Portal:Azerbaijão/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Azerbaijão (pronunciado em português europeu[ɐzɨɾbɐjˈʒɐ̃w̃]; pronunciado em português brasileiro[azeɾbajˈʒɐ̃w̃] / [azeɦbajˈʒɐ̃w̃]; em azerbaijanês: Azərbaycan, pronunciado: [ɑzærbɑjdʒɑn]), oficialmente República do Azerbaijão, é um país transcontinental na região do Cáucaso, situado no cruzamento entre o Leste Europeu e o Sudoeste Asiático. É delimitado pelo Mar Cáspio ao leste, a Rússia ao norte, a Geórgia a noroeste, Armênia no oeste e o Irã ao sul. O exclave de Naquichevão é delimitado pela Armênia a norte e leste, Irã ao sul e oeste, além de possuir uma pequena borda com a Turquia a noroeste.

A República Democrática do Azerbaijão proclamou sua independência em 1918 e tornou-se a primeira república democrática cuja população é composta majoritariamente por muçulmanos e, ao mesmo tempo, secular. Além disso, foi a primeira nação de maioria muçulmana após o Egito a contar com óperas, teatros e universidades modernas. O país foi incorporado à União Soviética em 1920 como a República Socialista Soviética do Azerbaijão, e proclamou sua independência em outubro de 1991, antes da dissolução da união. Mais cedo, em setembro daquele ano, a disputada região de Nagorno-Karabakh reafirmou sua disposição em se tornar um estado independente, como a República do Nagorno-Karabakh (atual República de Artsaque). A região, efetivamente independente desde o início da Guerra de Nagorno-Karabakh, é reconhecida internacionalmente como parte do Azerbaijão até que uma solução final para seu status seja encontrada.

A Constituição do Azerbaijão não declara uma religião oficial, e todas as forças políticas maiores no país são seculares, mas a maioria da população e alguns movimentos de oposição aderem ao xiismo. A nação possui um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), comparável ao de vários países do Leste Europeu. A região também apresenta altos níveis de desenvolvimento econômico e alfabetismo, além de um baixo nível de desemprego. No entanto, a corrupção é bastante difundida, especialmente no serviço público. A Assembleia Nacional aboliu os limites do mandato presidencial no controverso referendo de 2009. O partido dominante, o Partido do Novo Azerbaijão, já foi acusado de autoritarismo e abuso de direitos humanos.