Portal:Brunei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem of Brunei.svg Bem vindo ao
Portal de
Brunei
Sultan Omar Ali Saifuddin Mosque 05.jpgRoyal Brunei Airlines 767.JPGWater Taxi Passenger.jpg


Brunei

Flag of Brunei.svg
Emblem of Brunei.svg
LocationBrunei.png

Brunei, oficialmente Estado do Brunei Darussalam ou Estado do Brunei Darussalã (em malaio برني دارسلام), é um pequeno sultanato localizado no sudeste asiático, na costa norte da ilha do Bornéu. Está dividido em dois territórios separados, embora muito próximos, apenas pela Baía do Brunei, ambos com costa a norte, aberto e limitado pelo mar da china meridional e rodeados pelos restantes lados por um território pertencente à Malásia, é completamente cercada pelo estado de Sarawak, na Malásia, e é separada em duas partes pelo distrito de Sarawak Limbang. É o único estado totalmente soberano na ilha de Bornéu, com o restante da ilha pertencente à Malásia e Indonésia. O território de Brunei abrange 5 765 quilômetros quadrados, possuindo como maior cidade e capital Bandar Seri Begawan. Está dividido em quatro subdivisões principais: Belait, Brunei e Muara, Temburong e Tutong, essas subdivisões são as regiões mais importantes do país.

Brunei foi colônia britânica, somente em 1977 foi obtida a independência do país, no entanto, sua oficialização ocorreu somente no dia 1º de janeiro de 1984. O processo de independência foi complicado, pois os britânicos exploravam desde 1929 as grandes reservas de petróleo e gás natural existentes na colônia, não querendo abdicar dessa riqueza mineral.

A principal atividade econômica desenvolvida em Brunei é a exploração dos recursos minerais, tendo o petróleo e o gás natural como os principais produtos de exportação. A exploração de grandes reservas de petróleo e gás natural garante ao país uma das maiores rendas per capita da Ásia.

Brunei tem o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano entre as nações do Sudeste Asiático depois de Singapura, e é classificado como um país desenvolvido. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), Brunei é classificado em 5 º no mundo em produto interno bruto per capita em paridade de poder aquisitivo. A revista Forbes também classificou Brunei como a quinta nação mais rica entre 182 nações, devido à sua extensa área de petróleo e de gás natural.


Artigo em destaque

Grande Mesquita de Omar Ali Saifuddin

Bandar Seri Begawan ou Bandar Seri Begauã (em Jawi: بندر سري بڬاوان [banda səˌri bəˈɡawan]) é a capital e maior cidade do sultanato de Brunei. É nela que toda a família real reside, junto ao conselho de ministros, que foi fundado em 2004, pelo sultão Hassanal Bolkiah.

A cidade é a capital, e centro financeiro do país. Bandar Seri Begawan também é a cidade mais populosa de Brunei, com aproximadamente 200 000 habitantes, e sua área metropolitana concentra cerca de 600 000 mil habitantes.


Você sabia…

Ferdinand Magellan.jpg

... que o Brunei foi visitado por Fernando de Magalhães (imagem) no ano de 1521, em uma de suas expedições marítimas, nessa época o Brunei já dominava toda a ilha do Bornéu?

... que desde junho de 2011 76% da população do Brunei vivem em áreas urbanas?

... que o brasão de armas do Brunei é também o simbolo oficial do Sultão e toda sua família real?

... que a família real de Brunei é uma das mais ricas da Ásia e possivelmente do mundo, sua fortuna de 40 bilhões de dólares segundo a Forbes incluí uma grande coleção de carros como Rolls Royce, Mercedes-Benz e Lamborghini, um Boeing 747-400 e um palácio real?

... que o Brunei é uma das últimas monarquias islâmicas da Ásia, e desde sua independência é governado por um sultão?


Mapa

Brunei regions map.png


Mapa de Brunei.

Imagem selecionada

Biografia selecionada

Hassanal Bolkiah.

Muda Hassanal Bolkiah (Bandar Seri Begawan, 21 de abril de 1946) é o atual sultão e primeiro ministro de Brunei desde 1° de agosto de 1968, sendo o monarca absoluto de Brunei. Filho e sucessor do sultão Omar III, é atualmente casado com Anak Saleha, rainha consorte de Brunei, desde 1968, e possui Al-Muhtadee Billah como filho e príncipe herdeiro. Chegou a ser considerado um dos homens mais ricos do mundo, porém, de um anos para hoje, sua fortuna drasticamente diminuiu de 40 bilhões para 10 bilhões por causa da má administração de seu irmão, o príncipe Gefri Bolkiah na Brunei Investiment Agency (BIA). Seu sucessor designado é seu filho mais velho, Al-Muhtadee Billah.


Categorias

WikiProjetos

Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

Demografia do Brunei
Geografia do Brunei

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:

Brunei


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Associados Wikimedia

Brunei no Wikinotícias     Brunei no Wikiquote     Brunei no Wikilivros     Brunei no Wikisource     Brunei no Wikcionário     Brunei na Wikiversidade     Brunei no Wikivoyage     Brunei no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/BruneiWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/BruneiWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/BruneiWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/BruneiWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/BruneiWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BruneiWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BruneiWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:BruneiCommons-logo.svg

Recarregar