Portal:Bulgária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Portal da Bulgária


Bulgária


Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com a Bulgária.


Bem vindo ao Portal da Bulgária!
Добре дошли в Българския портал!

Bandeira da Bulgária Coat of arms of Bulgaria (version by constitution).svg
Localização da Bulgária na Europa

Bulgária (em búlgaro: България), oficialmente República da Bulgária (em búlgaro: Република България), é um país dos Balcãs, limitado a norte pela Roménia, a leste pelo Mar Negro, a sul pela Turquia e pela Grécia e a oeste pela Macedónia e pela Sérvia. Sua capital é Sófia.

A história civilizada da Bulgária remonta a mais de seis milênios há um tempo pré-histórico e o interior de seu território assinala o nascimento na Europa e, possivelmente no mundo, da primeira cultura literária. Embora relativamente pequena em termos de território e população, a importante riqueza histórica contínua da Bulgária ao longo de eras cíclicas da ascensão, declínio e renascimento medieval rivaliza com países bem maiores e mais populosos como a China, a Índia e o Egito.

O Estado búlgaro moderno foi estabelecido primeiramente em 681 com a criação do Primeiro Império Búlgaro. Após a queda do império para o Império Bizantino em 1018, um segundo império ocuparia o seu lugar em 1185. O Segundo Império Búlgaro estabeleceu grande parte da herança búlgara que conhecemos hoje. O império seria completamente ocupado pelo Império Otomano em 1396 e cairia em 1422. O atual Estado búlgaro declarou a independência em 1878 e foi completamente separado do Império Otomano em 1908.

Parte do Bloco do Leste após a Segunda Guerra Mundial, a Bulgária é atualmente uma democracia, Estado unitário, república constitucional, e membro da União Europeia e da OTAN.


Artigos selecionados

Um mapa do Principado da Bulgária e Rumélia Oriental antes da unificação.

A Unificação da Bulgária (em búlgaro: Съединение на България, Saedinenie na Balgariya) foi o ato de unificação do Principado da Bulgária e da então Província Otomana da Rumélia Oriental no outono de 1885. Foi coordenada pelo Comitê Central Revolucionário Secreto Búlgaro (CCRSS). A unificação foi realizada após as revoltas nas cidades da Rumélia Oriental, seguida por um golpe de Estado em 18 de setembro [Calend. antigo 6 de setembro] de 1885 apoiado pelo Knyaz búlgaro Alexandre I. O CCRSS, formado por Zahari Stoyanov, começou a popularizar ativamente a ideia da unificação, por meio da imprensa e manifestações públicas na primavera de 1885.


Sabia que?

Sofia-NHG-imagesfrombulgaria3.JPG

... que a Galeria de Arte Nacional da Bulgária (foto) ocupa o edifício neo-barroco do século XIX do antigo palácio real?

... que a Bulgária se tornou o país a introduzir o alfabeto cirílico na União Europeia aquando da sua adesão a essa organização em 1 de janeiro de 2007?

... que a maior parte dos búlgaros na Hungria descendem de jardineiros e outros profissionais que se estabeleceram no país antes da Primeira Guerra Mundial?

... que embora não tenha sido particularmente bem conhecida na Bulgária até o final do século XIX, a cerveja búlgara hoje é um das mais populares bebidas alcoólicas no país?


Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Bulgária na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Imagem selecionada

Melnishkipiramidi.jpg

Com uma população de 385 pessoas, Melnik é a menor cidade da Bulgária.

Biografia selecionada

Boris-bulgaria--secretsofbalkans00vopiuoft.png

Bóris Clemente Roberto Maria Pio Luís Estanislau Xavier (em búlgaro: Борис Клемент Роберт Мария Пий Луи Станислав Ксавие) (Sófia, 30 de Janeiro de 1894 - 28 de Agosto de 1943) foi o penúltimo Czar da Bulgária. Monarca extremamente popular na Bulgária, Bóris III foi uma das figuras-chave nos Balcãs durante o período entre guerras e a Segunda Guerra Mundial. Filho mais velho de Fernando I, tornou-se czar após a abdicação de seu pai, acusado de levar a Bulgária à derrota na Primeira Guerra Mundial. Assumiu, aos 24 anos, um estado arruinado à beira do caos, dividido pela rivalidade entre extremistas de esquerda e direita. Apesar de seus esforços para estabilizar a vida política do país, Bóris foi impotente contra o autoritarismo de seus primeiros-ministros Aleksandar Stamboliysky e Aleksandar Tsankov. Filantropo, Bóris costumava viajar pelo país para dar auxílio à população mais necessitada. Também visitou outros países, na tentativa de melhorar a imagem da Bulgária após a Primeira Guerra. Foi durante uma dessas viagens ele conheceu a princesa Joana de Saboia, com quem se casou em 1930.


Categorias

Tópicos

Portais relacionados

Wikimedia

Bulgária no Wikinotícias     Bulgária no Wikiquote     Bulgária no Wikilivros     Bulgária no Wikisource     Bulgária no Wikcionário     Bulgária na Wikiversidade     Bulgária no Wikivoyage     Bulgária no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Bulg%C3%A1riaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Bulg%C3%A1riaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Bulg%C3%A1riaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Bulg%C3%A1riaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Bulg%C3%A1riaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Bulg%C3%A1riaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Bulg%C3%A1riaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Bulg%C3%A1riaCommons-logo.svg