Portal:Automobilismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Motorsport stub.svg Bem-vindo ao Portal do Automobilismo


 ver·editar Automobilismo
Sebastian Vettel 2010 Britain.jpg

O automobilismo é um esporte relacionado à competição com automóveis. As corridas de automóveis começaram a ser disputada quase imediatamente após a construção dos primeiros carros movidos a gasolina influenciadas pelas já populares corridas de carroça.

Em 1894, foi organizada a primeira competição na França pela revista parisiense Le Petit Journal. Era, na verdade, um teste de confiabilidade para determinar o melhor desempenho.[1] No ano seguinte realizou-se a primeira corrida propriamente dita, que tinha um trajeto de 1.178 quilômetros e 46 competidores.[2]

Devido a grande quantidade de acidentes que as corridas de rua causavam notou-se que era mais seguro se realiza-las em espaços fechados, muitos desses espaços eram os hipódromos utilizados para corridas de cavalos. Nos Estados Unidos baseados no formato oval dos hipódromos é construído o Milwaukee Mile, considerado o primeiro autódromo do mundo. Em 1907 é construído o oval de Brooklands na Inglaterra que foi o primeiro circuito feito especialmente para corridas de carros. Em 1909 é construído o lendário Circuito de Indianapolis os Estados Unidos.

 ver·editar Categoria ou modalidade selecionada
David Coulthard USA 2006.jpg

A Fórmula 1 é a mais popular categoria de automobilismo mundial no início do século XXI. Ela tem o objetivo de ser a categoria mais avançada do esporte a motor. É regulamentada pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), com sede em Paris. Ao contrário do que muitos acreditam, o registro oficial da categoria consta como Fórmula Um, com o numeral escrito por extenso, mas também se aceita o uso do 1 e do algarismo romano I.

O campeonato mundial de Fórmula 1 se originou com as corridas de Grandes Prêmios disputadas na Europa, desde antes da Segunda Guerra Mundial. Com a guerra as corridas cessaram e só retornariam em 1950. Nesse ano foi instituído o campeonato de Fórmula 1, que teria regularidade anual.

Ao longo de sua história houve enormes mudanças na categoria, tanto no que diz respeito aos carros como no que toca os circuitos, regras e segurança. Por diversas vezes regras foram alteradas com a finalidade de aumentar a segurança e a competitividade nas pistas. Também foram feitas diversas alterações em circuitos, como melhorias nos guard-rails, nas áreas de escape, colocação de chicanes.

 ver·editar Biografia selecionada
LewisHamilton 2 2007 amk.jpg

Lewis Hamilton é um piloto de automóveis britânico. Foi campeão da Fórmula 3 Europeia em 2005 e da GP2 Series em 2006. No fim do mesmo ano foi anunciado como piloto oficial da McLaren para a temporada seguinte da Fórmula 1 tornando-se o primeiro negro a pilotar um carro e disputar corridas na categoria. Participou ativamente da disputa pelo título já na estreia, entretanto, após cometer erros durante a temporada e ter problemas com o então companheiro, Fernando Alonso, perdeu o titulo na última corrida para o finlandês Kimi Räikkönen. No ano seguinte, Lewis sagrou-se campeão, sendo o primeiro negro a fazê-lo. Também é o primeiro negro a conquistar pole positions e vitórias na categoria.

 ver·editar Artigo selecionado
Felipe Massa Jerez Mar 2009 4170a.jpg

Scuderia Ferrari é uma equipe de automobilismo da montadora italiana Ferrari que compete no campeonato da Fórmula 1 desde sua criação. É a equipe mais antiga em atividade na categoria.

Foi fundada em 1929 por Enzo Ferrari e apareceu com destaque no cenário automobilístico europeus após o fim da II Guerra Mundial. O time se juntou ao Mundial de Fórmula 1 no primeiro ano de sua existência, 1950. José Froilán González deu a primeira vitória à equipe no Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 1951 e Alberto Ascari o primeiro título. A equipe já conquistou 16 títulos de construtores e 15 de pilotos.

 ver·editar Imagens selecionadas


 ver·editar Portais relacionados