Portal:Chipre do Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
LocationCyprus.svg

Portal Chipre do Norte

Portal da Wikipédia lusófona sobre a República Turca de Chipre do Norte.

Cartella rossa.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of the Turkish Republic of Northern Cyprus.svg
Coat of arms of the Turkish Republic of Northern Cyprus.svg
TRNC location.png

A República Turca de Chipre do Norte(em turco: Kuzey Kıbrıs Türk CumhuriyetiKKTC) é um estado de facto, e ocupa o terço norte da ilha de Chipre, no Mediterrâneo Oriental. Sua capital é Nicósia (em turco: Lefkoşa), cidade dividida com a internacionalmente reconhecida República de Chipre.

Colônia britânica de facto desde 1878, a ilha de Chipre proclamou a sua independência em 1960, ainda que com a oposição da minoria turca, que habitava a ilha em conjunto com a maioria grega. A Organização das Nações Unidas viu-se obrigada a enviar uma força de paz permanente.

Em julho de 1974 , tropas da Turquia desembarcaram na ilha e controlaram seu terço setentrional e em 13 de fevereiro do ano seguinte proclamaram o Estado Federado Turco de Chipre sobre a área ocupada, que se autoproclamou, em novembro de 1983, República Turca do Norte do Chipre.

A Turquia é o único país que a reconhece; todos os demais governos e as Nações Unidas reconhecem a soberania da República de Chipre sobre toda a ilha. A Organização da Conferência Islâmica reconhece à República Turca de Chipre do Norte como um estado constituinte, sob o nome de Estado Turco Cipriota.


Artigos selecionados

A invasão turca de Chipre foi uma operação militar da Turquia, lançada em 20 de julho de 1974 em resposta a um golpe de Estado em Chipre apoiado pela junta militar grega e organizado pela Guarda Nacional Cipriota, cujos líderes derrubaram o presidente cipriota e arcebispo Makarios III e instalaram Nikos Sampson em seu lugar. É conhecida na Turquia como Operação de Paz em Chipre (em turco: Kıbrıs Barış Harekâtı) e Operação Chipre (Kıbrıs Harekâtı).

A invasão turca, de codinome Operação Átila (Atilla Harekâtı), ocorreu em duas etapas e terminou em agosto de 1974, quando tropas turcas ocuparam 37% do território da ilha, que foi seguida pela criação de facto da República Turca de Chipre do Norte, que só a Turquia reconhece, em contradição com os termos do Tratado de Garantia de 1960.


Categorias

Imagem selecionada

Sarayönü old North Nicosia.jpg
Praça Sarayönü em Nicósia do Norte em 1969 após a divisão da cidade.


Geografia

Associados Wikimedia

Chipre do Norte no Wikinotícias     Chipre do Norte no Wikiquote     Chipre do Norte no Wikilivros     Chipre do Norte no Wikisource     Chipre do Norte no Wikcionário     Chipre do Norte na Wikiversidade     Chipre do Norte no Wikivoyage     Chipre do Norte no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Chipre_do_NorteWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Chipre_do_NorteWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Chipre_do_NorteWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Chipre_do_NorteWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Chipre_do_NorteWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Chipre_do_NorteWikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/Chipre_do_NorteWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Chipre_do_NorteCommons-logo.svg

Recarregar