Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

Um ataque de asma provoca o estreitamento das vias respiratórias e a produção de muco em excesso, o que torna a respiração difícil

Asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas. Quando as vias aéreas inflamadas são expostas a vários estímulos ou fatores desencadeantes tornam-se hiperreativas e obstruídas, limitando o fluxo de ar através de broncoconstrição, produção de muco e aumento da inflamação. Entre os sintomas mais comuns estão a pieira recorrente, tosse com agravamento noturno, sensação de aperto no peito e dificuldade respiratória recorrente. Pensa-se que a asma tenha origem numa conjugação de fatores genéticos e ambientais. Entre os fatores desencadeantes mais comuns estão os alergénios, como ácaros domésticos, baratas, pólen, pêlo de animais e fungos, e diversos fatores ambientais, como o fumo de tabaco ativo e passivo, a poluição do ar, irritantes químicos, exercício físico e determinados fármacos como a aspirina.

A asma pode ser difícil de diagnosticar. Alguns dos sintomas de asma, como a dispneia aguda, o aperto torácico e a pieira, podem ser provocados por outras doenças. O diagnóstico é geralmente realizado com base no padrão dos sintomas, na comprovação da reversibilidade dos sintomas com broncodilatadores e nos resultados de exames de espirometria. A classificação clínica é feita de acordo com a frequência dos sintomas, do volume expiratório máximo no primeiro segundo e do débito expiratório máximo. A asma pode ser classificada como ligeira, moderada ou grave. As exacerbações ou crises agudas têm carácter episódico, embora a inflamação das vias aéreas seja crónica. As crises podem colocar a vida em risco, embora seja possível preveni-las. A gravidade da doença varia entre as pessoas e pode variar ao longo do tempo na mesma pessoa. (leia mais...)

Lista destacada aleatória

Este anexo lista os singles número um na Billboard Hot 100 em 2007. A parada musical classifica o desempenho de singles nos Estados Unidos. Publicada pela revista Billboard, os dados são recolhidos pela Nielsen SoundScan, baseado em cada venda semanal física e digital, e também popularidade da canção nas rádios. No ano de 2007, foram 17 os singles que chegaram ao topo da parada. Embora 18 singles tenham alcançado a primeira posição da parada em 52 edições da revista, "Irreplaceable", da cantora Beyoncé, entrou na parada em 2006 e foi excluído. Em 2007, oito artistas conseguiram seu primeiro single número um na Billboard Hot 100, seja como artista principal ou convidado, entre eles: Maroon 5, Avril Lavigne, Mims, Plain White T's, Sean Kingston, Soulja Boy, T-Pain e Yung Joc. O produtor Timbaland conseguiu seu primeiro single número um como artista principal em "Give It to Me", porém já havia aparecido como convidado na música "Promiscuous", da cantora Nelly Furtado. T-Pain, Justin Timberlake, Nelly Furtado e Fergie conseguiram cada um dois singles número um, seja como artista principal ou convidado. Três singles número um permaneceram o maior tempo no topo da Billboard Hot 100 em 2007, entre eles, "Irreplaceable" da cantora Beyoncé Knowles, "Umbrella" da cantora Rihanna e "Crank That (Soulja Boy)" do rapper Soulja Boy, ambos por sete semanas. "Irreplaceable" que já estava no topo de três edições do ano anterior, é creditado como o maior longest-running do ano de 2006. Assim, "Umbrella" e "Crank That (Soulja Boy)" são creditados como os longest-running de 2007.

Imagem destacada aleatória

Snug Falls 2.jpg Snug Falls, Snug, Tasmânia, Austrália.

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais