reeleito governador em 1995 e 1999 devido a uma alteração da constituição provincial. Kirchner tomou partido do governador da província de Buenos Aires, Eduardo Duhalde, contra o presidente Carlos Menem. Embora Duhalde tenha perdido a eleição presidencial de 1999, ele foi nomeado presidente pelo Congresso quando os presidentes anteriores Fernando de la Rúa e Adolfo Rodríguez Saá renunciaram em meio aos protestos de dezembro de 2001. Duhalde sugeriu que Kirchner concorresse à presidência em 2003, com o objetivo de evitar o retorno de Menem ao cargo. Menem ganhou uma pluralidade de votos no primeiro turno da eleição presidencial, mas, temendo que perderia no turno, abandou a disputa, fazendo com que Kirchner se tornasse presidente.