Portal:Canárias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Canary Islands CoA.svg Bem-vindo ao
Portal das Canárias
El Hierro Virgen de la Caridad.JPGDunas de Maspalomas.jpgThe Auditorio de Tenerife.jpgTorre del Conde.JPGScruz z05.JPG
Locator map of Canary.png

As Ilhas Canárias (em castelhano: Canarias) são um arquipélago espanhol no Oceano Atlântico, a oeste da costa de Marrocos. Constituem uma Região Autónoma do Reino da Espanha. É também uma das oito regiões com uma consideração especial da Nacionalidade histórica reconhecidas como tal pelo Governo espanhol. A área é de 7 447 km², sendo assim a décima-terceira Comunidade espanhola em área, a população em 2003 era de 1 843 755 e, em 2005, já quase 2 000 000. A densidade demográfica é de 247,58 hab/km².

As ilhas Canárias são o território mais próximo do arquipélago português da Madeira (região autónoma), com esta compartilhando a região da Macaronésia, junto com os arquipélagos dos Açores e de Cabo Verde. O arquipélago das Ilhas Canárias é o maior e mais populoso da região da Macaronésia. As suas capitais são Santa Cruz de Tenerife e Las Palmas de Gran Canaria. O arquipélago tem mais de dois milhões de habitantes. Tenerife é a ilha mais habitada (917 841), seguida de Gran Canaria (851 231). Ler mais...

Artículo destacado

LUN 8401.jpg

A erupção vulcânica de La Palma de 2021 iniciou-se às 14h12 (UTC) de 19 de setembro de 2021 na dorsal do Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, Espanha. Esta é a última erupção na ilha depois do surgimento do vulcão Teneguía, em 1971, e a última produzida no arquipélago canário desde a erupção submarina de El Hierro de 2011. A erupção originou um novo vulcão que, embora já tenha sido designado por algumas fontes como Cabeza de Vaca, seguindo a designação do pinhal onde teve início a erupção, continua sem designação oficial.

O bairro de Todoque foi especialmente afetado, como centro urbano soterrado pelo avanço de uma escoada de lava, a 26 de setembro, incluindo a igreja de São Pio X. A escoada de lava principal atingiu o mar na noite de 28 de setembro, num arrife e praia da costa de Tazacorte, a oeste da montanha de Todoque, formando um delta lávico, e dando origem a uma fajã de mais 500 metros de largo e 24 de profundidade, em contínuo crescimento direções sul e oeste sobre o Oceano Atlântico.

A 1 de outubro ocorriam erupções do tipo estromboliano e do tipo havaiano em sete bocas do cone vulcânico, com escoadas mais rápidas e fluídas. O número de desalojados era de 6.000, com 1005 edifícios destruídos, e 709 hectares cobertos pelas escoadas de lava. Desde o início da erupção, e até 29 de setembro, haviam sido emitidas 10.757 toneladas de gases. Até 1 de outubro, 13º dia de erupção, o vulcão havia expelido 80 milhões de metros cúbicos de magma, o dobro do Teneguía, em 1971, num terço do tempo. Ler mais...

Imagem selecionada


Torredelconde.jpg

Torre del Conde (La Gomera)

Explorar


Canárias noutros projetos Wikimedia

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Canarias
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Canárias.
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Categoria:Comunidad Autónoma de Canarias

Portais relacionados

  • Portal da Espanha
  • Portal da África
  • Portal da União Europeia
  • Portal da Madeira
  • Portal dos Açores
  • Portal de Cabo Verde
  • Portal das ilhas
  • Portal da geografia