Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

São Cirilo de Alexandria.

Cirilo de Alexandria (ca. 375 ou 378444) foi o Patriarca de Alexandria quando a cidade estava no auge de sua influência e poder no Império Romano. Um dos Padres gregos, Cirilo escreveu extensivamente e foi protagonista nas controvérsias cristológicas do final do século IV e do século VI. Foi uma figura central no Primeiro Concílio de Éfeso, em 431, que levou à deposição do patriarca Nestório de Constantinopla. Ele é listado entre os Pais e os Doutores da Igreja, e, por sua reputação no mundo cristão, é conhecido como "Pilar da Fé" e "Selo de Todos os Pais". Entretanto, os bispos nestorianos no Segundo Concílio de Éfeso o declararam herético, rotulando-o como um "monstro, nascido e criado para a destruição da Igreja".

Cirilo nasceu por volta de 375 ou 378 em uma vila chamada "Didusja" (em copta) e "Teodósio" (em grego), segundo João de Nikiu, provavelmente a moderna El-Mahalla El-Kubra ou nas proximidades. Porém autores posteriores, especialmente gregos, apontam Alexandria como sua cidade natal, o que várias fontes modernas corroboram. Sua mãe seria natural de Mênfis e passou algum tempo em conventos em Alexandria antes de se casar. (leia mais...)

Lista destacada aleatória

A discografia da cantora estadunidense Madonna consiste em 11 álbuns de estúdio, seis compilações, três trilhas sonoras, três álbuns ao vivo e três álbuns remixados. Em 1982 Madonna assina contrato com a Sire Records, prorpiedade da Warner Bros. Records. Após o sucesso dos seus dois primeiros singles "Everybody" e "Burning Up", ela assinou um acordo para gravação de álbuns em 1983. Seu primeiro LP lançado pela Sire foi o auto-intitulado álbum de estréia, Madonna, lançado em 1983. No pico, o álbum alcançou a posição de número oito na Billboard 200 e ganhou cino vezes certificado de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA). O próximo álbum foi Like a Virgin, lançado em 1984. O álbum liderou as paradas em muitos países e ganhou certificado de diamante pela RIAA. True Blue foi seu terceiro álbum de estúdio a ser lançado, no ano de 1986. Em 1987, ela lançou dois álbuns que alcançaram status de platina nos Estados Unidos: trilha-sonora Who's That Girl e sua primeira coletânia de remixes You Can Dance. A trilha-sonora contém faixas de outros artistas, mas é considerada um "álbum de Madonna" pela Billboard 200 e pela Warner Bros. Records. Like a Prayer, seu quarto álbum de estúdio, lançado em 1989, tornou-se o seu terceiro álbum número um no Billboard 200.

Imagem destacada aleatória

Vasily Perov - Портрет Ф.М.Достоевского - Google Art Project.jpg Retrato de Fiódor Dostoiévski, por Vasilij Grigor'evič Perov.

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais