Portal:Direitos humanos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Bem-vindo ao Portal Direitos humanos
Original da declaração dos direitos do homem e do cidadão de 1793

Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. São: direitos civis e políticos (exemplos: direitos à vida, à propriedade, liberdades de pensamento, de expressão, de crença, igualdade formal, ou seja, de todos perante a lei, direitos à nacionalidade, de participar do governo do seu Estado, podendo votar e ser votado, entre outros, fundamentados no valor liberdade); direitos econômicos, sociais e culturais (exemplos: direitos ao trabalho, à educação, à saúde, à previdência social, à moradia, à distribuição de renda, entre outros, fundamentados no valor igualdade de oportunidades); direitos difusos e coletivos (exemplos: direito à paz, direito ao progresso, autodeterminação dos povos, direito ambiental, direitos do consumidor, inclusão digital, entre outros, fundamentados no valor fraternidade).

A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas afirma que :

 ver · editar Artigo destacado
BeijingTiananmenSquare.jpg

O Protesto na Praça da Paz Celestial (Tian'anmen) em 1989, mais conhecido como Massacre da Praça da Paz Celestial, ou ainda Massacre de 4 de Junho consistiu em uma série de manifestações lideradas por estudantes na República Popular da China, que ocorreram entre os dias 15 de abril e 4 de junho de 1989. O protesto recebeu o nome do lugar em que o Exército Popular de Libertação suprimiu a mobilização: a praça Tiananmen, em Pequim, capital do país. Os manifestantes (em torno de cem mil) eram oriundos de diferentes grupos, desde intelectuais que acreditavam que o governo do Partido Comunista era demasiado repressivo e corrupto, a trabalhadores da cidade, que acreditavam que as reformas econômicas na China haviam sido lentas e que a inflação e o desemprego estavam dificultando suas vidas. O acontecimento que iniciou os protestos foi o falecimento de Hu Yaobang. Os protestos consistiam em marchas pacíficas nas ruas de Pequim. (artigo completo...)

 ver · editar Biografia destacada
Lech Walesa.jpg

Lech Wałęsa, (29 de setembro de 1943) é um político polonês e ativista dos Direitos Humanos. Foi um dos fundadores do sindicato Solidarność (Solidariedade) e o primeiro presidente da Polônia após a derrocada do comunismo. Em 1980, Wałęsa liderou o movimento grevista dos trabalhadores do estaleiro de Gdansk, cerca de 17 000 que protestavam contra as difíceis condições de trabalho. Em Dezembro de 1981 o Governo impôs a lei marcial, o movimento foi considerado ilegal e a maioria dos líderes foram presos, incluindo Wałęsa. O país passou a ser governado pelo general Wojciech Jaruzelski. A agitação operária continuou, embora de forma mais contida. Wałęsa só seria libertado em 1982. Um ano depois era-lhe atribuído o Nobel da Paz. (artigo completo...)

 ver · editar Categorias
 ver · editar Citação aleatória

All major religious traditions carry basically the same message, that is love, compassion and forgiveness the important thing is they should be part of our daily lives.

Tenzin Gyatso (1935–)
 ver · editar Imagem aleatória
Olympic Flame London relay 2008.jpg
Durante o percurso da tocha olímpica dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 houve diversas manifestações contrárias às violações dos direitos humanos na China, principalmente no que concerne à causa do Tibete.
 ver · editar Você sabia?

... que todo ano no dia 10 de dezembro é comemorado o dia internacional dos direitos humanos?

... que o Cilindro de Ciro, feito no ano aproximado de 539 a.C., foi a primeira declaração dos direitos humanos conhecida?

... que a primeira declaração dos direitos humanos da época moderna é de 12 de junho de 1776, escrita por George Mason?

 ver · editar Como colaborar!
Declaration des Droits de l'Homme et du Citoyen de 1793.jpg
 ver · editar Últimas notícias
 ver · editar Artigos relacionados

   Principal   

Direitos humanosDeclaração universal dos direitos humanosDeclaração dos direitos do homem e do cidadãoLiberdade de expressãoLiberdade de religiãoLiberdade de imprensaDireitos civisDireitos individuaisDireitos sociaisDireitos da mulherDireitos da criança

   Organizações   

Nações UnidasHuman Rights WatchAnistia InternacionalMédicos sem fronteirasComissão Interamericana de Direitos HumanosAssociação Nacional de Jornais

   Pessoas   

AhtisaariAnnanCâmaraDae-JungDalai LamaEbadiKyiLuther KingMaathaiMadre TeresaMandelaObamaSuttnerXiaoboYunus

   Violações   

Abuso de poderCensuraDiscriminaçãoEscravidãoGenocídioIntolerânciaRacismoTrabalho infantil
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia