Portal:Automobilismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Motorsport stub.svg Bem-vindo ao Portal do Automobilismo


 ver·editar Automobilismo
Sebastian Vettel 2010 Britain.jpg

O automobilismo é um esporte relacionado à competição com automóveis. As corridas de automóveis começaram a ser disputada quase imediatamente após a construção dos primeiros carros movidos a gasolina influenciadas pelas já populares corridas de carroça.

Em 1894, foi organizada a primeira competição na França pela revista parisiense Le Petit Journal. Era, na verdade, um teste de confiabilidade para determinar o melhor desempenho.[1] No ano seguinte realizou-se a primeira corrida propriamente dita, que tinha um trajeto de 1.178 quilômetros e 46 competidores.[2]

Devido a grande quantidade de acidentes que as corridas de rua causavam notou-se que era mais seguro se realiza-las em espaços fechados, muitos desses espaços eram os hipódromos utilizados para corridas de cavalos. Nos Estados Unidos baseados no formato oval dos hipódromos é construído o Milwaukee Mile, considerado o primeiro autódromo do mundo. Em 1907 é construído o oval de Brooklands na Inglaterra que foi o primeiro circuito feito especialmente para corridas de carros. Em 1909 é construído o lendário Circuito de Indianapolis os Estados Unidos.

 ver·editar Categoria ou modalidade selecionada
Stock Car V8 light Brasil 2006 Curitiba.jpg

A Stock Car Brasil, conhecida também como Campeonato Brasileiro de Stock Car é uma modalidade de automobilismo do Brasil criado em 1979. Atualmente tem três divisões: Stock Car V8, a categoria principal; Copa Chevrolet Montana, uma das categorias de acesso; e a Mini Challenge.

A categoria principal está presente desde a fundação da modalidade no Brasil em 1979. Seus carros contam atualmente com motores de 480 HP. A Copa Chevrolet Montana foi criada em 2010 com a fusão da Stock Car Light e da Pick-Up Racing. No mesmo ano foi o Mini Challenge a fim de substituir a Stock Jr.

 ver·editar Biografia selecionada
Danica Patrick at the 2008 Tribeca Film Festival.JPG

Danica Sue Patrick é uma piloto de automóveis estadunidense que compete na IndyCar Series e na NASCAR Nationwide Series. Em 2005 ela tornou-se a segunda mulher a conquistar uma pole position na Fórmula Indy, foi indicada a estreante do ano nas 500 Milhas de Indianápolis e na temporada da IndyCar. Em 2008 tornou-se a primeira mulher a conquistar vitória na categoria ao vencer o Indy Japan 300. No ano seguinte foi a primeira mulher a subir ao pódio nas 500 Milhas de Indianápolis ao completar a corrida em terceiro lugar. Em 2010 Patrick passou a disputar paralelamente a NASCAR Nationwide Series pela equipe JR Motorsports, e na temporada seguinte obteve o melhor resultado de uma mulher na categoria com um quinto lugar.

 ver·editar Artigo selecionado
Indy 500.jpg

A 500 Milhas de Indianápolis é uma das provas mais tradicionais do automobilismo internacional. A corrida é realizada no Circuito Internacional de Indianápolis, nos EUA, e foi disputada pela primeira vez em 1911. Atualmente faz parte do calendário da IndyCar Series. Na prova, os carros andam 500 milhas — 805 km — no traçado oval do circuito. É realizada sempre no final do mês de maio em data próxima ao Memorial Day. Seu grid de largada é composto, tradicionalmente, por 33 carros. A corrida fez parte do Mundial de Fórmula 1 de 1950 a 1960 e também da CART. O prêmio dado vencedor da prova é de 1 milhão de dólares.

 ver·editar Imagens selecionadas


 ver·editar Portais relacionados