Portal:Cultura da Internet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cultura da Internet

A cultura da Internet, ou cibercultura, é uma cultura que descreve as muitas manifestações do uso da rede de computadores para comunicação, entretenimento, negócios e recreação. Alguns recursos da cultura da Internet incluem comunidades online, jogos, mídias sociais e muito mais, bem como tópicos relacionados à identidade e privacidade. Devido ao uso e adoção em grande escala da Internet, os impactos da cultura da Internet na sociedade e nas culturas não digitais foram generalizados. Além disso, devido à natureza abrangente da Internet e da cultura da Internet, diferentes facetas da cultura da Internet são frequentemente estudadas individualmente, em vez de holisticamente, como mídia social, jogos, comunidades específicas e muito mais. (leia mais...)

Artigos selecionados

Nômade digital (português brasileiro) ou nómada digital (português europeu) é um indivíduo que aproveita a tecnologia para realizar as tarefas de sua profissão de maneira remota e ao não depender de uma base fixa para trabalhar, conduz seu estilo de vida de uma maneira nômade. Esse estilo de vida é denominado de Nomadismo digital.

Nômades digitais são empresários e profissionais que comumente trabalham como escritores freelancers, fotógrafos, designers, desenvolvedores de software e qualquer outro tipo de trabalhador do conhecimento que possa realizar suas tarefas independente de sua localização física. Fazem uso de novas tecnologias como internet wireless, smartphones e aplicativos de Computação em nuvem para conduzir seus negócios, trabalhar remotamente e produzir renda de onde quer que estejam vivendo ou viajando. Nômade digital é um profissional que usualmente pode trabalhar de casa ou em cafeterias, bibliotecas e até de um veículo recreativo para cumprir tarefas e objetivos que tradicionalmente seriam realizados em uma posição fixa de trabalho. Também é possível que utilizem espaços de coworking, aluguem escritórios compartilhados em grandes cidades ao redor do mundo ou optem por fazer o uso de house sitting. (leia mais...)

Memes selecionados

"We Are Number One" é uma música da série infantil de televisão islandesa LazyTown, composta por Máni Svavarsson. A música foi apresentada no décimo segundo episódio da quarta temporada do programa, intitulada "Robbie's Dream Team", que é o 103.º episódio geral.

Após seu lançamento, a música ganhou uma popularidade online significativa e tornou-se comum entre memes da Internet e remixes cômicos, especialmente em apoio ao vocalista Stefán Karl Stefánsson (Robbie Rotten), que foi diagnosticado com câncer e morreu em agosto de 2018. Na época, uma campanha foi criada por Mark Valenti, escritor principal da LazyTown, na plataforma de crowdfunding GoFundMe para pagar pelos custos de vida de Stefán Karl enquanto ele estava muito doente para trabalhar, e os criadores dessas paródias usaram seus vídeos para aumentar a conscientização sobre a campanha. O videoclipe oficial tem mais de 93 milhões de visualizações no YouTube em novembro de 2020 e é o vídeo mais visto no canal de LazyTown no YouTube. (leia mais...)

Sabia que...

Celebridades selecionadas

Felipe Neto-2019.png

Felipe Neto Rodrigues Vieira (Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 1988) mais conhecido por Felipe Neto, é um youtuber, empresário, ator, comediante, escritor e filantropo luso-brasileiro. É conhecido por ter um dos maiores canais brasileiros do YouTube, com 41 milhões de inscritos e mais de doze bilhões de visualizações acumuladas. Seu sucesso inicial se deu mostrando, nos seus vídeos, sua opinião sobre celebridades, atividades do cotidiano e filmes, geralmente com tom fortemente crítico e/ou cômico, sendo o primeiro a conquistar 1 milhão de inscritos no Brasil.

Em 2019, tornou-se o segundo youtuber mais assistido do mundo. Em dezembro de 2019, entrou no ranking do instituto QualiBest como um dos maiores influenciadores digitais do Brasil. Em 2020, foi incluído na tradicional lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, organizada pela revista norte-americana Time. (leia mais...)

Sites selecionados

4chan Logo.png

4chan é um website de imageboard em inglês. Lançado em 1 de outubro de 2003, o site foi criado baseando-se em imageboards japoneses, especificamente o 2chan. Os primeiros sub-fóruns do 4chan eram originalmente usados para a postagem de imagens e discussões sobre mangás e animes. O site rapidamente se tornou popular e foi expandido, e agora possui sub-fóruns dedicados a uma grande variedade de tópicos de assuntos, desde anime e mangá até jogos eletrônicos, música, literatura, política e esportes.

O site foi vinculado a subculturas e ativismo da Internet, mais notavelmente o Anonymous, a direita alternativa e o Projeto Chanology. Os usuários do 4chan também foram responsáveis pela formação e popularização dos memes da Internet. (leia mais...)

Categorias

Portais relacionados

Wikimedia

Cultura da Internet no Wikinotícias     Cultura da Internet no Wikiquote     Cultura da Internet no Wikilivros     Cultura da Internet no Wikisource     Cultura da Internet no Wikcionário     Cultura da Internet na Wikiversidade     Cultura da Internet no Wikivoyage     Cultura da Internet no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Cultura_da_InternetWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Cultura_da_InternetWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Cultura_da_InternetWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Cultura_da_InternetWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Cultura_da_InternetWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Cultura_da_InternetWikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/Cultura_da_InternetWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Cultura_da_InternetCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor