Portal:Direitos humanos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Bem-vindo ao Portal Direitos humanos
Original da declaração dos direitos do homem e do cidadão de 1793

Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. São: direitos civis e políticos (exemplos: direitos à vida, à propriedade, liberdades de pensamento, de expressão, de crença, igualdade formal, ou seja, de todos perante a lei, direitos à nacionalidade, de participar do governo do seu Estado, podendo votar e ser votado, entre outros, fundamentados no valor liberdade); direitos econômicos, sociais e culturais (exemplos: direitos ao trabalho, à educação, à saúde, à previdência social, à moradia, à distribuição de renda, entre outros, fundamentados no valor igualdade de oportunidades); direitos difusos e coletivos (exemplos: direito à paz, direito ao progresso, autodeterminação dos povos, direito ambiental, direitos do consumidor, inclusão digital, entre outros, fundamentados no valor fraternidade).

A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas afirma que :

 ver · editar Artigo destacado
Gandhi Salt March.jpg

Satyagraha é um termo hindi (सत्याग्रह) composto por duas palavras: Satya, que pode ser traduzida como verdade; e agraha que significa firmeza, constância, é uma filosofia desenvolvida por Mohandas Karamchand Gandhi (também conhecido como "Mahatma" Gandhi) para o movimento de Resistência não-violenta na Índia

Gandhi empregou o satyagraha na campanha de independência da Índia e também durante sua permanência na África do Sul. A teoria do Satyagraha influenciou Martin Luther King, Jr. durante a campanha que ele liderou pelos direitos civis nos Estados Unidos da América. (artigo completo...)

 ver · editar Biografia destacada
Aung San Suu Kyi.jpg

Aung San Suu Kyi, (Rangum, 19 de Junho de 1945) é líder política e ativista birmanesa, premiada com o Nobel da Paz em 1991, líder da oposição ao regime ditatorial do país, activista dos direitos humanos.

É filha de Aung San, o herói nacional da independência da Birmânia, que foi assassinado quando Suu Kyi tinha apenas dois anos de idade.

Depois de ter vivido em Londres, regressou ao seu país em 1988. O seu retorno à Birmânia coincidiu com a eclosão de uma revolta popular espontânea contra vinte e seis anos de repressão política e de declínio económico no país. Suu Kyi tornou-se a líder do movimento de contestação ao regime militar. (artigo completo...)

 ver · editar Categorias
 ver · editar Citação aleatória

A coward is incapable of exhibiting love; it is the prerogative of the brave.

Mahatma Gandhi (1869–1948)
 ver · editar Imagem aleatória
Marche sel.jpg
A Marcha do Sal, conduzida por Gandhi em 1930, foi uma manifestação de acordo com os princípios da Satyagraha.
 ver · editar Você sabia?

... que todo ano no dia 10 de dezembro é comemorado o dia internacional dos direitos humanos?

... que o Cilindro de Ciro, feito no ano aproximado de 539 a.C., foi a primeira declaração dos direitos humanos conhecida?

... que a primeira declaração dos direitos humanos da época moderna é de 12 de junho de 1776, escrita por George Mason?

 ver · editar Como colaborar!
Declaration des Droits de l'Homme et du Citoyen de 1793.jpg
 ver · editar Últimas notícias
 ver · editar Artigos relacionados

   Principal   

Direitos humanosDeclaração universal dos direitos humanosDeclaração dos direitos do homem e do cidadãoLiberdade de expressãoLiberdade de religiãoLiberdade de imprensaDireitos civisDireitos individuaisDireitos sociaisDireitos da mulherDireitos da criança

   Organizações   

Nações UnidasHuman Rights WatchAnistia InternacionalMédicos sem fronteirasComissão Interamericana de Direitos HumanosAssociação Nacional de Jornais

   Pessoas   

AhtisaariAnnanCâmaraDae-JungDalai LamaEbadiKyiLuther KingMaathaiMadre TeresaMandelaObamaSuttnerXiaoboYunus

   Violações   

Abuso de poderCensuraDiscriminaçãoEscravidãoGenocídioIntolerânciaRacismoTrabalho infantil
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia