Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

Necropsittacus rodericanus.jpg

O papagaio-de-rodrigues (nome científico: Necropsittacus rodricanus) é uma espécie extinta de papagaio que era endêmica de Rodrigues, uma ilha no Oceano Índico a leste de Madagascar. A ave tinha uma plumagem verde, cabeça e bico grandes, além de uma longa cauda. O comprimento total do animal era de cerca de 50 cm, comparado ao de uma cacatua grande. Especialistas sugerem que pode ter tido uma aparência em vida semelhante a do papagaio Tanygnathus megalorynchos, mas com cabeça e cauda maiores. Não está claro se a espécie evoluiu a partir de ancestrais do sul da Ásia, tal como ocorreu com o dodô, ou da África.

Pouco se sabe sobre a espécie em vida. O único relato detalhado afirma que o papagaio se alimentava de sementes do arbusto Fernelia buxifolia, e que construía seus ninhos em ilhotas próximas para evitar os ratos (trazidos nos navios) da ilha principal. As primeiras menções à ave foram feitas pelos exploradores franceses François Leguat, em 1708, e Julien Tafforet, em 1726, ambos abandonados em Rodrigues. E a última em 1761, pelo astrônomo Alexandre Guy Pingré. Nesse intervalo de tempo de pouco mais de meio século, a ave, antes abundante na ilha, foi completamente exterminada. Caça excessiva, perda de habitat pelo desmatamento e predação por animais introduzidos pelos colonos, como ratos, são apontados como as principais causas da extinção. (leia mais...)

Lista destacada aleatória

A discografia dos The Black Eyed Peas, um grupo americano de hip hop, é composta por seis álbuns de estúdio, dois álbuns de compilação, um jogo prolongado, 24 singles e dois álbuns de vídeo. A Interscope Records lançou seu álbum de estreia, Behind the Front, nos Estados Unidos em Junho de 1998. Embora o álbum recebeu quatro estrelas de uma revisão do Allmusic, ele ficou com posições baixas na Billboard 200, dos EUA, e na French Albums Chart, nos números 129 e 149, respectivamente. O segundo álbum da banda, Bridging the Gap, foi lançado em 2000, sua mais alta posição nos Estados Unidos foi a de número 67. Porém, seu melhor desempenho, deu-se na Nova Zelândia, onde Bridging the Gap alcançou o #18, como a melhor. Em Junho de 2003, a banda lançou seu terceiro álbum, Elephunk, que incluía os singles "Where Is the Love?", o primeiro single internacional #1 da banda, "Shut Up", "Hey Mama" e "Let's Get It Started". Devido ao sucesso obtido por eles, o álbum atingiu o #14 na Billboard 200, dos EUA, mostrando um claro salto de popularidade da banda no país. Segundo a RIAA, foi certificado em 2x Disco de Platina. Alcançou a posição número um na Australian Albums Chart, número dois na Canadian Albums Chart, French e New Zealand Albums Chart e número três no UK Albums Chart. O quarto álbum, intitulado Monkey Business, lançado em 2005, chegou a posição #2 e número um em muitos países. Gerou seus dois singles com a mais alta posição na Billboard Hot 100 na época, "Don't Phunk With My Heart" e "My Humps", ambos chegaram a número três.

Imagem destacada aleatória

Glarus Stadtkirche Langhaus.jpg
A nave e o órgão da igreja de Glarus, Suíça.

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais