Portal:Automobilismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Motorsport stub.svg Bem-vindo ao Portal do Automobilismo


 ver · editar Automobilismo


Sebastian Vettel 2010 Britain.jpg

O automobilismo é um esporte relacionado à competição com automóveis. As corridas de automóveis começaram a ser disputada quase imediatamente após a construção dos primeiros carros movidos a gasolina influenciadas pelas já populares corridas de carroça.

Em 1894, foi organizada a primeira competição na França pela revista parisiense Le Petit Journal. Era, na verdade, um teste de confiabilidade para determinar o melhor desempenho.[1] No ano seguinte realizou-se a primeira corrida propriamente dita, que tinha um trajeto de 1.178 quilômetros e 46 competidores.[2]

Devido a grande quantidade de acidentes que as corridas de rua causavam notou-se que era mais seguro se realiza-las em espaços fechados, muitos desses espaços eram os hipódromos utilizados para corridas de cavalos. Nos Estados Unidos baseados no formato oval dos hipódromos é construído o Milwaukee Mile, considerado o primeiro autódromo do mundo. Em 1907 é construído o oval de Brooklands na Inglaterra que foi o primeiro circuito feito especialmente para corridas de carros. Em 1909 é construído o lendário Circuito de Indianapolis os Estados Unidos.

 ver · editar Categoria ou modalidade selecionada


JustinWilsonCar2008.jpg

A IndyCar Series, conhecida no Brasil como Fórmula Indy, é a principal categoria da IndyCar. Foi fundada por Tony George, proprietário do Circuito de Indianápolis, começando em 1996 após a separação da CART. Na época George alegava que estava criando a nova categoria, e levando a principal prova, as 500 Milhas de Indianápolis, para preservar a tradição norte-americana das prova em circuitos ovais. Em 2008, a Indy Racing League e a Champ Car acabaram sendo reunificadas devido a sérios problemas financeiros da Champ Car.

A categoria guarda grandes similaridades com a Fórmula 1, principalmente no que tange à silhueta dos carros. Do início até meados da década de 1990, a categoria teve a presença de inúmeros ícones do automobilismo mundial, como Michael Andretti, Emerson Fittipaldi, Nigel Mansell, Nelson Piquet, dentre outros.

 ver · editar Biografia selecionada


Michael Schumacher 2010 Malaysia.jpg

Michael Schumacher é um piloto de automóveis alemão, sete vezes campeão da principal categoria do automobilismo mundial, e de acordo com o site oficial da Fórmula 1, Schumacher é “estatisticamente o maior piloto de todos os tempos da Fórmula 1”, detém inúmeros recordes, incluindo voltas mais rápidas, maior número de campeonatos, vitórias, pole positions, pontos marcados e mais corridas ganhas em uma única temporada. Em 2002 ele se tornou o único piloto na categoria a terminar entre os três primeiros todas as corridas da temporada. É, também, um dos mais polêmicos pilotos da história categoria, sendo o que mais sofreu punições em todos os tempos.

 ver · editar Artigo selecionado


BuschSeriesFieldAtTexasApril2007.jpg

A National Association for Stock Car Auto Racing, mais conhecida por sua sigla NASCAR, é uma associação automobilística estadunidense que controla os campeonatos de stock car do país. A associação organiza três grandes divisões nacionais, a principal Sprint Cup Series, a Nationwide Series e a Camping World Truck Series, entre outras divisões regionais. A NASCAR foi fundada em 21 de fevereiro de 1948 por William France e Ed Otto, está sediada na cidade de Daytona Beach, onde também se localiza o principal circuito norte-americano, o Daytona International Speedway.

 ver · editar Imagens selecionadas


Arquivo »
 ver · editar Portais relacionados