Portal:Cultura da Internet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cultura da Internet

A cultura da Internet, ou cibercultura, é uma cultura que descreve as muitas manifestações do uso da rede de computadores para comunicação, entretenimento, negócios e recreação. Alguns recursos da cultura da Internet incluem comunidades online, jogos, mídias sociais e muito mais, bem como tópicos relacionados à identidade e privacidade. Devido ao uso e adoção em grande escala da Internet, os impactos da cultura da Internet na sociedade e nas culturas não digitais foram generalizados. Além disso, devido à natureza abrangente da Internet e da cultura da Internet, diferentes facetas da cultura da Internet são frequentemente estudadas individualmente, em vez de holisticamente, como mídia social, jogos, comunidades específicas e muito mais. (leia mais...)

Artigos selecionados

Em informática, avatar é um cibercorpo inteiramente digital, uma figura gráfica de complexidade variada que empresta sua vida simulada para o transporte identificatório de cibernautas para dentro dos mundos paralelos do ciberespaço. O cibernauta pode incorporar uma ou mais dessas máscaras digitais para representá-lo em ambientes bi ou tridimensionais, encontrar outros avatares e comunicar-se com eles, além de teleportá-lo de sala a sala, controlar sua posição no quadro, fazê-lo dizer coisas e mesmo produzir efeitos de som e gestos animados pré-programados. Neste nível de imersão, o usuário produz uma multiplicação na sua identidade, uma hesitação entre presença e ausência, estar e não estar, ser e não ser, certeza e fingimento.

Em 1986, o termo avatar, de origem sânscrita avatāra, conceito do Hinduísmo, que significa "descida de uma divindade do paraíso (à Terra)" e a consequente aparência terrena desse ser celestial (em particular refere-se às dez formas de representação de Vishnu), foi utilizado no jogo de vídeo game Habitat para representar corpos virtuais, mas o sucesso do filme Snow Crash, de Neal Stephenson em 1992, popularizou o conceito que hoje é utilizado frequentemente em jogos de computador e na Internet. (leia mais...)

Memes selecionados

Nyan Cat é um vídeo colocado no YouTube em abril de 2011 que acabou por se tornar um meme de Internet. O vídeo uniu a canção pop japonesa Nyanyan! com um desenho animado de um gato cinza feito em pixel art voando no espaço em loop. O vídeo é classificado entre os cinco mais vistos do YouTube de 2011.

A animação original foi feita por Chris Torres (PRguitarman) em 2 de abril de 2011. Ele então a enviou para o site LOL-Comics, pretendendo que ela fosse "engraçada". O usuário do YouTube "saraj00n" combinou a animação com a versão da música "Nyanyanyanyanyanyanya!" enviada pelo usuário Momo Momo "もももも" do site Nico Nico Douga, e isso foi enviado para o YouTube no dia 5 de abril de 2011. O vídeo se tornou tão popular que em 16 de junho de 2011, em vez da barra do tempo normal, o vídeo original no YouTube mostrava uma miniatura do Nyan Cat. Um print screen foi enviado ao Reddit no mesmo dia. (leia mais...)

Sabia que...

Celebridades selecionadas

Felipe Neto-2019.png

Felipe Neto Rodrigues Vieira (Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 1988) mais conhecido por Felipe Neto, é um youtuber, empresário, ator, comediante, escritor e filantropo luso-brasileiro. É conhecido por ter um dos maiores canais brasileiros do YouTube, com 41 milhões de inscritos e mais de doze bilhões de visualizações acumuladas. Seu sucesso inicial se deu mostrando, nos seus vídeos, sua opinião sobre celebridades, atividades do cotidiano e filmes, geralmente com tom fortemente crítico e/ou cômico, sendo o primeiro a conquistar 1 milhão de inscritos no Brasil.

Em 2019, tornou-se o segundo youtuber mais assistido do mundo. Em dezembro de 2019, entrou no ranking do instituto QualiBest como um dos maiores influenciadores digitais do Brasil. Em 2020, foi incluído na tradicional lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, organizada pela revista norte-americana Time. (leia mais...)

Sites selecionados

4chan Logo.png

4chan é um website de imageboard em inglês. Lançado em 1 de outubro de 2003, o site foi criado baseando-se em imageboards japoneses, especificamente o 2chan. Os primeiros sub-fóruns do 4chan eram originalmente usados para a postagem de imagens e discussões sobre mangás e animes. O site rapidamente se tornou popular e foi expandido, e agora possui sub-fóruns dedicados a uma grande variedade de tópicos de assuntos, desde anime e mangá até jogos eletrônicos, música, literatura, política e esportes.

O site foi vinculado a subculturas e ativismo da Internet, mais notavelmente o Anonymous, a direita alternativa e o Projeto Chanology. Os usuários do 4chan também foram responsáveis pela formação e popularização dos memes da Internet. (leia mais...)

Categorias

Portais relacionados

Wikimedia

Cultura da Internet no Wikinotícias     Cultura da Internet no Wikiquote     Cultura da Internet no Wikilivros     Cultura da Internet no Wikisource     Cultura da Internet no Wikcionário     Cultura da Internet na Wikiversidade     Cultura da Internet no Wikivoyage     Cultura da Internet no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Cultura_da_InternetWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Cultura_da_InternetWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Cultura_da_InternetWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Cultura_da_InternetWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Cultura_da_InternetWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Cultura_da_InternetWikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/Cultura_da_InternetWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Cultura_da_InternetCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor