Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

Guerreiros búlgaros realizam sacrifícios durante o Cerco de Dorostolo.

A guerra rus'-bizantina de 970-971 foi um conflito que se iniciou antes, em 967-968, travado na parte oriental dos Balcãs e que envolveu os rus' de Kiev, a Bulgária e o Império Bizantino. Os bizantinos instigaram o governante rus', Sviatoslav, a atacar a Bulgária, o que levou ao colapso do estado búlgaro e à ocupação da maior parte do território pelos rus'. Logo após a vitória, os próprios rus' foram derrotados pelos bizantinos e tiveram que se retirar, deixando a Bulgária livre para ser incorporada ao Império Bizantino.

Em 927, um tratado de paz foi firmado entre a Bulgária e Bizâncio, iniciando um período de quarenta anos de paz após muitos de guerra. Ambos os estados prosperaram nesse interlúdio, mas o balanço de poder foi gradualmente pendendo para os bizantinos, que avançaram territorialmente contra o Califado Abássida no oriente e conseguiram estabelecer um conjunto de alianças que efetivamente aprisionou a Bulgária. Em 965-66, o belicoso imperador Nicéforo II Focas (r. 963–969) recusou-se a renovar o tributo anual que era parte do tratado de paz e declarou guerra à Bulgária. Preocupado com suas campanhas no oriente, contudo, Nicéforo resolveu esta guerra por meio de um intermediário, convidando Sviatoslav a invadir seu inimigo. (leia mais...)

Lista destacada aleatória

Este anexo contém uma lista de unidades federativas do Brasil por taxa de natalidade, índice que representa a quantidade de crianças que nasceram no país por cada mil habitantes em um ano.

O Brasil é uma república federativa formada pela união de 26 estados federados, além do Distrito Federal. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009 a taxa de natalidade no país era de 15,77 crianças nascidas a cada grupo de mil pessoas, sendo a 134ª maior do mundo. A unidade federativa com o maior índice é Roraima, cujo valor da taxa de natalidade é de 28,7 nascidos vivos a cada mil habitantes, seguido pelo Amapá (27,9) e Acre (23,9). Já as menores taxas são as dos estados do Rio Grande do Sul (11,6), Rio de Janeiro (11,9) e Santa Catarina (12,5).


Imagem destacada aleatória

Viru Bog, Parque Nacional Lahemaa, Estonia, 2012-08-12, DD 60.JPG Paul de Viru, Parque Nacional de Lahemaa, Estônia.

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais