Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

Bandeirapoa.jpg

Porto Alegre é um município brasileiro e a capital do estado mais meridional do Brasil, o Rio Grande do Sul. Pertence à mesorregião metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. Com uma área de quase 500 km², possui uma geografia diversificada, com morros, baixadas e um grande lago, o Guaíba, distando 2027 quilômetros de Brasília, a capital nacional.

A cidade constituiu-se a partir da chegada de casais açorianos em meados do século XVIII. No século XIX contou com o influxo de muitos imigrantes alemães e italianos, recebendo também espanhóis, africanos, poloneses e libaneses. Desenvolveu-se com rapidez, e hoje abriga mais de 1,4 milhão de habitantes. A cidade enfrenta muitos desafios, entre eles a grande população ainda vivendo em condições de pobreza e sub-habitação, um alto custo de vida, deficiências sérias no tratamento de esgotos, muita poluição e degradação de ecossistemas originais, índices de crime elevados (embora indicando uma tendência de queda) e crescentes problemas de trânsito.

Por outro lado, ostenta mais de 80 prêmios e títulos que a distinguem como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir. Foi destacada em anos recentes também pela ONU como a Metrópole nº1 em qualidade de vida do Brasil por três vezes; como possuindo um dos 40 melhores modelos de gestão pública democrática pelo seu Orçamento Participativo, e por ter o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as metrópoles nacionais. Dados do IBGE a apontaram em 2009 como a capital brasileira com a menor taxa de desemprego, e a empresa de consultoria britânica Jones Lang LaSalle incluiu-a em 2004 entre as 24 cidades com maior potencial para atrair investimentos no mundo, figurando na lista da Pricewaterhouse Coopers entre as cem cidades mais ricas do mundo. (leia mais...)


Lista destacada aleatória

Este anexo lista os álbuns número um na Billboard 200 em 2005. Todos os rankings são pesquisados e compilados pela Nielsen Soundscan com registros de vendas físicas e digitais nos EUA. O ano de 2005 começa com o já falecido rapper 2Pac no topo da parada com seu álbum póstumo Loyal to the Game, com mais de 300 mil exemplares vendidos. Logo em seguida aparece o também cantor de rap Eminem com o disco Encore em duas semanas no topo em janeiro, assim como no final do ano com a coletânea Curtain Call: The Hits pelo mesmo período na liderança da Billboard 200. 50 Cent foi o grande destaque do ano com seis semanas consecutivas em primeiro lugar na parada dos mais vendidos nos Estados Unidos. Foram mais de 1 milhão de cópias vendidas em sua primeira semana. Coldplay segue logo atrás com três semanas no topo com X&Y, com mais de 700 mil exemplares comercializados só na primeira semana. A série Now That's What I Call Music! também teve destaque na parada com duas edições no ano, a Now 19 e Now 20, que foram os líderes por duas semanas. R. Kelly, Hilary Duff, Kanye West, Mariah Carey e Green Day também ficaram por duas semanas consecutivas ou não, em primeiro lugar no ranking.

Imagem destacada aleatória

Klosterkirche hirschhorn fenster.jpg
Um vitral colorido de um monastério da cidade de Hirschhorn, na Alemanha.

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais