Saltar para o conteúdo

Portal:Djibouti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem vindo ao
Portal de Djibouti
 ver · editar Djibouti

Djibouti (em árabe: جيبوتي Jībūtī, somali: Jabuuti), oficialmente República do Djibuti, é um pequeno país do nordeste de África, limitado a norte pela Eritreia, a leste pelo estreito de Bab el Mandeb, pelo Golfo de Áden e pela Somália e a sul e oeste pela Etiópia. A capital é Djibuti.

O país está localizado na África Oriental, mais precisamente a leste do golfo de Áden. O golfo, o mar Vermelho e o canal de Suez são acidentes geográficos que servem de acesso ao oceano Índico e ao mar Mediterrâneo. A contribuição dada pela localização de Djibuti foi a transformação da capital do mesmo nome, em um porto principal. De modo potencial, a importância dessa localização é estratégica. Apesar da livre passagem dos navios pela litoral de Djibuti, para uma nação poderosa tomar posse da área, a possibilidade seria o controle da navegação de navios entre o oceano Índico e o mar Mediterrâneo.


 ver · editar Artigos selecionados

O conflito fronteiriço entre as forças do Djibuti e da Eritreia ocorreu entre 10 de junho e 13 de junho de 2008. Foi desencadeado pela tensão iniciada em 16 de abril de 2008, quando o Djibouti informou que as forças armadas da Eritreia haviam penetrado em território djibutiano e cavado trincheiras em ambos os lados da fronteira. A crise se aprofundou quando confrontos armados irromperam entre as duas forças armadas na região de fronteira em 10 de junho de 2008. Durante o conflito, a França forneceu apoio logístico, médico e de inteligência ao Djibouti, mas não participou de combate direto.


 ver · editar Você sabia…
  • ... que a empresa Ferrovia Imperial da Etiópia (Imperial Railway Company of Ethiopia) tentou, sem sucesso, construir uma ferrovia de Djibouti para Adis Abeba, em 1890?
  • ... que o Francolin do Djibouti, uma espécie criticamente ameaçada de ave, só é conhecida a partir de dois locais isolados em Djibouti?


 ver · editar Categorias


Para exibir todas as subcategorias, clicar sobre "►":
 ver · editar Mapa


Um mapa de Djibouti.

 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Biografia selecionada

Ismaïl Omar Guelleh (nascido em 27 de novembro de 1947) é o segundo Presidente do Djibouti. Sucedeu ao seu tio, Hassan Gouled Aptidon, no ano de 1999.

4 de fevereiro de 1999, Hassan Gouled Aptidon anunciou que não ia concorrer a outro mandato, e um congresso extraordinário do partido escolheu Guelleh como candidato. Guelleh venceu a eleição, ocorrida em 9 de abril de 1999, com 74.02% dos votos, vencendo o candidato oposicionista Moussa Ahmed Idriss e tomou posse em 8 de maio do mesmo ano. Moussa Ahmed Idriss foi preso em setembro do mesmo ano, acusado de "ameaçar o moral das forças armadas" e encarcerado em local desconhecido.

 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

 ver · editar Tópicos
 ver · editar Associados Wikimedia
Djibouti no Commons Djibouti no Commons
Imagens e mídia
Djibouti no Wikcionário Djibouti no Wikcionário
Definições
Djibouti no Wikilivros Djibouti no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Djibouti no Wikinotícias Djibouti no Wikinotícias
Notícias
Djibouti no Wikiquote Djibouti no Wikiquote
Citações
Djibouti no Wikisource Djibouti no Wikisource
Biblioteca
Djibouti na Wikiversidade Djibouti na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar