Portal:Crustáceos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carcinus maenas white background.jpg Portal dos

Crustáceos

A carcinologia é o ramo da zoologia dedicado ao estudo dos crustáceos.
 ver·editar Crustáceos
Lobster 300.jpg

Crustacea (crustáceos) é um subfilo do filo Arthropoda (artrópodes) que agrupa um numeroso e diversificado conjunto de invertebrados que inclui cerca de 50 000 espécies validamente descritas. A maioria dos crustáceos são organismos marinhos, como as lagostas, camarões, cracas, percebes, tatuís (Emerita brasiliensis, que vivem enterrados nas areias das praias do Brasil), os siris e os caranguejos, mas também existem crustáceos de água doce, como a pulga-d'água (Daphnia) e mesmo crustáceos terrestres como o bicho-de-conta. Podem encontrar-se crustáceos em praticamente todos os ambientes do mundo, desde as fossas abissais dos oceanos até glaciares e lagoas temporárias dos deserto.





 ver·editar Artigos selecionados
Krill do norte (Meganyctiphanes norvegica)

Krill é o nome colectivo dado a um conjunto de espécies de animais invertebrados semelhantes ao camarão. Estes pequenos crustáceos são importantes organismos do zooplâncton, especialmente porque servem de alimento a baleias, jamantas, tubarões-baleia, entre outros. Estes animais são ainda designados como eufausídeos, palavra derivada da ordem taxonómica a que pertencem, Euphausiacea. O termo krill é de origem norueguesa, sendo derivado do neerlandês kriel, que designa peixes acabados de nascer ou em fase juvenil.

Os eufausídeos estão presentes em todos os oceanos do planeta. São considerados espécies-chave próximas da base da cadeia alimentar já que se alimentam de fitoplâncton e de algum zooplâncton, convertendo esta fonte de alimento numa forma que pode ser consumida por muitos animais de maiores dimensões, constituindo a maior parte da dieta destes. No Oceano Antártico, uma espécie, o krill antártico (Euphausia superba), perfaz uma biomassa superior a 500 milhões de toneladas, aproximadamente o dobro da biomassa constituída pela totalidade dos seres humanos. Desta biomassa, mais de metade é consumida todos os anos por baleias, focas, pinguins, lulas e peixes, sendo substituída graças ao seu crescimento e reprodução. A maioria das espécies de krill efectuam grandes migrações verticais diárias, alimentando os predadores à superfície, durante a noite, e em águas mais profundas durante o dia.


 ver·editar Você sabia...
Palaemon serratus (Decapoda: Palaemonidae)

... que o Palaemon serratus (imagem) é o maior camarão nativo das ilhas britânicas?

... que o Thalassina anomala, uma lagosta localizada nos manguezais do Indo-Pacífico, é usada na Tailândia em pó ou embebida em álcool como remédio para a asma?

... que o Chthamalus stellatus é hermafrodita e tem um pênis significativamente mais longo do que seu corpo?


 ver·editar Colabore
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Crustáceos na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.



Purgar cache do servidor