Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

O Doríforo, a mais afamada criação de Policleto. Cópia moderna em bronze no Museu Pushkin.

Policleto (em grego: Πολύκλειτος, transliterado como Polykleitos; Sicião ou Argos, ativo entre c. 460 e c. 420-410 a.C.), também conhecido como Policleto de Argos, Policleto de Sicião, Policleto, o Velho, ou Policlito, foi um dos mais notáveis escultores da Grécia Antiga, fundador, junto com Fídias, do Classicismo escultórico, e apelidado de "Pai da Teoria da Arte" do Ocidente.

As informações que os escritores antigos deixaram sobre sua vida são extremamente pobres, mas sua influência atravessou os séculos e é percebida até nos dias de hoje. Na Antiguidade ficou conhecido graças às suas esculturas de atletas e a uma colossal estátua de Hera, esculpida em marfim e ouro e instalada no templo da deusa em Argos. Mas a enorme fama de Policleto derivou principalmente de seu tratado teórico intitulado Cânone, onde estabeleceu regras para a sua arte, e de uma escultura sua em particular, o Doríforo, considerada por muito tempo como o ideal da beleza masculina, corporificando o sistema de proporções que o escultor definira em seu tratado. Nenhuma de suas obras originais se conservou, mas algumas são conhecidas através de cópias posteriores.

Policleto tornou-se um escultor popular na Roma Antiga, foi saudado por uma série de autores antigos e modernos como um padrão de excelência, e em tempos recentes diversos estudiosos têm mais uma vez reiterado a importância de sua contribuição. Sua reconsagração contemporânea aconteceu entre 1990 e 1991, quando se organizou na Alemanha uma grande exposição reunindo todas suas obras conhecidas. (leia mais...)


Lista destacada aleatória

Esta é uma lista de municípios do Amazonas por Produto Interno Bruto (PIB) referente ao ano de 2009. Os valores são a preços correntes. O Amazonas é um estado brasileiro, localizado no noroeste da Região Norte do Brasil e formado pela união de 62 municípios. Possui o segundo maior PIB da região, superado apenas pelo Pará. Dentre todos seus municípios, apenas dois deles possuem economia superior ao valor de R$ 1 bilhão de reais. Manaus, a capital do estado, é o município com a maior economia, totalizando em 2009 R$ 40.486.107. Congratula-se ainda por ser o município com maior PIB da Região Norte e o sexto maior do Brasil, sendo superado por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte, sendo a única capital amazônica a configurar na lista. O município de Manaus concentra 25% de toda a economia do Norte brasileiro.

Imagem destacada aleatória

Aurelia aurita (Cnidaria) Luc Viatour.jpg
Medusa-da-lua (Aurelia aurita).

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais