Portal:Automobilismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Motorsport stub.svg Bem-vindo ao Portal do Automobilismo


 ver·editar Automobilismo
Sebastian Vettel 2010 Britain.jpg

O automobilismo é um esporte relacionado à competição com automóveis. As corridas de automóveis começaram a ser disputada quase imediatamente após a construção dos primeiros carros movidos a gasolina influenciadas pelas já populares corridas de carroça.

Em 1894, foi organizada a primeira competição na França pela revista parisiense Le Petit Journal. Era, na verdade, um teste de confiabilidade para determinar o melhor desempenho.[1] No ano seguinte realizou-se a primeira corrida propriamente dita, que tinha um trajeto de 1.178 quilômetros e 46 competidores.[2]

Devido a grande quantidade de acidentes que as corridas de rua causavam notou-se que era mais seguro se realiza-las em espaços fechados, muitos desses espaços eram os hipódromos utilizados para corridas de cavalos. Nos Estados Unidos baseados no formato oval dos hipódromos é construído o Milwaukee Mile, considerado o primeiro autódromo do mundo. Em 1907 é construído o oval de Brooklands na Inglaterra que foi o primeiro circuito feito especialmente para corridas de carros. Em 1909 é construído o lendário Circuito de Indianapolis os Estados Unidos.

 ver·editar Categoria ou modalidade selecionada
JustinWilsonCar2008.jpg

A IndyCar Series, conhecida no Brasil como Fórmula Indy, é a principal categoria da IndyCar. Foi fundada por Tony George, proprietário do Circuito de Indianápolis, começando em 1996 após a separação da CART. Na época George alegava que estava criando a nova categoria, e levando a principal prova, as 500 Milhas de Indianápolis, para preservar a tradição norte-americana das prova em circuitos ovais. Em 2008, a Indy Racing League e a Champ Car acabaram sendo reunificadas devido a sérios problemas financeiros da Champ Car.

A categoria guarda grandes similaridades com a Fórmula 1, principalmente no que tange à silhueta dos carros. Do início até meados da década de 1990, a categoria teve a presença de inúmeros ícones do automobilismo mundial, como Michael Andretti, Emerson Fittipaldi, Nigel Mansell, Nelson Piquet, dentre outros.

 ver·editar Biografia selecionada
Danica Patrick at the 2008 Tribeca Film Festival.JPG

Danica Sue Patrick é uma piloto de automóveis estadunidense que compete na IndyCar Series e na NASCAR Nationwide Series. Em 2005 ela tornou-se a segunda mulher a conquistar uma pole position na Fórmula Indy, foi indicada a estreante do ano nas 500 Milhas de Indianápolis e na temporada da IndyCar. Em 2008 tornou-se a primeira mulher a conquistar vitória na categoria ao vencer o Indy Japan 300. No ano seguinte foi a primeira mulher a subir ao pódio nas 500 Milhas de Indianápolis ao completar a corrida em terceiro lugar. Em 2010 Patrick passou a disputar paralelamente a NASCAR Nationwide Series pela equipe JR Motorsports, e na temporada seguinte obteve o melhor resultado de uma mulher na categoria com um quinto lugar.

 ver·editar Artigo selecionado
Indy 500.jpg

A 500 Milhas de Indianápolis é uma das provas mais tradicionais do automobilismo internacional. A corrida é realizada no Circuito Internacional de Indianápolis, nos EUA, e foi disputada pela primeira vez em 1911. Atualmente faz parte do calendário da IndyCar Series. Na prova, os carros andam 500 milhas — 805 km — no traçado oval do circuito. É realizada sempre no final do mês de maio em data próxima ao Memorial Day. Seu grid de largada é composto, tradicionalmente, por 33 carros. A corrida fez parte do Mundial de Fórmula 1 de 1950 a 1960 e também da CART. O prêmio dado vencedor da prova é de 1 milhão de dólares.

 ver·editar Imagens selecionadas
 ver·editar Portais relacionados