Portal:Burquina Fasso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Burquina Fasso

Bandeira de Burquina Fasso
Brasão de Burquina Fasso
LocationBurkinaFaso.svg

Burquina Fasso ( /bərˌknə ˈfɑːs/ burr-KEE-nə FAH-soh; francês: [byʁkina faso]) é um país sem costa marítima situado na África Ocidental. Faz fronteira com seis países: Mali ao norte, Níger a leste, Benim ao sudeste, Togo e Gana ao sul e Costa do Marfim a sudoeste.

Abrange uma área de 274.000 km² com uma população estimada de mais de 20.107.000. Anteriormente chamado de República do Alto Volta, foi rebatizado em 4 de agosto de 1984 pelo presidente Thomas Sankara significando "a terra de justos" em língua more e língua diúla, as principais línguas nativas do país. Literalmente, "Burkina" pode ser traduzido como "homens de integridade" da língua more, e "Faso" significa "casa do pai" em diúla.

A capital do Burquina Fasso é Uagadugu. Depois de ganhar a independência da França em 1960, o país sofreu muitas mudanças governamentais até chegar à sua forma atual, uma república semipresidencial.



Artigos selecionados

Guerra da Faixa de Agacher foi um conflito dividido em duas partes que ocorreu entre 1974 e 1985 entre Burquina Fasso e Mali. A Faixa de Agacher é uma faixa de terra de 100 milhas (160 km) de comprimento, localizada no nordeste de Burquina Fasso. O território, que é presumido por conter consideráveis ​​reservas de gás natural e recursos minerais, foi o centro de uma longa disputa entre o Alto Volta (antigo nome de Burquina Fasso até 1984) e Mali, chegando ao conflito armado em duas ocasiões: 1974 e 1985.


Você sabia…

  • ... que lendária princesa Yennenga, a "mãe" dos mossis, foi uma guerreira tão grande que seu pai se recusou a permitir que ela se casasse?
  • ... que o diretor de cinema Dani Kouyaté é o filho de um dos primeiros atores de Burkinabé, Sotigui Kouyaté?


Mapa

Burkina Faso regions map.png


Mapa de Burquina Fasso.

Imagem selecionada

BoboDioulasso-GrandMosqueE.JPG

Grande Mesquita de Bobo-Dioulasso, Burquina Fasso.


Biografia selecionada

Capitão Thomas Isidore Noël Sankara (Yako, 21 de dezembro de 1949Uagadugu, 15 de outubro de 1987) foi um militar, revolucionário marxista, pan-africanista e líder político de Burquina Fasso. Foi um popular capitão e o primeiro-ministro quando o país ainda se chamava República do Alto Volta. Logo depois, tornou-se o quinto presidente voltense desde a libertação do jugo francês e o primeiro de Burquina Fasso. Além de ser conhecido por seu carisma pessoal e elogiado pela promoção da saúde e dos direitos das mulheres, ele também antagonizou muitos interesses no país. Foi deposto e assassinado em um golpe de Estado liderado por Blaise Compaoré em 15 de outubro de 1987.

Sankara era filho de Marguerite Sankara e Sambo Joseph Sankara, um gendarme. Nascido em uma família católica romana, "Thom'Sank" era um Silmi-Mossi, um grupo étnico que se originou com o casamento entre homens dos mossis e mulheres dos fulas. Os Silmi-Mossis estão entre os indivíduos menos favorecidos no sistema de castas dos mossis. Ele frequentou a escola primária em Gaoua e o ensino médio em Bobo-Dioulasso, a segunda cidade do país.


Coisas que você pode fazer

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Burquina Fasso na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.