Portal:Coleopterologia/Artigo selecionado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Arquivo[editar código-fonte]

 ver · editar Artigo selecionado/1


Portal:Coleopterologia/Artigo selecionado/1

Os coleópteros constituem uma ordem de insetos conhecidos popularmente como besouros, escaravelhos, joaninhas, gorgulhos entre outras denominações. Etimologicamente, a palavra Coleoptera vem do grego κολεός (koleos - estojo) e πτερόν (pteron - asas), no qual faz alusão as suas asas anteriores rígidas, conhecidas como élitros, que protegem como um "estojo" as asas posteriores, que são membranosas.

Os coleópteros apresentam uma enorme diversidade morfológica e ocupam praticamente qualquer habitat, incluindo os de água doce, embora a sua presença em ambientes marinhos seja mínima. Contudo, os coleópteros são em sua maioria fitófagos, o que torna algumas espécies verdadeiras pragas de culturas, sendo as larvas as que causam a maior parte dos danos agrícolas e florestais. No entanto, outros são predadores de insetos ou até mesmo de outros coleópteros, como é o caso dos carabídeos e das joaninhas, portanto, desempenham um papel importante no combate a estas pragas.

A ordem Coleoptera possui o maior número de espécies dentre todos os seres vivos — cerca de 350 mil — sendo o grupo animal existente mais diversificado. No qual, os curculionídeos compreende a maior família dentro da ordem, seguida pelo dos crisomelídeos.

 ver · editar Artigo selecionado/2


Portal:Coleopterologia/Artigo selecionado/2

Titanus giganteus, conhecidos popularmente como besouro-titã ou cerambicídeo-gigante, é o maior de todos os coleópteros conhecidos pela Coleopterologia, e figura entre as maiores espécies de insetos do mundo. Seu habitat são as florestas tropicais localizadas ao norte da América do Sul, podendo ser encontrado no Brasil, Colômbia, Equador, Peru e nas Guianas.

Os adultos desta espécie podem atingir 17-20 cm de comprimento, sem considerar o tamanho das antenas. Considera-se que os indivíduos adultos não se alimentam, vivendo às custas das reservas de energia adquirida durante sua fase larval. Durante a fase adulta, cuja duração é apenas algumas semanas, buscam um parceiro para reproduzir-se.

 ver · editar Artigo selecionado/3


Portal:Coleopterologia/Artigo selecionado/3

Os curculionídeos (latim científico: Curculionidae), compõem a maior família de coleópteros. Sua principal característica é o rostro comprido, devido a essa peculiaridade, esses coleópteros também recebem a denominação vernácula de bicudo, broca e gorgulho. Determinadas espécies de curculionídeos são daninhas à agricultura, sendo pragas relevantes em plantações de milho, de cana-de-açúcar, de algodão, e em diversas espécies de palmeira.

 ver · editar Artigo selecionado/4


Portal:Coleopterologia/Artigo selecionado/4

Cocinelídeos (Latim científico: Coccinellidae), compreende uma família de coleópteros com 4 a 8 mm de comprimento, apresentando o corpo semiesférico, cabeça pequena e os élitros de cores vistosas, apresentam pontuações, geralmente pretas. Seu ciclo de vida é cerca de 180 dias, uma fêmea pode colocar de 150 a mais de 200 ovos por postura. Os cocinelídeos são considerados como biocontroladores de ecossistema, em decorrência de serem predadores de outros insetos, como os afídio e as mosca da frutas.

 ver · editar Artigo selecionado/5


Portal:Coleopterologia/Artigo selecionado/5

Hidrenídeos (Latim científico: Hydraenidae), compreende uma pequena família de coleóteros, com distribuição cosmopolita. Possuem um tamanho que oscila entre 1 e 3 mm, mas algumas espécies alcançam 7 mm. Vivem em cursos de água ou tanques, em locais com abundante vegetação, no qual a maioria são fitófagos, sendo poucas espécies saprófagas ou predatórias.

 ver · editar Artigo selecionado/6


Portal:Coleopterologia/Artigo selecionado/6

Os cicindelíneos (Latim científico: Cicindelinae), compreende uma subfamília de carabídeos, com distribuição cosmopolita. Caracterizam-se por olhos proeminentes e membros finos e longos, são todos predadores, tanto na fase adulta como na fase larval. Os adultos, que se caracterizam pelos movimentos rápidos, podem atingir cerca de 8 km/h. Alguns cicindelídeos tropicais vivem em árvores, mas a maioria vive junto ao chão, zonas costeiras, dunas arenosas etc.

 ver · editar Artigo selecionado/7


Portal:Coleopterologia/Artigo selecionado/7

Os dermestídeos (Latim científico: Dermestidae), compreende uma família de coleópteros, com ampla distribuição cosmopolita. Caracterizam-se por apresentarem uma forma oval cobertos de cerdas ou escamas, podendo atingir um comprimento de até 12 mm. Em geral são predadores, que se alimentam de animais ou material orgânico seco, como por exemplo, células epiteliais mortas, pólen, penas, fibras naturais entre outros.

 ver · editar Artigo selecionado/8


Portal:Coleopterologia/Artigo selecionado/8

Os histerídeos (Latim científico: Histeridae), compreende uma família de coleópteros, com distribuição cosmopolita. Caracterizam-se por apresentarem um corpo pequeno, cabeça retraída no protórax e antenas curtas. Os élitros são mais curtos que o abdômen, deixando o pigídio a mostra. As patas são curtas, robustas e com protuberâncias. Possuem coloração predominantemente negra, por vezes com manchas vermelhas ou amarelas. São predadores de larvas de outros insetos. Muitas espécies estão associadas a árvores mortas e outros materiais vegetais em decomposição, outras vivem como comensais em formigueiros. Os adultos, quando são incomodados, entram num estado de defesa, encostando rigidamente as patas contra o corpo.

 ver · editar Artigo selecionado/9


Portal:Coleopterologia/Artigo selecionado/9

Os cerambicídeos (Latim científico: Cerambycidae), compreende uma família de coleópteros, com distribuição cosmopolita, exceto na Antártica. Caracterizam-se por apresentarem compridas antenas, em muitos casos, tendo mais que o dobro do tamanho do próprio corpo. Os indivíduos adultos são fitófagos, vivendo em meio às árvores ou plantas das quais se alimentam suas larvas. Algumas espécies permanecem sobre as flores, se alimentando de pólen, enquanto, outras se alimentam de frutos maduros que se rompem ao cair no solo. Os indivíduos adultos não costumam ser nocivos, com exceção dos "serradores".


 ver · editar Artigo selecionado/10


Portal:Coleopterologia/Artigo selecionado/10

Os escarabeídeos (Latim científico: Scarabaeidae), compreende uma grande família de coleópteros, com distribuição em todo o mundo. Apresentam um tamanho que oscila entre 2 a 180 mm, alguns espécies são considerados como os insetos mais grandes, como Goliathus spp., Dynastes hercules. Com uma enorme diversidade, tanto morfológico como em modos de vida. Muitos são coprófagos, outros se alimentam de madeira em decomposição, enquantos há outros que se alimentam de flores e folhas.

 ver · editar Artigo selecionado/11


Portal:Coleopterologia/Artigo selecionado/11

Os girinídeos (Latim científico: Gyrinidae), compreende uma pequena família de coleópteros que normalmente vive à superfície da água. Possuem entre 3 a 15 mm de comprimento, apresentam adaptações específicas ao seu habitat natural, como subdivisões dos omatídeos e modificações das duas patas posteriores, que são mais reduzidas e achatadas, que servem para nadar. As patas anteriores são relativamente compridas, usadas para a predação de insetos aquáticos ou caídos na água.