Portal:Arquitetura e urbanismo/Artigo bom/Arquivo/Termas de Zeuxipo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mapa do complexo do Grande Palácio de Constantinopla; segundo este mapa, as Termas de Zeuxipo ocupavam o que é atualmente o jardim entre a Basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul

As Termas de Zeuxipo foram banhos públicos populares na cidade de Constantinopla, a capital do Império Bizantino. Elas foram construídas entre 100 e 200, destruídas na Revolta de Nika em 532 e reconstruídas vários anos depois. Foram assim chamadas pois foram construídas sobre o sítio onde um templo de Júpiter (Zeus) tinha anteriormente existido. As termas foram famosas principalmente por muitas estátuas que a adornavam, e as figuras famosas que elas representavam.

Descrição
As termas originais foram fundadas e construídas por Sétimo Severo (r. 193–211), e decoradas sob Constantino (r. 306–337). Eram adornados com numerosos mosaicos e mais de 80 estátuas, a maioria de figuras históricas, como Homero, Hesíodo, Platão, Aristóteles, Júlio César, Demóstenes, Ésquines e Virgílio, bem como de figuras de deuses e heróis mitológicos. Estas estátuas foram retiradas de vários locais do mundo, incluindo regiões tais como Roma, Grécia e Ásia Menor. As termas seguiram uma tendência da arquitetura do período; lugares como o palácio do senado, os fóruns da cidade, e o Palácio de Lauso foram todos adornados com estátuas similares, de heróis (mitológicos ou não), figuras históricas e pessoas poderosas, tornando-se parte de uma forma contemporânea de arquitetura artística.

A popularidade das termas de Zeuxipo era muito grande entre os cidadãos, apesar do grande número de termas que estavam disponíveis para acesso público naquele tempo em Constantinopla e, portanto, existia grande concorrência naquela área comercial. Com uma taxa relativamente pequena, a entrada poderia ser adquirida por qualquer pessoa. Enquanto a área era, obviamente, usada principalmente para banhos públicos, os frequentadores podiam desfrutar de uma variedade de atividades recreativas. Funcionários eram pagos para supervisionar essas atividades, e os acontecimentos do complexo, fazendo cumprir a abertura, fechamento e as regras de conduta.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter