Portal:Burkina Faso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Burkina Faso

Bandeira de Burkina Faso
Brasão de Burkina Faso
LocationBurkinaFaso.svg

Burkina Faso ( /bərˌknə ˈfɑːs/ burr-KEE-nə FAH-soh; francês: [byʁkina faso]) é um país sem costa marítima situado na África Ocidental. Faz fronteira com seis países: Mali ao norte, Níger a leste, Benin ao sudeste, Togo e Gana ao sul e Costa do Marfim a sudoeste.

Abrange uma área de 274.000 km² com uma população estimada de mais de 15.757.000. Anteriormente chamado de República do Alto Volta, foi rebatizado em 4 de agosto de 1984 pelo presidente Thomas Sankara significando "a terra de justos" em língua more e língua diúla, as principais línguas nativas do país. Literalmente, "Burkina" pode ser traduzido como "homens de integridade" da língua more, e "Faso" significa "casa do pai" em diúla.

A capital do Burkina Faso é Ouagadougou. Depois de ganhar a independência da França em 1960, o país sofreu muitas mudanças governamentais até chegar à sua forma atual, uma república semipresidencial.



Artigos selecionados

Gráfico de mortes relacionadas ao terrorismo no Burkina Faso. A linha de tendência pontilhada mostra o aumento gradual da taxa de mortalidade.

Terrorismo no Burkina Faso refere-se à violência de atores não estatais no Burkina Faso que é realizada com a intenção de causar medo e espalhar a ideologia extremista. A atividade terrorista envolve principalmente o terrorismo religioso conduzido por organizações estrangeiras, embora algumas atividades ocorram devido à frustração da comunidade pela falta de desenvolvimento econômico. Ataques recentes estão concentrados nas regiões Hauts-Bassins, Boucle du Mouhoun, Nord, Sahel e Est, ao longo das fronteiras com o Mali e o Níger. Vários ataques em Ouagadougou em 2016, 2017 e 2018 pela al-Qaeda no Magrebe Islâmico e suas afiliadas foram, particularmente mortais, atraindo atenção internacional.


Você sabia…

  • ... que lendária princesa Yennenga, a "mãe" dos mossis, foi uma guerreira tão grande que seu pai se recusou a permitir que ela se casasse?
  • ... que o diretor de cinema Dani Kouyaté é o filho de um dos primeiros atores de Burkinabé, Sotigui Kouyaté?


Mapa

Burkina Faso regions map.png


Mapa de Burkina Faso.

Imagem selecionada

Bani1.jpg
Mesquita em Bani, Burkina Faso.

Biografia selecionada

Capitão Thomas Isidore Noël Sankara (Yako, 21 de dezembro de 1949Ouagadougou, 15 de outubro de 1987) foi um militar, revolucionário marxista, pan-africanista e líder político de Burkina Faso. Foi um popular capitão e o primeiro-ministro quando o país ainda se chamava República do Alto Volta. Logo depois, tornou-se o quinto presidente voltense desde a libertação do jugo francês e o primeiro de Burkina Faso. Além de ser conhecido por seu carisma pessoal e elogiado pela promoção da saúde e dos direitos das mulheres, ele também antagonizou muitos interesses no país. Foi deposto e assassinado em um golpe de Estado liderado por Blaise Compaoré em 15 de outubro de 1987.

Sankara era filho de Marguerite Sankara e Sambo Joseph Sankara, um gendarme. Nascido em uma família católica romana, "Thom'Sank" era um Silmi-Mossi, um grupo étnico que se originou com o casamento entre homens do povo mossi e mulheres do povo fulani. Os Silmi-Mossi estão entre os indivíduos menos favorecidos no sistema de castas dos mossi. Ele frequentou a escola primária em Gaoua e o ensino médio em Bobo-Dioulasso, a segunda cidade do país.


Coisas que você pode fazer

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Burkina Faso na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Associados Wikimedia

Burkina Faso no Wikinotícias     Burkina Faso no Wikiquote     Burkina Faso no Wikilivros     Burkina Faso no Wikisource     Burkina Faso no Wikcionário     Burkina Faso na Wikiversidade     Burkina Faso no Wikivoyage     Burkina Faso no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Burkina_FasoWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Burkina_FasoWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Burkina_FasoWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Burkina_FasoWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Burkina_FasoWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Burkina_FasoWikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/Burkina_FasoWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Burkina_FasoCommons-logo.svg

Recarregar