Portal:Automobilismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Motorsport stub.svg Bem-vindo ao Portal do Automobilismo


 ver · editar Automobilismo
Sebastian Vettel 2010 Britain.jpg

O automobilismo é um esporte relacionado à competição com automóveis. As corridas de automóveis começaram a ser disputada quase imediatamente após a construção dos primeiros carros movidos a gasolina influenciadas pelas já populares corridas de carroça.

Em 1894, foi organizada a primeira competição na França pela revista parisiense Le Petit Journal. Era, na verdade, um teste de confiabilidade para determinar o melhor desempenho.[1] No ano seguinte realizou-se a primeira corrida propriamente dita, que tinha um trajeto de 1.178 quilômetros e 46 competidores.[2]

Devido a grande quantidade de acidentes que as corridas de rua causavam notou-se que era mais seguro se realiza-las em espaços fechados, muitos desses espaços eram os hipódromos utilizados para corridas de cavalos. Nos Estados Unidos baseados no formato oval dos hipódromos é construído o Milwaukee Mile, considerado o primeiro autódromo do mundo. Em 1907 é construído o oval de Brooklands na Inglaterra que foi o primeiro circuito feito especialmente para corridas de carros. Em 1909 é construído o lendário Circuito de Indianapolis os Estados Unidos.

 ver · editar Categoria ou modalidade selecionada
JustinWilsonCar2008.jpg

A IndyCar Series, conhecida no Brasil como Fórmula Indy, é a principal categoria da IndyCar. Foi fundada por Tony George, proprietário do Circuito de Indianápolis, começando em 1996 após a separação da CART. Na época George alegava que estava criando a nova categoria, e levando a principal prova, as 500 Milhas de Indianápolis, para preservar a tradição norte-americana das prova em circuitos ovais. Em 2008, a Indy Racing League e a Champ Car acabaram sendo reunificadas devido a sérios problemas financeiros da Champ Car.

A categoria guarda grandes similaridades com a Fórmula 1, principalmente no que tange à silhueta dos carros. Do início até meados da década de 1990, a categoria teve a presença de inúmeros ícones do automobilismo mundial, como Michael Andretti, Emerson Fittipaldi, Nigel Mansell, Nelson Piquet, dentre outros.

 ver · editar Biografia selecionada
LewisHamilton 2 2007 amk.jpg

Lewis Hamilton é um piloto de automóveis britânico. Foi campeão da Fórmula 3 Europeia em 2005 e da GP2 Series em 2006. No fim do mesmo ano foi anunciado como piloto oficial da McLaren para a temporada seguinte da Fórmula 1 tornando-se o primeiro negro a pilotar um carro e disputar corridas na categoria. Participou ativamente da disputa pelo título já na estreia, entretanto, após cometer erros durante a temporada e ter problemas com o então companheiro, Fernando Alonso, perdeu o titulo na última corrida para o finlandês Kimi Räikkönen. No ano seguinte, Lewis sagrou-se campeão, sendo o primeiro negro a fazê-lo. Também é o primeiro negro a conquistar pole positions e vitórias na categoria.

 ver · editar Artigo selecionado
Felipe Massa Jerez Mar 2009 4170a.jpg

Scuderia Ferrari é uma equipe de automobilismo da montadora italiana Ferrari que compete no campeonato da Fórmula 1 desde sua criação. É a equipe mais antiga em atividade na categoria.

Foi fundada em 1929 por Enzo Ferrari e apareceu com destaque no cenário automobilístico europeus após o fim da II Guerra Mundial. O time se juntou ao Mundial de Fórmula 1 no primeiro ano de sua existência, 1950. José Froilán González deu a primeira vitória à equipe no Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 1951 e Alberto Ascari o primeiro título. A equipe já conquistou 16 títulos de construtores e 15 de pilotos.

 ver · editar Imagens selecionadas
 ver · editar Portais relacionados