Portal:Carros/Artigo do mês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Artigos do mês


editar
Um DMC DeLorean com as portas abertas.

O DMC DeLorean é um carro desportivo produzido desde 1981 a 1982 pela empresa automobilística estadunidense DeLorean Motor Company (DMC). É conhecido como o DeLorean, pois foi o único modelo que fabricou a empresa. O carro algumas vezes também é referido por sua designação interna de pré-produção, DMC-12. Porém, o nome DMC-12 nunca foi usado em vendas ou material de marketing para o modelo de produção. O DeLorean caracteriza-se por sua carroçaria com portas asa de gaivota, painéis e capô de aço inoxidável sem pintura, que foi projetada por Giorgetto Giugiaro.

O primeiro protótipo foi completado em 1976 e a produção começou oficialmente em 1981 na fábrica que a DMC tinha em Dunmurry, na Irlanda do Norte. Durante sua produção, vários aspectos do carro foram alterados, como o estilo do capô, as rodas e o interior. Foram fabricadas aproximadamente 9200 unidades do DeLorean entre 1981 e 1982 (alguns carros desse ano foram vendidos como ano/modelo 1983).

O DMC DeLorean ganhou status a partir de 1985 principalmente por aparecer na trilogia de filmes de ficção científica Back to the Future.

Em 2007 estimava-se que ainda existiam 6.500 unidades do DeLorean.



editar
Aston Martin DB2
O Aston Martin DB2 é um carro desportivo vendido pela Aston Martin desde Maio de 1950 até Abril de 1953. Era uma grande evolução relativamente ao 2.0 Litre Sports (DB1) que veio substituir, com um motor de seis cilindros em linha com dupla árvore de cames à cabeça (DOHC) em vez do motor de quatro cilindros em linha OHV usado previamente. O motor era maior, com 2.6L, e o carro foi desenhado como um coupé fechado (conhecido como berlina pela Aston Martin). Foi introduzido um modelo descapotável posteriormente, conseguindo ¼ das vendas totais do modelo. O DB2 foi extremamente bem sucedido em corridas, estabelecendo a companhia de David Brown para um sucesso futuro.



editar
Honda Civic 1ª geração
O Honda Civic é um modelo produzido pela Honda desde 1972. Atualmente encontra-se em sua nona geração. Começou a ser importado para o Brasil em 1992 junto com o Honda Accord, sendo nacionalizado em 1997. Produzido na unidade da Honda localizada em Sumaré, no estado de São Paulo, foi o sedan médio mais vendido do Brasil no 1° semestre de 2008, superando modelos concorrentes. Atualmente é produzido em onze países (Japão, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Paquistão, Taiwan, Turquia, Brasil, Índia, Tailândia e Vietnã).



editar
Hennessey Venom F5.

O Hennessey Venom F5 é um automóvel esportivo que está em desenvolvimento pela empresa estadunidense Hennessey Performance Engineering, o veículo é o primeiro idealizado totalmente pela empresa.

Mostra inicial[editar código-fonte]

O veículo foi apresentado no SEMA Show em Las Vegas, Nevada em 1 de novembro de 2017, com grandes expectativas de sua intenção de quebrar o recorde mundial de velocidade de um carro de passeio.

Especificações[editar código-fonte]

O Venom F5 possuí um motor twin turbo V8 de 7,4 litros. Este motor tem estimativa de produzir 1 600 cv (1 180 kW) e um torque de 1 760 Nm (179 kgf-m). A Pennzoil e a Shell são parceiras da Hennessey para ajudar na quebra do recorde pretendendo atingir os 484 km/h (301 mph).