Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

Extensão do Reino de Roma e localização de Roma.

Reino de Roma (em latim: Regnum Romanum), também designado como monarquia romana ou período régio, é a expressão utilizada por convenção para definir o estado monárquico romano desde a sua origem (21 de abril de 753 a.C.) até a queda da realeza em 509 a.C.. A documentação deste período é precária e até mesmo os nomes dos reis são desconhecidos, citando-se apenas os reis lendários, apresentados nas obras de Virgílio (Eneida) e Tito Lívio (Ab Urbe condita libri). Suas origens são imprecisas, se bem parece claro que foi a primeira forma de governo da cidade, um dado que a arqueologia e a linguística parecem confirmar.

Segundo a tradição lendária, Roma foi governada por sete reis.[a] Os antigos atribuem a cada soberano uma inovação para a formação das instituições romanas: Rômulo (r. 753–717 a.C.) fundou a cidade e raptou as sabinas; Numa Pompílio (r. 717–673 a.C.) criou as instituições religiosas, os sacerdócios e os ritos; Túlio Hostílio (r. 673–642 a.C.) destruiu Alba Longa; Anco Márcio (r. 640–616 a.C.) fundou a colônia de Óstia; Tarquínio Prisco (r. 616–579 a.C.) realizou grandes trabalhos de construção em Roma; Sérvio Túlio (r. 578–535 a.C.) dividiu a sociedade romana em classes censitárias; e Tarquínio, o Soberbo (r. 534–509 a.C.) representou o típico tirano romano. (leia mais...)

Lista destacada aleatória

Esta é uma lista de presidentes da Federação Internacional de Futebol (FIFA), a organização governamental do futebol, futsal e futebol de areia em todo o planeta. A FIFA foi criada oficialmente em 21 de maio de 1904 na cidade de Paris, França, e passou por diversas sedes até a atual em Zurique, Suíça. A organização contém 209 países filiados, o que faz dela uma das maiores instituições internacionais em número de membros.

Desde a sua criação em 1904, a FIFA recebeu até a presente data apenas oito presidentes. Três deles morreram no ofício - Daniel Burley Woolfall, Rodolphe Seeldrayers e Arthur Drewry. Seeldrayers foi também o presidente que ficou menos tempo no cargo, apenas dez meses, devido ao seu falecimento. Jules Rimet se tornou o presidente mais aclamado, tanto pelo elevado tempo que permaneceu no cargo - 33 anos - quanto pela realização da primeira Copa do Mundo FIFA, em 1930. O único presidente na história a não pertencer a um país da Europa foi o brasileiro João Havelange; três foram nascidos na Inglaterra, dois na França, um na Bélgica e um na Suíça.

Imagem destacada aleatória

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais