Portal:Camboja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
none.svg}} Bem-vindo ao
Portal do Camboja
 ver · editar Camboja
Bandeira do Camboja
Mapa de Localização

O Camboja é um país asiático da Indochina, limitado a norte pelo Laos, a leste e a sul pelo Vietnã, a oeste pelo Golfo da Tailândia e a oeste e a norte pela Tailândia. Sua capital é Phnom Penh.

O Reino do Camboja é um país com uma população de mais de 14 milhões de pessoas. O Camboja é o Estado sucessor do poderoso Império Khmer, que governou a maior parte da península da Indochina, entre os séculos IX e XIV.

A geografia do Camboja é uma terra de arrozais e florestas, dominado pelo rio Mekong e Tonle Sap.

O governo do Camboja é uma monarquia constitucional com o rei Norodom Sihamoni como chefe de Estado, e o primeiro-ministro Hun Sen, como chefe de governo. A maioria dos cambojanos ou Khmers são 95% praticantes do Budismo Teravada. A capital, Phnom Penh, tem uma população de mais de 2 milhões de pessoas e tem crescido para se tornar o centro comercial, econômico e cultural do Camboja.


 ver · editar Artigos selecionados
Bandeira da República Khmer.

A República Khmer (em quemer: សាធារណរដ្ឋខ្មែរ) foi um período da história do Camboja que compreende o golpe de Estado contra o então príncipe Norodom Sihanouk, dando fim ao Reino do Camboja, pelo general Lon Nol, que se apresentou como chefe de Estado da nova política que chamou de República Khmer. Este novo Estado se alinhou aos Estados Unidos e ao Vietnã do Sul contra o Vietnã do Norte e o Viet Cong, cedeu seu território para bases estadunidenses para essa finalidade e entrou em confronto com os guerrilheiros do Khmer Vermelho, liderado por Pol Pot. O declínio do poder dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã enfraqueceu o governo de Lon Nol, que caiu em 17 de abril de 1975 com a vitória do Khmer Vermelho, que fundou o Kampuchea Democrático. O golpe de Estado de Lon Nol ao príncipe Norodom Sihanouk foi a principal causa do ingresso do Camboja diretamente na Guerra do Vietnã. Durante este período, os Estados Unidos com a autorização do presidente Richard Nixon deu inicio a um programa de bombardeios intensos no nordeste do país, que causou muitas baixas de civis e não fez outra coisa senão reforçar os guerrilheiros do Khmer Vermelho.

Flag map of Cambodia.svg Leia mais ...


 ver · editar Você sabia…

... que um estrangeiro que abusa de uma criança no Camboja pode ser processado em seu país como se tivesse cometido o crime em sua própria pátria ?

... que o rio Mekong corre em sentido inverso ao mar durante a estação chuvosa ?

.. que o Templo de Angkor Wat e outros templos e ruínas do antigo Império Angkor é o maior complexo religioso do mundo ?

... que Phnom Penh foi considerada a cidade mais bonita do Extremo Oriente antes de 1970 ?

... que a língua cambojana é uma das mais antigas línguas faladas e possui o maior alfabeto do mundo ?

... que a floresta nativa do Camboja passou de 70% em 1970 para 3% no tempo de hoje ?

... que havia de 150.000 a 200.000 muçulmanos no Camboja no final de 1975 ?

... que o antigo rei Norodom Sihanouk detém o Guinness World Records como o político que ocupou a maior variedade de cargos políticos ?

... que Saigon, no Vietnã, foi fundada por cambojanos ?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Mapa
 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Biografia selecionada
PolPot.jpg

Pol Pot (Qumer: សាឡុត ស; Kampong Thom, 19 de maio de 1925Anlong Veng, 15 de abril de 1998) nascido Saloth Sar foi um político e revolucionário cambojano foi primeiro-ministro do Kampuchea Democrático entre 1976 e 1979. Ideologicamente um marxista-leninista e um nacionalista qumer, ele foi um dos principais membros do movimento comunista do Camboja, o Quemer Vermelho, de 1963 a 1997 e serviu como Secretário-geral do Partido Comunista do Kampuchea de 1963 a 1981. Sob sua administração, o Camboja foi convertido em um estado comunista de partido único, governado de acordo com a interpretação de Pol Pot do marxismo-leninismo. Tomando o poder no Camboja no auge do impacto global do marxismo-leninismo, Pol Pot mostrou-se divisivo entre o movimento comunista internacional. Muitos afirmaram que ele se desviou do marxismo-leninismo ortodoxo, mas a China apoiou seu governo como um baluarte contra a influência soviética no sudeste da Ásia. Para seus apoiadores, ele era um defensor da soberania cambojana diante do imperialismo vietnamita e se opunha ao revisionismo marxista da União Soviética. Por outro lado, ele foi denunciado internacionalmente por seu papel no genocídio cambojano, considerado um ditador totalitário culpado de crimes contra a humanidade.


Flag map of Cambodia.svg Leia mais ...
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Coisas que você pode fazer
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Camboja na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Associados Wikimedia
Wikimedia-logo.svg
Camboja no Commons Camboja no Commons
Imagens e mídia
Camboja no Wikcionário Camboja no Wikcionário
Definições
Camboja no Wikilivros Camboja no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Camboja no Wikinotícias Camboja no Wikinotícias
Notícias
Camboja no Wikiquote Camboja no Wikiquote
Citações
Camboja no Wikisource Camboja no Wikisource
Biblioteca
Camboja na Wikiversidade Camboja na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar