Portal:Comunismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas por tema · Glossários · Índice A-Z


Hammer and sickle nobg.svg O PORTAL DO COMUNISMO Hammer and sickle nobg.svg

Introdução

O Comunismo (do latim communis = "comum") é um sistema econômico, bem como uma doutrina política e social, cujo objetivo é a criação de uma sociedade sem classes, sem Estado, baseada na propriedade comum dos meios de produção, com a consequente abolição da propriedade privada e caracterizada pelo controle dos meios de produção pelos trabalhadores através de associações livres de produtores.

O Comunismo tenta oferecer uma alternativa aos problemas que são entendidos como inerentes à economia capitalista e ao legado do imperialismo e do nacionalismo. De acordo com a ideologia comunista, a forma para superar esses problemas seria a derrocada da rica burguesia, tida como classe dominante, em prol da classe trabalhadora - ou proletariado – para estabelecer uma sociedade pacífica, livre, sem classes e sem Estado.

Artigo destacado

Uma operária em um Torno mecânico numa fábrica no Texas em 1940.

Proletariado (do latim proles, “filho, descendência, progênie”) é um conceito usado por anarquistas, comunistas e marxistas para definir a classe antagônica à classe capitalista. O proletário consiste daquele que não tem nada além da força de trabalho, vendendo-a para sobreviver. O proletário se diferencia do simples trabalhador, pois este pode vender os produtos de seu trabalho (ou vender o seu próprio trabalho enquanto serviço), enquanto o proletário só vende sua capacidade de trabalhar, e, com isso, os produtos de seu trabalho e o seu próprio trabalho não lhe pertencem, mas àqueles que compram sua força de trabalho e lhe pagam um salário. Ao vender sua força de trabalho, o proletário aliena-se de seus próprios atos e submete-os à vontade do comprador, que o domina autoritariamente. O comprador (o capitalista) comanda o trabalho do proletário e se apropria de seus produtos para vendê-los no mercado. A palavra proletariado define o conjunto dos proletários considerados enquanto formando uma classe social.


Citações

"Se eu dou comida a um pobre, me chamam de santo, mas se eu pergunto por que ele é pobre, me chamam de comunista."
Hélder Câmara
"Que as classes dominantes tremam à revolução comunista. Os proletários nada têm a perder além de suas correntes. Têm um mundo a ganhar. Proletários de todo o mundo, uni-vos!"
Karl Marx
Lutas de massas e ideias: um épico que será levado adiante por nosso povo, maltratado e desprezado pelo imperialismo; nosso povo, não-reconhecido até hoje, que está começando agora a sacudir o sono deles. O imperialismo nos considerava um rebanho fraco e submisso, e agora começa a ficar aterrorizado por esse rebanho..."
Che Guevara
"Devemos ter fé nas massas e devemos ter fé no Partido. Estes são os dois princípios primordiais. Se duvidarmos destes princípios, não vamos conseguir nada."
Mao Tsé-Tung
"Vocês são indivíduos tristes e isolados, vocês estão falidos, o papel de vocês acabou. Vão para onde vocês pertencem a partir de agora - para a lixeira da história!"
Leon Trotsky
"A devoção de tamanhos titãs do espírito tais como Lênin a um ideal tem de render frutos. A nobreza de seu altruísmo será um exemplo para séculos vindouros, e seu ideal atingirá a perfeição"
Mahatma Gandhi
 ver·editar Categorias

Imagem destacada

Olga Benario-Prestes.jpg
Selo postal da República Democrática Alemã em homenagem a Olga Benário Prestes (1959).

Você sabia que

Question mark alternate.png

Comunistas

Conteúdo de qualidade

Featured content
Conteúdo destacado

Nenhum ainda

Good articles
Conteúdo bom

Nenhum ainda


 ver·editar Como colaborar!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Comunismo na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado. Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a Comunismo dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione {{comunismo}} em artigos relacionados.
  • Adicione {{Portal3|Comunismo}} no rodapé de artigos relacionados.

   Como ajudar?   


 ver·editar Portais relacionados