Portal:Bulgária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Portal da Bulgária


Bulgária


Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com a Bulgária.


Bem vindo ao Portal da Bulgária!
Добре дошли в Българския портал!

Bandeira da Bulgária Coat of arms of Bulgaria (version by constitution).svg
Localização da Bulgária na Europa

Bulgária (em búlgaro: България), oficialmente República da Bulgária (em búlgaro: Република България), é um país dos Balcãs, limitado a norte pela Roménia, a leste pelo Mar Negro, a sul pela Turquia e pela Grécia e a oeste pela Macedónia e pela Sérvia. Sua capital é Sófia.

A história civilizada da Bulgária remonta a mais de seis milênios há um tempo pré-histórico e o interior de seu território assinala o nascimento na Europa e, possivelmente no mundo, da primeira cultura literária. Embora relativamente pequena em termos de território e população, a importante riqueza histórica contínua da Bulgária ao longo de eras cíclicas da ascensão, declínio e renascimento medieval rivaliza com países bem maiores e mais populosos como a China, a Índia e o Egito.

O Estado búlgaro moderno foi estabelecido primeiramente em 681 com a criação do Primeiro Império Búlgaro. Após a queda do império para o Império Bizantino em 1018, um segundo império ocuparia o seu lugar em 1185. O Segundo Império Búlgaro estabeleceu grande parte da herança búlgara que conhecemos hoje. O império seria completamente ocupado pelo Império Otomano em 1396 e cairia em 1422. O atual Estado búlgaro declarou a independência em 1878 e foi completamente separado do Império Otomano em 1908.

Parte do Bloco do Leste após a Segunda Guerra Mundial, a Bulgária é atualmente uma democracia, Estado unitário, república constitucional, e membro da União Europeia e da OTAN.


Artigos selecionados

Ruínas do Palácio de Omortague

O Palácio de Omortague ou Aul (Aula) de Omortague (em búlgaro: Аул на Омуртаг - Aul na Omurtag) é um sítio arqueológico localizado no nordeste da Bulgária, perto da vila de Han Krum na província de Shumen, e que remonta à Antiguidade Tardia e à Alta Idade Média. O sítio tem sido considerado como o local do forte e palácio de Omortague, kanasubigi do Primeiro Império Búlgaro entre 815 e 831, conforme menção na Inscrição de Chatalar de 822. Estruturas mais antigas nas redondezas do forte foram identificadas como sendo a sé episcopal ariana de um bispo gótico.


Sabia que?

Sofia-NHG-imagesfrombulgaria3.JPG

... que a Galeria de Arte Nacional da Bulgária (foto) ocupa o edifício neo-barroco do século XIX do antigo palácio real?

... que a Bulgária se tornou o país a introduzir o alfabeto cirílico na União Europeia aquando da sua adesão a essa organização em 1 de janeiro de 2007?

... que a maior parte dos búlgaros na Hungria descendem de jardineiros e outros profissionais que se estabeleceram no país antes da Primeira Guerra Mundial?

... que embora não tenha sido particularmente bem conhecida na Bulgária até o final do século XIX, a cerveja búlgara hoje é um das mais populares bebidas alcoólicas no país?


Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Bulgária na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.

Imagem selecionada

Ez bliznaka IMG 3786.jpg

Lago Twin, o maior dos Sete Lagos de Rila, que são um grupo de lagos de origem glacial (lagos glaciais), localizados nas montanhas de Rila no noroeste da Bulgária. Os lagos estão situados entre 2.100 e 2.500 metros de altitude acima do nível do mar. O Lago Twin é o maior com 9,1 ha.

Biografia selecionada

G danchov ivan asen.jpg

João Asen II (em búlgaro: Иван Асен II; transl.: Ivan Asen) foi o imperador da Bulgária entre 1218 e 1241. Filho de João Asen I (r. 1189–1196), é considerado um dos mais importantes monarcas búlgaros. Após derrubar e cegar seu primo Boril da Bulgária (r. 1207–1218) proclamou-se tsar. Conseguiu restaurar o Patriarcado da Bulgária em 1235, separando-o da Sé de Roma, cunhou as primeiras moedas búlgaras que não eram imitações de outras estrangeiras, suprimiu revoltas internas dos boiardos e expandiu o território búlgaro, em especial em 1230, quando derrotou Teodoro Comneno Ducas, déspota do Épiro. Demonstrou ainda habilidade diplomática firmando um tratado com Ragusa. Porém, sua política externa foi inconsistente, principalmente na relação da Bulgária com os impérios de Niceia e o Latino.


Categorias

Tópicos

Portais relacionados

Wikimedia

Bulgária no Wikinotícias     Bulgária no Wikiquote     Bulgária no Wikilivros     Bulgária no Wikisource     Bulgária no Wikcionário     Bulgária na Wikiversidade     Bulgária no Wikivoyage     Bulgária no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Bulg%C3%A1riaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Bulg%C3%A1riaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Bulg%C3%A1riaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Bulg%C3%A1riaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Bulg%C3%A1riaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Bulg%C3%A1riaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Bulg%C3%A1riaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Bulg%C3%A1riaCommons-logo.svg