Portal:Discriminação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Discriminação

Disclogo1.svg

Discriminação é a prática de tratar as pessoas de maneira diferente com base em distinções feitas sem levar em conta o mérito individual. Exemplos de categorias em que a discriminação ocorre incluem raça e etnia, religião, sexo/gênero, peso, deficiência, estatura, condições de emprego, orientação sexual e idade.

Em algumas sociedades, incluindo a maioria dos países desenvolvidos, os direitos civis de cada indivíduo, incluem o direito de ser livre de discriminação social patrocinada pelo governo.

Mais...

Artigo selecionado

Antissemitismo é o preconceito ou hostilidade contra judeus baseada em ódio contra seu histórico étnico, cultural e/ou religioso. Na sua forma mais extrema, "atribui aos judeus uma posição excepcional entre todas as outras civilizações, difamando-os como um grupo inferior e negando que eles sejam parte da(s) nação(ões) em que residem". A pessoa que defende este ponto de vista é chamada de "antissemita".

O antissemitismo é manifestado de diversas formas, indo de expressões individuais de ódio e discriminação contra indivíduos judeus a violentos ataques organizados (pogrom), políticas públicas ou ataques militares contra comunidades judaicas. Entre os casos extremos de perseguição estão a Primeira Cruzada de 1096, a expulsão da Inglaterra em 1290, a Inquisição Espanhola, a expulsão da Espanha em 1492, a expulsão de Portugal em 1497, diversos pogroms, o Caso Dreyfus e o Holocausto perpetrado pela Alemanha Nazista.

Embora a etimologia possa sugerir que o antissemitismo é direcionado a todos os povos semitas, o termo foi criado no final do século XIX na Alemanha como uma alternativa estilisticamente científica para Judenhass ("Aversão a judeus"), sendo utilizada amplamente desde então.


Categorias

Imagem selecionada

New Saudi Arabia's traffic sign (women2drive).gif

Um poster da campanha "women2drive" para as mulheres sauditas ganharem o direito de dirigir. A Arábia Saudita proíbe as mulheres de dirigir. Os grupos de defesa dos direitos humanos consideram esta situação como uma discriminação contra as mulheres e uma violação da Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres.

WikiProjetos


Tópicos

Purgar cache do servidor