Portal:Christina Aguilera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Laurel W.svg Seja bem-vindo(a) ao portal de Christina Aguilera. Sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.

Christina María Aguilera (Staten Island, 18 de Dezembro de 1980) é uma cantora, compositora, dançarina , produtora e actriz norte-americana com ascendência equatoriana e irlandesa, vencedora de quatro prémios Grammy Awards e um latino. Iniciou a sua carreira na televisão, em 1990, aparecendo no programa de talentos americano Star Search, e depois entrou para o campeão de audiência da época, The Mickey Mouse Club, onde ficou entre 1993 e 1994. Foi contratada pela RCA Records em 99 após cantar "Reflection", canção do filme Mulan.

Aguilera é uma artista que já vendeu mais de 50 milhões de álbuns, tornando-a numa das melhores artistas de todos os tempos. Christina alcançou o topo das tabelas mundiais diversas vezes, incluindo a Billboard Hot 100. As músicas com melhor desempenho comercial da artista são "Genie In a Bottle", "What a Girl Wants", "Come on Over (All I Want Is You)", "Lady Marmalade", "Dirrty", "Beautiful", "Ain't No Other Man", "Hurt", "Not Myself Tonight", "You Lost Me" e "Express". Fez a sua estreia no mundo da música em 1999, com o seu álbum de estreia auto-intitulado, que obteve uma nota positiva pelos críticos profissionais e tornou-se num sucesso imediato vendendo mais de 18 milhões de cópias, ganhando vários prémios.

Em 2006, Christina foi listada na sétima posição na lista das 10 mulheres mais ricas da Forbes, e em 2008, Aguilera foi incorporada na lista dos "100 melhores cantores de todos os tempos", realizada pela renomada revista Rolling Stone, ocupando a 58ª posição, sendo a cantora mais jovem a entrar nessa lista. Depois do lançamento do seu sexto disco de originais, Bionic, Aguilera estreou-se no musical Burlesque, protagonizado em conjunto com Cher. Em 2012 a cantora anunciou o lançamento do seu sétimo projecto de estúdio, Lotus, que ocorreu a 16 de Novembro com "Your Body" como single de avanço.

Leia mais...

Artigo destacado

Back to Basics Tour foi a quarta digressão mundial da cantora norte-americana Christina Aguilera. A turné serviu como suporte ao seu quinto disco de estúdio Back to Basics. Com oitenta datas, a sua receita é avaliada em mais de 90 milhões de dólares americanos. Passou pelos continentes Americanos, Ásia, Europa e Oceania. É um dos espectáculos com melhor desempenho comercial de uma cantora feminina.

Leia mais...

Imagem destacada

Actuação destacada

Back to Basics: Live and Down Under é o quarto álbum de vídeo da cantora Christina Aguilera, lançado a 2008. Foi lançado a 4 de Fevereiro no Reino Unido e em maior parte dos países da Europa, enquanto que nos Estados Unidos foi a 5 de Fevereiro. O disco contém 2 CD, o primeiro sendo o concerto e o segundo com entrevistas e bastidores de sessões de fotos.

Leia mais...

Categorias

Canção destacada

"Not Myself Tonight" é uma canção da cantora norte-americana Christina Aguilera, gravada para o seu sexto álbum de estúdio Bionic. Foi escrita e produzida pelo produtor Polow da Don, com auxílio na composição de Ester Dean, Jason Perry e Greg Curtis. A sua gravação decorreu na Califórnia, nos estúdios No Escuses, The Red Lips Room e Larrabee Sound Studio durante o ano de 2010. Lançada digitalmente na iTunes Store a 31 de Março de 2010, foi reproduzida no dia anterior pela primeira vez na rádio como single de avanço do disco.

Leia mais...

Álbum destacado

Bionic (estilizado como •••{Bi~ΟΠ~iC}) é o sexto álbum de estúdio da cantora norte-americana Christina Aguilera, lançado através da editora discográfica RCA Records a 4 de Junho de 2010 na Alemanha. "Not Myself Tonight" foi lançado como primeiro single, seguindo-se "Woohoo", com a participação de Nicki Minaj, a 18 de ;aio de 2010 nos Estados Unidos e nas rádios do país sete dias depois. Bionic estreou na terceira posição da Billboard 200, com vendas avaliadas em 110 mil cópias, e alcançou ainda o topo do UK Albums Chart.

Leia mais...

Anexo destacado

A lista de prémios de Aguilera consiste em mais de 194 prémios entre eles 4 Grammy e 1 Grammy Latino, 2 VMA, 2 EMA, 3 Billboard Music Awards, 2 World Music Awards, 2 Alma entre outros, Christina também já foi indicada a importantes prémios da música mundial, como Globo de Ouro, Emmy, BRIT Awards e American Music Awards. Além de todos os galardões conquistados, a artista ainda possui uma estátua no Museu Madame Tussauds e ganhou uma estrela na Passadeira da Fama.

Leia mais...

Sabia que...

  • ... Aguilera vendeu mais de 50 milhões de discos em todo o mundo, tornando-se numa das melhores artistas de todos os tempos?
  • ... Christina editou um EP em colaboração com o cantor Justin Timberlake intitulado Justin & Christina?
  • ... em pequena era conhecida como "a pequena rapariga com grande voz"?
  • ... o filho de Christina Aguilera chama-se Max?

Tarefas


Tarefas a serem realizadas:

Conteúdo destacado

Tópicos

Portais relacionados

Outros projectos na Wikimedia

Christina Aguilera no Wikinotícias     Christina Aguilera no Wikiquote     Christina Aguilera no Wikilivros     Christina Aguilera no Wikisource     Christina Aguilera no Wikcionário     Christina Aguilera na Wikiversidade     Christina Aguilera no Wikivoyage     Christina Aguilera no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Christina_AguileraWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Christina_AguileraWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Christina_AguileraWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Christina_AguileraWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Christina_AguileraWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Christina_AguileraWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Christina_AguileraWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Christina_AguileraCommons-logo.svg


Este é um portal destacado. Clique aqui para mais informações.