Portal:Bulgária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal da Bulgária


Bulgária
Bulgária


Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com a Bulgária.


 ver · editar Bem vindo ao Portal da Bulgária!
Добре дошли в Българския портал!
Bandeira da Bulgária
Localização da Bulgária na Europa

Bulgária (em búlgaro: България), oficialmente República da Bulgária (em búlgaro: Република България), é um país dos Balcãs, limitado a norte pela Roménia, a leste pelo Mar Negro, a sul pela Turquia e pela Grécia e a oeste pela Macedónia e pela Sérvia. Sua capital é Sófia.

A história civilizada da Bulgária remonta a mais de seis milênios há um tempo pré-histórico e o interior de seu território assinala o nascimento na Europa e, possivelmente no mundo, da primeira cultura literária. Embora relativamente pequena em termos de território e população, a importante riqueza histórica contínua da Bulgária ao longo de eras cíclicas da ascensão, declínio e renascimento medieval rivaliza com países bem maiores e mais populosos como a China, a Índia e o Egito.

O Estado búlgaro moderno foi estabelecido primeiramente em 681 com a criação do Primeiro Império Búlgaro. Após a queda do império para o Império Bizantino em 1018, um segundo império ocuparia o seu lugar em 1185. O Segundo Império Búlgaro estabeleceu grande parte da herança búlgara que conhecemos hoje. O império seria completamente ocupado pelo Império Otomano em 1396 e cairia em 1422. O atual Estado búlgaro declarou a independência em 1878 e foi completamente separado do Império Otomano em 1908.

Parte do Bloco do Leste após a Segunda Guerra Mundial, a Bulgária é atualmente uma democracia, Estado unitário, república constitucional, e membro da União Europeia e da OTAN.


 ver · editar Artigos selecionados
Vista do centro de Sófia
Vista do centro de Sófia

Sófia (em búlgaro: София;tr.: Sófija) é a capital e maior cidade da Bulgária, com uma população de 1 401 553 habitantes (15 de outubro de 2009), 12° maior cidade da União Europeia, e 1.449.277 em sua área metropolitana. Está localizada a oeste da Bulgária, aos pés do Maciço Vitosha, e é o centro administrativo, cultural, econômico e educativo do país. A cidade de Sófia é também uma província (óblast) da Bulgária.

Sófia é uma das capitais mais antigas da Europa, a história de Sófia remonta ao Século VIII a.C., quando os trácios estabeleceram um assentamento na região. Sófia teve vários nomes em diferentes períodos de sua existência, e hoje em dia pode-se ver remanescentes da milenária história da cidade ao lado dos atrativos turísticos modernos.


 ver · editar Sabia que?

... que a Galeria de Arte Nacional da Bulgária (foto) ocupa o edifício neo-barroco do século XIX do antigo palácio real?

... que a Bulgária se tornou o país a introduzir o alfabeto cirílico na União Europeia aquando da sua adesão a essa organização em 1 de janeiro de 2007?

... que a maior parte dos búlgaros na Hungria descendem de jardineiros e outros profissionais que se estabeleceram no país antes da Primeira Guerra Mundial?

... que embora não tenha sido particularmente bem conhecida na Bulgária até o final do século XIX, a cerveja búlgara hoje é um das mais populares bebidas alcoólicas no país?


 ver · editar Como colaborar
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Bulgária na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Imagem selecionada

Teatro Nacional Ivan Vazov, o teatro nacional da Bulgária, bem como o teatro mais antigo e de maior autoridade do país e um dos monumentos mais importantes de Sófia, a capital da Bulgária. Leva o nome do escritor e poeta búlgaro Ivan Vazov.
 ver · editar Biografia selecionada
Detalhe de uma iluminura na Crônica de Constantino Manasses
Detalhe de uma iluminura na Crônica de Constantino Manasses

João Esracimir ou João Esratsimir (em búlgaro: Иван Срацимир - Ivan Sratsimir) foi o imperador da Bulgária em Vidim entre 1356 e 1396. Apesar de ser o mais velho filho ainda vivo de João Alexandre, João Esracimir foi deserdado em favor de seu meio-irmão, João Sismanes, e se auto-proclamou imperador em Vidim. Quando os húngaros atacaram e ocuparam seus domínios, recebeu ajuda de seu pai para expulsá-los. Depois da morte de João Alexandre em 1371, João Esracimir rompeu relações com Tarnovo e chegou a colocar o arcebispo de Vidim sob a jurisdição do patriarca de Constantinopla para demonstrar sua independência. Por causa de sua posição geográfica, Vidim estava inicialmente à salvo dos ataques dos otomanos, que estavam na época arrasando os Balcãs mais ao sul e nada fez para ajudar João Sismanes em sua luta contra eles. Apenas depois da queda de Tarnovo em 1393 é que sua política se tornou mais ativa e ele acabou finalmente se juntando a uma cruzada do rei da Hungria, Sigismundo. Porém, depois da desastrosa Batalha de Nicópolis em 1396, os otomanos marcharam para Vidim e a tomaram também. João foi capturado e ficou preso em Bursa, onde foi provavelmente estrangulado. Embora seu filho Constantino tenha reivindicado o título de imperador da Bulgária e tenha até, por curtos períodos, controlado parte dos domínios do pai, João Esracimir é geralmente considerado como sendo o último monarca da Bulgária medieval.


 ver · editar Categorias
 ver · editar Tópicos
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia
Bulgária no Commons Bulgária no Commons
Imagens e mídia
Bulgária no Wikcionário Bulgária no Wikcionário
Definições
Bulgária no Wikilivros Bulgária no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Bulgária no Wikinotícias Bulgária no Wikinotícias
Notícias
Bulgária no Wikiquote Bulgária no Wikiquote
Citações
Bulgária no Wikisource Bulgária no Wikisource
Biblioteca
Bulgária na Wikiversidade Bulgária na Wikiversidade
Recursos de aprendizado