Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

Montagem Garanhuns.jpg

Garanhuns é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Pertence à Mesorregião do Agreste Pernambucano e à Microrregião de Garanhuns, distando cerca de 231 km da capital pernambucana, Recife. Ocupa uma área de 458,550 km², sendo 7,11 km² formando o perímetro urbano e 451,44 km² formando a zona rural. Em 2014, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou sua população em aproximadamente 136 057 habitantes, sendo o nono maior município pernambucano, o terceiro maior do interior do estado e o segundo maior da região do agreste pernambucano.

A sede municipal tem uma temperatura média de 21,2 °C, sendo a mata atlântica e a caatinga suas vegetações nativas, estando numa área de transição entre os dois biomas. Cerca de 89,14% da população vive na zona urbana, contando com 75 estabelecimentos de saúde, no ano de 2009. Em 2010, seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) foi calculado em 0,664, considerado médio e abaixo da média estadual, ocupando a décima sexta colocação entre os municípios de Pernambuco. Originalmente, suas terras eram ocupadas pelos índios do ramo dos cariris, quando, por volta do século XVII, brancos e negros fugidos da sujeição dos holandeses ocuparam as regiões de brejos, lá estabelecendo-se em aldeias esparsas. Em 29 de setembro de 1658, o mestre de campo Nicolau Aranha Pacheco, o capitão Cosmo de Brito Cação, Antonio Fernandes Aranha e Ambrósio Aranha de Farias receberam do governador na época em exercício, André Vital Negreiros de Araújo, uma sesmaria com cerca de 20 léguas de extensão, uma se localizava nos campos de Garanhuns e outra em Panema. Nesse mesmo ano, foi fundado o Sítio Garcia, situado na região onde atualmente se localiza o distrito-sede do município. (leia mais...)

Lista destacada aleatória

Este anexo lista os distritos do Amapá, que são uma divisão oficial dos municípios que compõem a unidade federativa brasileira supracitada, localizada na Região Norte do país.

O estado é composto por 16 municípios, sendo que do total 7 são divididos em distritos, enquanto que os 9 restantes são formados por apenas 1 distrito, o chamado Distrito-Sede ou sede municipal. Ao todo, existem 17 distritos (33 incluindo as sedes). As divisões enquadradas em ambos os casos estão presentes na lista. De acordo com a lei complementar nº 1, de 17 de março de 1992, qualquer alteração distrital feita no estado do Amapá deve ser aplicada através de leis municipais.

Imagem destacada aleatória

Typhoid inoculation2.jpg
Um médico aplica em uma aluna de escola rural no Texas, EUA, uma vacina contra febre tifóide. Abril de 1943.

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais