Portal:Campo Grande

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Brasão Municipal Campo Grande.jpg Portal de Campo Grande Bandeira cg ed.jpg

Praça do Rádio.JPG
Reduto histórico de divisionistas entre o sul e o norte, Campo Grande foi fundada há mais de 100 anos por colonizadores mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados. É a cidade mais importante de toda a região do antigo estado, desmembrado em 1977. Nos anos 1960, 70 e 80 apresentou um grande crescimento populacional, acima da média nacional. Hoje, a cidade tem característica e tamanho dignos de uma metrópole, com uma população de mais de 760 mil habitantes, sendo o terceiro maior centro urbano e considerada a terceira cidade mais desenvolvida da região Centro-Oeste e a 23ª maior cidade do Brasil. Segundo pesquisa da revista Exame, em 2006 Campo Grande ficou com a 28ª melhor infra-estrutura entre todas as cidades do Brasil, fator decisivo na atração de investimentos.


Crystal 128 forward.png
Saiba mais...
História




Em 1870 (por razão da Guerra da Tríplice Aliança) chegou a notícia aos moradores de Monte Alegre (no Triângulo Mineiro) de terras férteis para agropecuária, na região do então "Campo Grande da Vacaria". Isso acabou contentando José Antônio Pereira, que precisava de terras para alojar sua família. Em 21 de junho de 1872 chegou e se alojou em terras férteis e completamente desabitadas da Serra de Maracaju, na confluência de dois córregos - mais tarde denominados Prosa e Segredo - e que hoje é o Horto Florestal. A região e a vila se desenvolviam em razão do clima e da privilegiada situação geográfica. Isso atraiu os habitantes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Nordeste, entre outros.

Depois de cansativas e insistentes reivindicações (também devido a sua posição estratégica, e sendo passagem obrigatória em direção ao extremo sul do Estado, Camapuã ou ao Triângulo Mineiro), o governo estadual promulga a resolução de emancipação da vila e a eleva à condição de município, ao mesmo tempo mudando o seu nome para Campo Grande, em 26 de agosto de 1899. A comarca é criada em 1910. É instalada a energia elétrica em 1916 e em 16 de julho de 1918, pelo Decreto nº. 772, o município é elevado à categoria de cidade.

Outro fator de progresso para o município e para o estado de Mato Grosso foi a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, da RFFSA (atual Novoeste), em 1914, ligando as duas bacias fluviais: Paraná e Paraguai, aos países vizinhos: à Bolívia (em Corumbá) e ao Paraguai (em Ponta Porã). Em 11 de outubro de 1977, pela Lei Complementar nº 31, é criação um novo estado (o Mato Grosso do Sul), cuja capital seria Campo Grande.

Imigrações

Imigração alemã e do leste europeu

Imigração espanhola

Imigração italiana

Imigração japonesa

Imigração paraguaia

Imigração portuguesa

Imigração sirio-libanesa

Crystal 128 forward.png
Saiba mais...
Você sabia...




...é de Campo Grande o primeiro curso de pós-graduação em trânsito da América Latina, ministrado pelo Detran?
...Campo Grande foi a primeira cidade do Brasil a dispor de sobarias, restaurantes típicos japoneses que servem sobá.
...em Campo Grande está hoje uma das mais expressivas comunidades de descendentes de imigrantes japoneses originários da ilha de Okinawa. Aqui foram preservadas, inclusive, tradições culturais que na própria Ilha acabaram devastadas pela segunda grande guerra mundial, como o sobá por exemplo.
...Campo Grande é uma das primeiras cidades brasileiras a contar, com um cinema no sistema multiplex. Instalado no Shopping Eldorado, tem dez salas, com bar/café, poltronas especiais para namorados e sessões iniciando de 15 em 15 minutos.
...Campo Grande foi a primeira cidade brasileira a ser atendida por um sistema de TV a cabo comercial. O módulo inaugural cobria apenas algumas quadras do Jardim dos Estados, bairro nobre da Capital.
...a estrada de ferro, que em 1914 chegou a região trazendo o progresso e a modernização, apresenta uma curiosidade que só a engenharia da época pode explicar. Em vez de atravessar a cidade em linha reta, a ferrovia faz uma enorme curva para, depois da estação, dar praticamente meia volta e seguir então rumo á Corumbá. Esse trajeto pitoresco ficará marcado no desenho de ruas e bairros mesmo depois da da retirada dos trilhos do centro da cidade, que ocorreu em 2005.
Campo-grandenses ilustres





Hoover Orsi Pereira Martins, conhecido pela alcunha Hoover Orsi (Campo Grande, 16 de maio de 1978) é um piloto brasileiro que corre pela Stock Car. Já foi campeão em três competições. Seus melhores resultados foram: Campeão Paulista Novato de kart em 1993; Campeão da Fórmula-3 Sul-Americana; Campeão da Fórmula Atlantic (EUA).

Teresinha Maria Miranda Espíndola: mais conhecida como Tetê Espíndola (Campo Grande, 11 de março de 1954) é uma cantora, compositora e instrumentista brasileira. Atualmente mora no bairro de Moema, em São Paulo. A trajetória sempre foi marcada pela multiplicidade. Incursões pela vanguarda, o pioneirismo regionalista, fusões do acústico com o eletrônico, experimentalismos com pássaros, enfim, um leque de opções que sua voz absolutamente rara, de timbre ímpar e extensão incomum, lhe proporciona.

Almir Eduardo Melke Sater conhecido pela alcunha Almir Sater (Campo Grande, 14 de novembro de 1956) é um violeiro, compositor, cantor e ator brasileiro. Nascido em Mato Grosso do Sul, desde muito pequeno já tocava viola. Estudou direito no Rio de Janeiro. Gravou seu primeiro disco em 1980, contando com a participação de Tetê Espíndola, Alzira Espíndola e Paulo Simões. Fez parte da geração Prata da Casa, no início dos anos 80, sendo uma das principais atrações do movimento que juntou os maiores expoentes da música sul-mato-grossense. Estreou como ator na telenovela Pantanal, de Benedito Ruy Barbosa, pela Rede Manchete em 1990. Em 1991 protagonizou, ao lado de Ingra Liberato a novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, de Marcos Caruso, pela mesma emissora.

Diego José Ferrero, mais conhecido como Di Ferrero (Campo Grande, 11 de junho de 1985) é o vocalista da banda brasileira NX Zero. Vive na capital paulista desde os 12 anos. Entrou no NX Zero em 2004, após a saída de Yuri Nishida. Tem uma canção exclusiva com a cantora Nelly Furtado (gravada separadamente), em que criou a parte em português. A canção gravado com ele foi a única que ganhou clipe, que esta em todas as paradas. Participou também da música "Tudo Passa" do rapper Túlio Dek e gravou uma música com o grupo Rouge. Ganhou o prêmio Multishow de Melhor Grupo e Melhor Cantor, em que concorreu com grandes nomes como Caetano Veloso .

Reginaldo Leme
Dinho Leme
Luan Santana

Crystal 128 forward.png
Mais personalidades...
Imagens em destaque




RelógioCG.JPG

Relógio Central de Campo Grande

Obelisco de Campo Grande - Julho 2006.jpg

Obelisco de Campo Grande

Armazém Cultural, Campo Grande - Julho 2006.jpg

Esplanada dos Ferroviários



Commons-logo.svg
Commons
Artigos em destaque



Estádio Pedro Pedrossian: ou Morenão, como é chamado, é um estádio de futebol localizado na região sul da cidade de Campo Grande. O estádio está situado na zona sul da cidade de Campo Grande, dentro do campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). É o maior estádio de futebol de Mato Grosso do Sul. O estádio tem esse nome em homenagem ao então governador de Mato Grosso, Pedro Pedrossian, na época da fundação da UFMS. É candidato a ser subsede da Copa de 2014



Autódromo Internacional Orlando Moura: tem 3.433 metros de extensão no sentido anti-horário, e possui 3 curvas para direita e 6 para o lado esquerdo e dispõe de uma das maiores retas do Brasil, com 960 metros. A parte de infra-estrutura conta com 28 boxes, 25 camarotes e uma sala VIP. Existem quatro entradas para o estacionamento, cuja capacidade é para quatro mil veículos. Já o acesso do público às arquibancadas é feito por três entradas. O Autódromo possui capacidade para 35.000 espectadores. Foi inaugurado em 5 de Agosto de 2001, com a realização da 6° etapa da Fórmula Truck. Atualmente recebe importantes categorias do automobilismo brasileiro, como a Stock Car, Formula Truck e Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.



Palácio das Comunicações Jornalista David Nasser: está situado no Parque dos Poderes, sendo pertencente ao Governo do Estado. Realiza produções locais e regionais. É neste edifício que se encontra também a sede da Rádio Educativa e TVE Regional. Sua área abriga: Torre da Tv Educativa (maior torre de alvenaria do Brasil e do mundo com 100 metros de altura), Teatro de Arena, Auditório, Estúdios de áudio e imagens, Ante-câmara
Subdivisões




MatoGrossodoSul Municip CampoGrande.svg


Regiões urbanas
AnhanduizinhoBandeiraCentroImbirussuLagoaProsaSegredo
Bairros
Aero RanchoAlbuquerqueAlves PereiraAmambaíAméricaAutonomistaBandeirantesBatistãoBela VistaCabreúvaCaiçaraCaiobáCarandáCarlotaCarvalhoCentenárioCentroCentro-OesteChácara CachoeiraChácara dos PoderesCidade MorenaCoophavila IICoronel AntoninoCruzeiroEstrela DalvaGlóriaGuanandiIndubrasilItanhangáJacyJardim dos EstadosJardim PaulistaJockey ClubJosé AbrãoLageadoLeblonLos Angeles MargaridaMaria Aparecida PedrossianMata do JacintoMata do SegredoMonte CasteloMonte LíbanoNasserNova Campo GrandeNova LimaNoroesteNovos EstadosPanamáParatiPioneirosPiratiningaPlanaltoPopularRita VieiraSanta FéSanto AmaroSanto AntônioSão BentoSão ConradoSão FranciscoSão LourençoSeminárioSobrinhoTaquarussuTarumãTaveirópolisTijucaTiradentesTV MorenaUniãoUniversitárioVeraneioVilas Boas
Distritos
AnhanduíRochedinho