Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

Adélia Eberle, primeira rainha da Festa da Uva, em foto de Júlio Calegari.

A Festa da Uva, ou Festa Nacional da Uva, é uma feira e uma festa comunitária brasileira realizada atualmente a cada dois anos em Caxias do Sul, estado do Rio Grande do Sul, comemorando a história, a cultura e a produção agroindustrial da cidade e da região. A Festa da Uva como hoje é conhecida foi uma evolução de uma série de feiras agroindustriais realizadas entre 1881 e 1931, que buscavam primariamente promover a cidade através da exposição dos seus produtos mais típicos. Em 1932 começou a ocorrer uma importante transformação em suas características, passando a incorporar ideologias e articular narrativas que enalteciam a imigração italiana, a ligação com a terra, a vitoriosa história de progresso da comunidade, a operosidade do povo italiano e seu papel de civilizadores e construtores de riquezas. Durante a Era Vargas, que impôs um rápido abrasileiramento da cultura italianizada da região, cortaram-se muitos dos laços com as origens e as tradições, abrindo-se um período de crise de identidade para os locais em que a celebração foi suspensa.

Depois da Segunda Guerra Mundial, iniciando um período de reconciliação da nação com a herança italiana, a festa foi retomada, e desde então não mais sofreu interrupções. Embora a presença italiana tenha sido majoritária até meados do século XX, a partir de então a cidade começou a crescer rapidamente com a chegada de muitos migrantes de outras origens étnicas e culturais. Essa pluralidade, no entanto, só veio a se refletir nas narrativas e simbolismos da festa décadas mais tarde, quando passam a reconhecer e representar a contribuição de outros grupos para o crescimento de Caxias. Também modificou-se a relação com a uva e o vinho, a origem da celebração, que há muitas décadas deixaram de ser a base da economia local, atualmente centrada no setor industrial metal-mecânico e nos serviços. (leia mais...)

Lista destacada aleatória

Este anexo lista os singles número um na Billboard Hot 100 em 2002. A parada musical classifica o desempenho de singles nos Estados Unidos. Publicada pela revista Billboard, os dados são recolhidos pela Nielsen SoundScan, baseado em cada venda semanal física e digital, e também popularidade da canção nas rádios.

Em 2002, cinco artistas ganharam seu primeiro single número um nos EUA, quer como artista principal ou artista convidado. A cantora Ashanti foi a primeira a alcançar esse feito com "Always On Time" que conta com a participação do rapper Ja Rule. Mais tarde, ela teve seu primeiro número um como artista principal com "Foolish". A cantora Kelly Rowland, então membro do grupo feminino Destiny's Child, ganhou seu primeiro single número um a solo com "Dilemma", uma canção do rapper Nelly, que recebeu o seu primeiro número um com "Hot in Herre" durante este ano. A ascensão de "Lose Yourself" para o número um deu ao rapper Eminem seu primeiro número um, uma vez que ele começou a lançar álbuns em 1999. Kelly Clarkson ganhou seu primeiro número um com "A Moment Like This". Clarkson e Ashanti foram as únicas artistas que lideraram as paradas este ano com um single de estreia. Em 2002, Ja Rule, Ashanti e Nelly tiveram dois singles número um na Hot 100.

Ler mais

Imagem destacada aleatória

Samurai with sword.jpg

Samurai empunhando uma espada katana (Foto: 1860).

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais