Portal:Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(atualizar conteúdos)

Portal Brasil


Portal Brasil
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com o maior país da América Latina, o Brasil.
Palácio Rio Branco - Acre Praia de Pajuçara - Alagoas Rio Oiapoque - Amapá Teatro Amazonas - Amazonas Praia de Itapuã - Bahia Praia de Águas Belas - Ceará Palácio do Buriti - Distrito Federal Rio Santa Maria - Espírito Santo Parque Vaca Brava - Goiás Lençóis Maranhenses - Maranhão Pantanal - Mato Grosso Campo Grande (Mato Grosso do Sul)(Mato Grosso do Sul)- Mato Grosso do Sul Pico da bandeira - Minas Gerais
Rio Guamá - Pará Rio Mamanguape - Paraíba Rio Paraná - Paraná Praia de Boa Viagem - Pernambuco Praia Pedra do Sal, Delta do Parnaíba - Piauí Floresta da Tijuca - Rio de Janeiro Praia de Ponta Negra - Rio Grande do Norte Ruínas de São Miguel das Missões - Rio Grande do Sul Porto Velho - Rondônia Monte Roraima - Roraima Pico dos Marins - São Paulo Rio Uruguai - Santa Catarina Aeroporto de Palmas - Tocantins


Brasil

O Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, é uma república federativa presidencialista localizada na América do Sul, formada pela união de 26 estados federados e por um distrito federal, divididos em 5 570 municípios. Faz fronteira a norte com a Venezuela, com a Guiana, com o Suriname e com o departamento ultramarino da Guiana Francesa; ao sul, com o Uruguai; a sudoeste, com a Argentina e com o Paraguai; a oeste, com a Bolívia e com o Peru e, por fim a noroeste, com a Colômbia. Os únicos países sul-americanos que não têm uma fronteira comum com o Brasil são o Chile e o Equador. O país é banhado pelo oceano Atlântico ao longo de toda a sua costa norte, nordeste, sudeste e sul. Além do território continental, o Brasil possui alguns grandes grupos de ilhas oceânicas: os arquipélagos de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha e Trindade e Martim Vaz e um complexo de pequenas ilhas e corais chamado Atol das Rocas.

O território que atualmente forma o Brasil foi encontrado pelos espanhóis em 26 de janeiro de 1500, durante uma expedição comandada por Vicente Yáñez Pinzón, e achado pelos portugueses no dia 22 de abril do mesmo ano, em expedição liderada por Pedro Álvares Cabral. A região, então habitada por indígenas ameríndios divididos entre milhares de grupos étnicos e linguísticos diferentes, cabia a Portugal pelo Tratado de Tordesilhas, e tornou-se uma colônia do Império Português. Em 1815 se torna um reino unido com Portugal. O vínculo colonial foi, de fato, quebrado em 1808, quando a capital do reino foi transferida de Lisboa para o Rio de Janeiro, depois de tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte invadirem Portugal. A independência do país, proclamada por Dom Pedro I — o primeiro imperador do Brasil —, deu-se em 1822.

Com 8,52 milhões de quilômetros quadrados de área, equivalente a 47% do território sul-americano, e com cerca de 202 milhões de habitantes, o país possui a quinta maior área territorial do planeta e o quinto maior contingente populacional do mundo. O Brasil é o único país falante do português das Américas, além de ser a nação mais multicultural e etnicamente diversa do mundo, resultado da forte imigração vinda de muitos países.

A economia brasileira é a maior da América Latina e do Hemisfério Sul, a sétima maior do mundo por PIB nominal e a oitava maior por paridade de poder de compra. O Brasil é uma das principais economias com mais rápido crescimento econômico no mundo e as reformas econômicas deram ao país novo reconhecimento internacional, seja em âmbito regional ou global.

Artigo destacado aleatório

Bandeira do Rio Grande do Norte.svg
O Rio Grande do Norte é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte a leste, a Paraíba a sul e o Ceará a oeste. É dividido em 167 municípios e sua área total é de 52 796,791 km², o que equivale a 3,41% da área do Nordeste e a 0,62% da superfície do Brasil. A população do estado recenseada em 2010 foi de 3 168 027 habitantes, sendo o décimo sexto estado mais populoso do Brasil.

Devido à sua localização geográfica e à sua forma, o Rio Grande do Norte é conhecido como esquina do continente. Seu litoral, com uma extensão aproximada de 400 quilômetros, é um dos mais famosos do Brasil. Na economia, destaca-se o setor de serviços. Devido ao seu clima semiárido em parte do litoral norte, o Rio Grande do Norte é responsável pela produção de mais 95% do sal brasileiro.

Sua história se inicia a partir do povoamento do território brasileiro, quando houve uma onda de migrações para os Andes, depois para o Planalto do Brasil, a região Nordeste, até chegarem ao Rio Grande do Norte. Ao longo de sua história, seu território sofreu invasões de povos estrangeiros, sendo os principais os franceses e holandeses. Após ser subordinado pelo governo da Bahia, o Rio Grande do Norte passa a ser subordinado pela Capitania de Pernambuco. Em 1822, quando o Brasil conquistou sua independência do Império Português, o Rio Grande do Norte passaria a se tornar província e, com a queda da monarquia e a consequente proclamação da república, a província se transforma em um estado, tendo como primeiro governador Pedro de Albuquerque Maranhão. O único potiguar que ocupou a presidência da República Brasileira foi Café Filho, que sucedeu a Getúlio Vargas quando este se suicidou. Sua atual governadora é Rosalba Ciarlini, eleita no primeiro turno das eleições estaduais realizadas em 2010.

História

Passagem de Humaitá: episódio da guerra do Paraguai ocorrido em 1868.
A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido no continente americano. Estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870. É também chamada Guerra da Tríplice Aliança (Guerra de la Triple Alianza) na Argentina e Uruguai e de Grande Guerra, no Paraguai.

O conflito iniciou-se quando, temeroso de que a instabilidade política no Uruguai fosse prejudicar a estabilidade no recém-pacificado Rio Grande do Sul, o governo de Dom Pedro II, após um ultimato, resolveu interferir na política interna uruguaia. A reação militar paraguaia que se seguiu gerou então o desencadeamento da guerra.

O Paraguai, que antes da guerra atravessava uma fase marcada por grandes investimentos econômicos em áreas específicas, encontrava-se, então, sob o comando de um líder considerado pouco cauteloso e inexperiente, Francisco Solano López, que reagiu à interferência brasileira no Uruguai declarando guerra ao Brasil. Brasil, Argentina e Uruguai, aliados, derrotaram o Paraguai após cinco anos de lutas durante os quais o Brasil enviou mais de 160 mil homens à guerra.

Categorias

Projetos

Eventos recentes

Rompimento de barragem em Brumadinho

2 fevEleitos Davi Alcolumbre presidente do Senado Federal e demais membros da mesa diretora do primeiro biênio da 56.ª legislatura.

1 fevEleita primeira mesa diretora da 56.ª legislatura da Câmara dos Deputados, reconduzindo Rodrigo Maia à presidência.

25 janBarragem de rejeitos da Vale rompe-se (imagem) em Brumadinho, Minas Gerais, deixando mortos, desaparecidos e devastação ambiental.

2 janSérie de ataques por criminosos organizados ocorrem no Ceará.

1 janJair Bolsonaro toma posse como 38.º Presidente do Brasil e inicia seu governo.

Você sabia?

...que a exploração do pau-brasil teve início em Pernambuco, motivo pelo qual a árvore se chama "pau-de-pernambuco" em idiomas como o francês e o italiano?

...que a Constituição de 1988 é a oitava a reger o Brasil desde a sua Independência?

...que o Brasil é o quinto maior país do mundo com 8.515.767 km², e detém a sexta maior população e a oitava maior economia do planeta?

...que o Brasil é o país mais rico em água doce do planeta e que 13,7% de toda essa água no mundo está neste país?

...que a árvore mais velha do Brasil é um jequitibá-rosa com mais de 3 mil anos situado no Parque Estadual Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo?

Como colaborar!

Imagem selecionada

Wikimedia

Brasil no Wikinotícias     Brasil no Wikiquote     Brasil no Wikilivros     Brasil no Wikisource     Brasil no Wikcionário     Brasil na Wikiversidade     Brasil no Wikivoyage     Brasil no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/BrasilWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/BrasilWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/BrasilWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/BrasilWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/BrasilWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BrasilWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BrasilWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:BrasilCommons-logo.svg

Portais

Portais de Países e Regiões de Língua Oficial Portuguesa

Flag of Angola.svg
Flag of Brazil.svg
Flag of Cape Verde.svg
Flag of Guinea-Bissau.svg
Flag of Equatorial Guinea.svg
Flag of Macau.svg
Flag of Mozambique.svg
Flag of Portugal.svg
Flag of Sao Tome and Principe.svg
Flag of East Timor.svg
Angola Brasil Cabo Verde Guiné-Bissau Guiné Equatorial Macau Moçambique Portugal São Tomé e Príncipe Timor-Leste
Portais relacionados à América do Sul
Flag of Argentina.svg
Argentina
Flag of Bolivia.svg
Bolívia
Flag of Brazil.svg
Brasil
Flag of Chile.svg
Chile
Flag of Colombia.svg
Colômbia
Flag of Ecuador.svg
Equador
Flag of Guyana.svg
Guiana
Flag of Paraguay.svg
Paraguai
Flag of Peru.svg
Peru
Flag of Suriname.svg
Suriname
Flag of Uruguay.svg
Uruguai
Flag of Venezuela.svg
Venezuela