Portal:Califórnia/Biografia em destaque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
TomHanksApr09.jpg

Thomas Jeffrey Hanks (Concord, 9 de julho de 1956) é um ator e diretor dos Estados Unidos da América.

Hanks nasceu em Concord, na Califórnia. Seu pai, Amos Mefford Hanks, era um chef de cozinha e tinha parentesco com a mãe de Abraham Lincoln. Sua mãe, Janet Marylyn, filha de portugueses, era empregada num hospital. Eles se divorciaram em 1960.

Começou a actuar no teatro na Universidade de Sacramento, na Califórnia. Mudou-se para Nova Iorque, onde conheceu sua futura esposa, a actriz teatral Samantha Lewes, que era a actriz principal da companhia. Tiveram o primeiro filho, Colin Hanks antes do casamento, que ocorreu um ano após o nascimento do menino, em 1978. Quatro anos mais tarde tiveram uma filha, Elizabeth Hanks. Porém, a personalidade extrovertida de Hanks começou a se diferenciar da pessoa tímida que era Samantha Lewes e, em 1987, quando Hanks começava a ganhar fama, os dois divorciaram-se. Em 2001 foi diagnosticado um câncer em Samantha, e ela morreu em Março de 2002. (leia mais...)


ArnoldSchwarzeneggerSDJun10.jpg

Arnold Alois Schwarzenegger (pronúncia inglesa: IPA[ˈʃwɔrtsənɛɡər]; pronúncia alemã:: [ˈaɐnɔlt ˈaloʏs ˈʃvaɐtsənˌʔɛɡɐ]; Graz, 30 de julho de 1947) é um ex-fisiculturista, ator, empresário e político austro-americano, atualmente servindo como o 38º governador do estado da Califórnia.

Ganhou fama internacional, tornando-se um ícone de filmes de ação de Hollywood, notável pelos papéis principais em filmes como Conan the Barbarian e The Terminator. Foi apelidado de "Carvalho Austríaco" e "Carvalho Estírio" em seus dias de fisiculturista, e de "Arnold Strong" e "Arnie" durante sua carreira cinematográfica, e mais recentemente como "Governator" - um portmanteau de palavra Governor (Governador, em português) e a palavra Terminator (Exterminador, em português), um de seus papéis. (leia mais...)


Jolie.png

Angelina Jolie (Los Angeles, 4 de Junho de 1975) é uma atriz estadunidense, vencedora de um Oscar, dois Screen Actors Guild Awards, e três Prêmios Globos de Ouro. Jolie promove causas humanitárias, e é conhecida por seu trabalho com refugiados como embaixadora da Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Ela tem sido citada como uma das pessoas mais atraentes do mundo, bem como a "mulher mais bonita" do mundo, títulos para os quais ela tem recebido atenção da mídia.

Ela fez sua estréia nas telas quando uma criança ao lado de seu pai, o também ator, Jon Voight, no filme de 1982 Lookin 'to Get Out. A carreira de Jolie começou uma década mais tarde com o filme de baixo orçamento Cyborg 2 (1993). Seu primeiro papel principal em um filme foi em Hackers (1995). Ela estrelou em filmes aclamados pela crítica, como o filme-biográfico George Wallace (1997) e Gia (1998), e ganhou um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua performance no drama Girl, Interrupted (1999). Jolie alcançou maior fama após sua interpretação da heroína Lara Croft em Lara Croft: Tomb Raider (2001), e desde então se estabeleceu como uma das atrizes mais conhecidas do mundo e também uma das mais bem pagas de Hollywood. (leia mais...)


George Lucas cropped 2009.jpg

George Walton Lucas Jr., (Modesto, 14 de Maio de 1944) é um diretor de cinema norte-americano famoso pelas franquias Star Wars e Indiana Jones. Está entre as pessoas mais ricas e influentes do mundo, sua fortuna é estimada em US$ 3 bilhões de dólares.

George Walton Lucas Jr. nasceu em Modesto, na Califórnia, filho de Dorothy e George Lucas. Era um apaixonado por automóveis, e o seu sonho era ser piloto de corridas, mas um terrível acidente pôs fim a este desejo e mudou a sua maneira de ver a vida. Durante a década de 60, Lucas estudou cinema na Universidade da Califórnia do Sul, uma das primeiras a ter uma cadeira dedicada a essa temática, onde conheceu Francis Ford Coppola. Nessa época fez uma série de pequenos filmes, entre os quais, um curta, THX-1138, que iria se tornar mais tarde a sua primeira longa-metragem. (leia mais...)


Richard M. Nixon, ca. 1935 - 1982 - NARA - 530679.jpg

Richard Milhous Nixon (Yorba Linda, 9 de janeiro de 1913Nova Iorque, 22 de abril de 1994) foi o 37° presidente dos Estados Unidos (1969-1974) e foi o único presidente a renunciar na história dos Estados Unidos.

Em 1960, fora derrotado pelo democrata John Kennedy na eleição presidencial, por menos de 80 mil votos de diferença e por pequena margem no Colégio Eleitoral. Persistente, voltou a candidatar-se pelo Partido Republicano em 1968, vencendo a eleição contra o democrata Hubert Humphrey. Em 1972, foi reeleito com esmagadora maioria no Colégio Eleitoral (520 votos a 17) sobre o oponente George McGovern. (leia mais...)


Dianne Feinstein, official Senate photo.jpg

Dianne Goldman Berman Feinstein ( São Francisco, Califórnia, 22 de junho de 1933) é uma política norte-americana. É senadora pela Califórnia desde 1992 e membro do Partido Democrata. Foi prefeita de São Francisco de 1978 a 1988.(leia mais...)