Portal:Automobilismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Motorsport stub.svg Bem-vindo ao Portal do Automobilismo


 ver·editar Automobilismo
Sebastian Vettel 2010 Britain.jpg

O automobilismo é um esporte relacionado à competição com automóveis. As corridas de automóveis começaram a ser disputada quase imediatamente após a construção dos primeiros carros movidos a gasolina influenciadas pelas já populares corridas de carroça.

Em 1894, foi organizada a primeira competição na França pela revista parisiense Le Petit Journal. Era, na verdade, um teste de confiabilidade para determinar o melhor desempenho.[1] No ano seguinte realizou-se a primeira corrida propriamente dita, que tinha um trajeto de 1.178 quilômetros e 46 competidores.[2]

Devido a grande quantidade de acidentes que as corridas de rua causavam notou-se que era mais seguro se realiza-las em espaços fechados, muitos desses espaços eram os hipódromos utilizados para corridas de cavalos. Nos Estados Unidos baseados no formato oval dos hipódromos é construído o Milwaukee Mile, considerado o primeiro autódromo do mundo. Em 1907 é construído o oval de Brooklands na Inglaterra que foi o primeiro circuito feito especialmente para corridas de carros. Em 1909 é construído o lendário Circuito de Indianapolis os Estados Unidos.

 ver·editar Categoria ou modalidade selecionada
NASCAR practice.jpg

Sprint Cup Series é a principal divisão da NASCAR. A categoria já teve outros nomes, sendo eles: Strictly Stock, Grand National, Winston Cup e Nextel Cup.

O primeiro campeonato da NASCAR foi disputado em 1959 sob o nome de Strictly Stock. Ocorreram apenas oito provas e o piloto Red Byron sagrou-se campeão. No ano seguinte ainda havia apenas uma divisão, que mudou seu nome para Grand National. Nome este que, mais tarde, seria dado a outra divisão, a Busch Series. A categoria veio a mudar de nome novamente em 1972, quando recebia patrocínio de uma indústria tabagista, e adotou o nome de Winston Cup, permanecendo com este mesmo nome até 2003. No ano de 2004, uma empresa de telefonia móvel patrocinaria a categoria que passou a se chamar Nextel Cup e contar com 36 provas em seu calendário. Entretanto, a companhia Nextel foi comprada por outra companhia do mesmo ramo, a Sprint, e, a partir da temporada 2008, a passou a se chamar Sprint Cup. Entretanto nenhuma alteração foi feita em termos de calendário.

 ver·editar Biografia selecionada
Michael Schumacher 2010 Malaysia.jpg

Michael Schumacher é um piloto de automóveis alemão, sete vezes campeão da principal categoria do automobilismo mundial, e de acordo com o site oficial da Fórmula 1, Schumacher é “estatisticamente o maior piloto de todos os tempos da Fórmula 1”, detém inúmeros recordes, incluindo voltas mais rápidas, maior número de campeonatos, vitórias, pole positions, pontos marcados e mais corridas ganhas em uma única temporada. Em 2002 ele se tornou o único piloto na categoria a terminar entre os três primeiros todas as corridas da temporada. É, também, um dos mais polêmicos pilotos da história categoria, sendo o que mais sofreu punições em todos os tempos.

 ver·editar Artigo selecionado
BuschSeriesFieldAtTexasApril2007.jpg

A National Association for Stock Car Auto Racing, mais conhecida por sua sigla NASCAR, é uma associação automobilística estadunidense que controla os campeonatos de stock car do país. A associação organiza três grandes divisões nacionais, a principal Sprint Cup Series, a Nationwide Series e a Camping World Truck Series, entre outras divisões regionais. A NASCAR foi fundada em 21 de fevereiro de 1948 por William France e Ed Otto, está sediada na cidade de Daytona Beach, onde também se localiza o principal circuito norte-americano, o Daytona International Speedway.

 ver·editar Imagens selecionadas


 ver·editar Portais relacionados