Portal:Bulgária
Portal da Bulgária ![]()
Добре дошли в Българския портал!
Bulgária (em búlgaro: България), oficialmente República da Bulgária (em búlgaro: Република България), é um país dos Balcãs, limitado a norte pela Roménia, a leste pelo Mar Negro, a sul pela Turquia e pela Grécia e a oeste pela Macedónia e pela Sérvia. Sua capital é Sófia. A história civilizada da Bulgária remonta a mais de seis milênios há um tempo pré-histórico e o interior de seu território assinala o nascimento na Europa e, possivelmente no mundo, da primeira cultura literária. Embora relativamente pequena em termos de território e população, a importante riqueza histórica contínua da Bulgária ao longo de eras cíclicas da ascensão, declínio e renascimento medieval rivaliza com países bem maiores e mais populosos como a China, a Índia e o Egito. O Estado búlgaro moderno foi estabelecido primeiramente em 681 com a criação do Primeiro Império Búlgaro. Após a queda do império para o Império Bizantino em 1018, um segundo império ocuparia o seu lugar em 1185. O Segundo Império Búlgaro estabeleceu grande parte da herança búlgara que conhecemos hoje. O império seria completamente ocupado pelo Império Otomano em 1396 e cairia em 1422. O atual Estado búlgaro declarou a independência em 1878 e foi completamente separado do Império Otomano em 1908. Parte do Bloco do Leste após a Segunda Guerra Mundial, a Bulgária é atualmente uma democracia, Estado unitário, república constitucional, e membro da União Europeia e da OTAN.
Artigos selecionados ![]() A guerra rus'-bizantina de 970-971 foi um conflito que se iniciou antes, em 967-968, travado na parte oriental dos Balcãs e que envolveu a Rússia de Quieve, a Bulgária e o Império Bizantino. Os bizantinos instigaram o governante rus', Esvetoslau I, a atacar a Bulgária, o que levou ao colapso do estado búlgaro e à ocupação da maior parte do território pelos rus'. Logo após a vitória, os próprios rus' foram derrotados pelos bizantinos e tiveram que se retirar, deixando a Bulgária livre para ser incorporada ao Império Bizantino. Em 927, um tratado de paz foi firmado entre a Bulgária e Bizâncio, iniciando um período de quarenta anos de paz após muitos de guerra. Ambos os estados prosperaram nesse interlúdio, mas o balanço de poder foi gradualmente pendendo para os bizantinos, que avançaram territorialmente contra o Califado Abássida no oriente e conseguiram estabelecer um conjunto de alianças que efetivamente aprisionou a Bulgária. Em 965-66, o belicoso imperador Nicéforo II Focas (r. 963–969) recusou-se a renovar o tributo anual que era parte do tratado de paz e declarou guerra à Bulgária. Preocupado com suas campanhas no oriente, contudo, Nicéforo resolveu esta guerra por meio de um intermediário, convidando Esvetoslau a invadir seu inimigo.
Sabia que? ... que a Galeria de Arte Nacional da Bulgária (foto) ocupa o edifício neo-barroco do século XIX do antigo palácio real? ... que a Bulgária se tornou o país a introduzir o alfabeto cirílico na União Europeia aquando da sua adesão a essa organização em 1 de janeiro de 2007? ... que a maior parte dos búlgaros na Hungria descendem de jardineiros e outros profissionais que se estabeleceram no país antes da Primeira Guerra Mundial? ... que embora não tenha sido particularmente bem conhecida na Bulgária até o final do século XIX, a cerveja búlgara hoje é um das mais populares bebidas alcoólicas no país?
Como colaborar ![]() Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Bulgária na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.
Imagem selecionada ![]() Ponte do Diabo, que se estende ao longo do rio Arda nas motanhas Ródope orientais.
Biografia selecionada ![]() Simeão I, o Grande (em búlgaro: Симеон I Велики; romaniz.: Simeão I Veliki), também chamado de Simão, governou a Bulgária entre 893 e 927. Suas campanhas vitoriosas contra os bizantinos, magiares e sérvios levaram seu país à maior expansão territorial de sua história e fizeram dele o mais poderoso país da Europa Oriental na época. Seu reinado foi também um período de inigualável prosperidade cultural e que foi considerado posteriormente como uma era de ouro da cultura búlgara. Durante o governo de Simeão, o território búlgaro se estendia entre os mares Egeu, Adriático e Negro e sua nova capital, Preslav, rivalizava com Constantinopla. A recém-fundada e independente Igreja Ortodoxa Búlgara se tornou o primeiro patriarcado fora da Pentarquia e as traduções glagolíticas búlgaras de textos cristãos se espalharam por entre os povos eslavos da época. Na metade de seu reinado, Simeão assumiu o título de "imperador" (tsar). Até então, ele se intitulava "príncipe" (knyaz).
Categorias
Tópicos
Portais relacionados
Wikimedia ![]() Imagens e mídia ![]() Definições ![]() Livros didáticos e manuais ![]() Notícias ![]() Citações ![]() Biblioteca ![]() Recursos de aprendizado
|