Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

Bandeira do Japãp.

O Japão (em japonês: 日本, Nihon ou Nippon; oficialmente 日本国, ou Nihon koku), é um país insular da Ásia Oriental. Localizado no Oceano Pacífico, a leste do Mar do Japão, da República Popular da China, da Coreia do Norte, da Coreia do Sul e da Rússia, se estendendo do Mar de Okhotsk, no norte, ao Mar da China Oriental e Taiwan, ao sul. Os caracteres que compõem seu nome significam "origem do Sol", razão pela qual o Japão é às vezes identificado como a "Terra do Sol Nascente".

O país é um arquipélago de 6852 ilhas, cujas quatro maiores são Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, representando em conjunto 97% da área terrestre nacional. A maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões como, por exemplo, o pico mais alto japonês, o Monte Fuji. O Japão possui a nona maior população do mundo, com cerca de 128 milhões de habitantes. A Região Metropolitana de Tóquio, que inclui a capital de facto de Tóquio e várias prefeituras adjacentes, é a maior área metropolitana do mundo, com mais de 30 milhões de habitantes.

Pesquisas arqueológicas indicam que já havia presença humana nas ilhas japonesas no período Paleolítico Superior. A primeira menção escrita do Japão começa com uma breve aparição em textos históricos chineses do século I. A influência do resto do mundo seguida por longos períodos de isolamento tem caracterizado a história do país. Desde a sua constituição em 1947, o Japão se manteve como uma monarquia constitucional unitária com um imperador e um parlamento eleito, a Dieta. (leia mais...)


Lista destacada aleatória

Este anexo lista a discografia de Jake Bugg, cantor e compositor da Inglaterra, que consiste em dois álbuns de estúdio e três extended play, além de onze singles e doze videoclipes. Interpreta fundamentalmente indie rock e indie folk, além de blues e country rock. Em 2011, Bugg foi escolhido pela BBC para se apresentar na fase de novos talentos no Festival de Glastonbury, com 17 anos, onde, após essa apresentação, ganhou um contrato com a gravadora Mercury Records. Antes de começar a gravar seu primeiro álbum, o cantor lançou um EP intitulado Taste It, com quatro faixas, incluindo "Taste It", que mais tarde foi incluída no seu álbum de estreia. Durante a gravação de seu primeiro disco, Jake lançou quatro singles, sendo que um deles "Lightning Bolt", tocado durante a cerimônia dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 e tendo alcançado o 26º lugar da UK Singles Charts. Em 15 de outubro de 2012, foi lançado o seu álbum de estreia homônimo, chegando à primeira posição no Reino Unido e à 75ª colocação na Billboard 200. Desde então, o álbum foi certificado como platina dupla pela British Phonographic Industry (BPI), vendendo mais de 600 mil cópias no Reino Unido.

Imagem destacada aleatória

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais